Configuração para usar Download para z/OS

Para que o Download para z/OS possa enviar conjuntos de dados do z/OS para o sistema RICOH ProcessDirector, um administrador deverá executar tarefas de configuração no z/OS. O administrador também realiza tarefas correspondentes no sistema RICOH ProcessDirector para configurar os dispositivos de entrada que recebem os conjuntos de dados e configurar os fluxos de trabalho aos quais os conjuntos de dados são designados.
Antes de iniciar este procedimento, verifique os fluxos de trabalho fornecidos. Se encontrar um que contenha alguma ou todas as etapas que você deseja incluir no fluxo de trabalho, pode copiá-las e modificá-las para atender às suas necessidades. Os fluxos de trabalho DownloadAFP e DownloadLineData são recomendados para uso com Download para z/OS.

Além disso, determine se é possível utilizar um dos Dispositivos de entrada de download fornecidos pelo RICOH ProcessDirector ou se a instalação exige um dispositivo de entrada personalizado. O RICOH ProcessDirector fornece diversos dispositivos de entrada de Download que podem ser utilizados apenas com pequenas modificações ou que você pode copiar para criar um dispositivo de entrada de Download customizado.

Para configurar o uso do Download para z/OS:
  1. No sistema RICOH ProcessDirector, copie e modifique um fluxo de trabalho que contenha as etapas de processamento que você quer que sejam seguidas pelas tarefas enviadas pelo Download para z/OS.

    Para copiar e modificar um ou mais fluxo de trabalho:

    1. Clique na guia Fluxo de trabalho
    2. Clique com o botão direito no fluxo de trabalho que deseja copiar e selecione Copiar.
    3. Nomeie a cópia do fluxo de trabalho, preencha ou edite os outros valores necessários e clique em Continuar.
    4. No editor de fluxo de trabalho, clique com o botão direito em cada etapa e selecione Propriedades. Modifique as propriedades, conforme necessário.
    5. Se os recursos AFP (como fontes, sobreposições e segmentos de páginas) requeridos pelas tarefas que são processadas por meio deste fluxo de trabalho não forem enviados inline com o arquivo de entrada, verifique se esses recursos estão disponíveis para o sistema RICOH ProcessDirector. Recomenda-se mover esses recursos para /aiw/aiw1/resources (AIX e Linux), C:\aiw\aiw1\resources (Windows), /usr/lpp/psf/reslib (AIX e Linux) ou C:\Program Files (x86)\Ricoh\PSF\reslib (Windows), para que eles estejam disponíveis a todos os componentes do RICOH ProcessDirector. Se não conseguir utilizar esses diretórios, você pode configurar a propriedade caminho do recurso AFP em uma das etapas no fluxo de trabalho para consultar o diretório ou diretórios que contêm os recursos.
        Obs.:
      • O caminho do recurso AFP pode ser configurado como uma propriedade da tarefa padrão em vários modelos de etapas, incluindo EnableRepositioning, CreatePageRanges, PrintJobs e ConvertLineDataJobIntoAFP. Você só precisa configurar o valor em uma das etapas; as outras herdam o valor.
    6. Quando você estiver pronto para usar o novo fluxo de trabalho, salve-o e ative-o alterando , o botão Salvar e Ativar/desativar, para a posição Ativado.
    7. Repita essas etapas se quiser criar fluxos de trabalho adicionais.
  2. No sistema RICOH ProcessDirector, configure um dispositivo de entrada para que ele designe o fluxo de trabalho correto ou os tipos corretos aos conjuntos de dados do z/OS recebidos. É recomendado que você copie e renomeie um dos dispositivos de entrada fornecidos de Download e verifique ou atualize as configurações descritas abaixo.
    1. Clique na guia Administração.
    2. Na área de janela à esquerda, clique em Dispositivos Dispositivos de Entrada.
    3. Clique com o botão direito no dispositivo de entrada de Download que deseja copiar e selecione Copiar.
        Obs.:
      • O novo dispositivo de entrada que o RICOH ProcessDirector cria através da ação de cópia é do mesmo tipo que o dispositivo de entrada copiado. Não é possível criar um novo dispositivo de entrada de Download copiando um hot folder ou dispositivo de entrada LPD.
    4. Na área de janela esquerda, clique em Mostrar Todas as Guias para exibir todas as propriedades para esse dispositivo de entrada.
    5. Verifique ou atualize os valores para essas propriedades:
      Número da Porta
      O número da porta que esse dispositivo de entrada utiliza para se comunicar com o Download para z/OS. Anote o número da porta especificado para poder utilizá-lo no conjunto de dados de controle de roteamento no z/OS. InfoPrint ManagerSe para AIX ou Windows também estiver recebendo tarefas desse sistema z/OS, certifique-se de designar um número de porta que InfoPrint Manager não esteja utilizando.
      Local da pasta
      O diretório no computador primário que recebe conjuntos de dados do Download para z/OS. Verifique se o sistema de arquivo está configurado para que o diretório listado aqui seja grande o suficiente para abrigar a quantidade de dados que o Download para z/OS enviar sem encher o sistema de arquivo.
      Local intermediário
      O diretório ao qual o RICOH ProcessDirector move arquivos de entrada antes de eles serem enviados como tarefas. Verifique se o sistema de arquivo está configurado para que o diretório listado aqui seja grande o suficiente para abrigar a quantidade de dados que o Download para z/OS enviar sem encher o sistema de arquivo. Lembre-se de que podem existir duas cópias de um arquivo de entrada no sistema a qualquer momento, uma no diretório Local da pasta e uma no diretório Local intermediário.
    6. Se o dispositivo de entrada precisar aceitar uma ou várias tarefas de conjunto de dados:
      1. Configure a propriedade Etapa de envio como SubmitInputFiles e a propriedade Fluxo de trabalho como ParentNoPrint.
      2. Determine como deseja que o dispositivo de entrada atribua o fluxo de trabalho a cada tarefa individual ou tarefa filho. Você pode selecionar uma das opções a seguir:
        • Defina a propriedade Etapa de inicialização do fluxo de trabalho filho como Não definida e defina a propriedade Fluxo de trabalho filho como o nome de um fluxo de trabalho existente para atribuir o mesmo fluxo de trabalho a cada tarefa que esses dispositivos de entrada processam.
        • Configure a propriedade Etapa de inicialização de fluxo de trabalho filho como SetJobTypeFromRules e utilize a propriedade Regras de análise de fluxo de trabalho filho para especificar o nome de um arquivo de controle que possa configurar o fluxo de trabalho a partir de um valor de parâmetro JCL.

          RICOH ProcessDirector fornece um arquivo de controle de amostra que utiliza os valores de parâmetros JCL para configurar o fluxo de trabalho. O arquivo de controle de amostra, chamado receive_jcl_jobtype.cfg, está instalado no diretório /aiw/aiw1/samples/rules/ (AIW and Linux) ou C:\aiw\aiw1\samples\rules\ (Windows). É possível copiar o arquivo para o diretório /aiw/aiw1/control_files/rules/ (AIW and Linux) or C:\aiw\aiw1\control_files\rules\ (Windows) e modificá-lo de acordo com suas necessidades, depois atualizar o valor da propriedade Regras de análise do fluxo de trabalho filho para apontar para o arquivo.

        • Configure a propriedade Etapa de inicialização de fluxo de trabalho filho como SetJobTypeFromFileName e utilize a propriedade Padrão do fluxo de trabalho filho para especificar a cadeia que o RICOH ProcessDirector deve procurar para o nome do arquivo de entrada e utilizar como o nome do fluxo de trabalho. Se utilizar esse método, você deverá verificar se um fluxo de trabalho com o nome correspondente existe.

          Obs.:
        • Se desejar mesclar vários conjuntos de dados de entrada em uma só tarefa, especifique Sim para a propriedade Mesclar vários conjuntos de dados do dispositivo de entrada. Se você estiver usando o RICOH ProcessDirector para Windows e mesclando conjuntos de dados, você pode usar a propriedade Arquivo de controle de destino para especificar um arquivo que contém uma lista de diretórios para procurar recursos AFP.

  3. No z/OS, utilize a documentação do Download para z/OS para instalar e configurar o Download para z/OS. Talvez você queira criar vários FSSs (subsistemas funcionais) do Download para z/OS.
      Obs.:
    • Quando o Download for z/OS estiver em execução no modo de vários conjuntos de dados com Exit 15, cada dispositivo de entrada de Download poderá receber tarefas de apenas um FSA (Functional Subsystem Application) do Download for z/OS.
  4. Configure o Download para z/OS Print Parameters Exit 15 como APSUX15 ou APCUX15, conforme requerido para a instalação. Se o RICOH ProcessDirector processar tarefas do z/OS que contenham vários conjuntos de dados, a saída deverá transmitir o identificador do grupo de saída, OUTGRP, com o parâmetro -opa. O valor OUTGRP é FIRST, NEXT, LAST ou ONLY.
      Obs.:
    • A IBM pode personalizar o resultado para atender aos requisitos exclusivos da instalação. Entre em contato com a IBM para obter mais informações.
  5. Atualize o conjunto de dados de controle de roteamento no z/OS para incluir o endereço TCP/IP do servidor pai que está executando o dispositivo de entrada de destino. O conjunto de dados de controle de roteamento também deve especificar os números de porta dos dispositivos de entrada de destino que você verificou ou atualizou o em uma etapa anterior.
    Estes exemplos mostram entradas do RICOH ProcessDirector no conjunto de dados de controle de roteamento que enviam tipos diferentes de conjuntos de dados para dispositivos de entrada diferentes no sistema RICOH ProcessDirector:
    /**** RICOH PROCESSDIRECTOR ROUTING FOR LINE DATA
    DEST=PRT01,PRT02,       /* ALL DATA SETS WITH DESTINATION PRT01 PRT02
    CLASS=C,                /* AND A CLASS OF C
    IPADDR=9.99.176.136,    /* SEND TO RICOH PROCESSDIRECTOR AT THIS IP ADDRESS
    PORTNUM=7777;           /* AND THIS INPUT DEVICE PORT NUMBER
    
    /**** RICOH PROCESSDIRECTOR ROUTING FOR LINE DATA
    CLASS=A,               /* ALL DATA SETS WITH A CLASS OF A
    FORMS=BILLS,           /* AND WITH A FORMS VALUE OF BILLS
          RECEIPTS,        /* OR A FORMS VALUE OF RECEIPTS
    IPADDR=9.99.176.136,   /* SEND TO RICOH PROCESSDIRECTOR AT THIS IP ADDRESS
    PORTNUM=6001,          /* AND THIS INPUT DEVICE PORT NUMBER
    RETRY=3,               /* RETRY 3 TIMES IF TRANSMISSION FAILS
    RETRYINTV=60;          /* WAIT 60 SECONDS BETWEEN RETRY ATTEMPTS
    
    /**** RICOH PROCESSDIRECTOR ROUTING FOR POSTSCRIPT AND PDF
    DEST=PRT03,             /* ALL DATA SETS WITH DESTINATION PRT03
    CLASS=D,                /* AND A CLASS OF D
    IPADDR=9.99.176.136,    /* SEND TO RICOH PROCESSDIRECTOR AT THIS IP ADDRESS
    PORTNUM=8488,           /* AND THIS INPUT DEVICE PORT NUMBER
    SEND_REC_LENGTH=NO;     /* DO NOT PREPEND 2-BYTE LENGTH FIELD
    
  6. No z/OS, faça todas as modificações específicas da instalação na impressora do Download for z/OS. Por exemplo, um administrador pode atribuir um nome de destino específico do RICOH ProcessDirector à impressora. Então as tarefas podem utilizar o parâmetro DEST JCL para solicitar o destino do RICOH ProcessDirector.
  7. Esvazie e reinicie a impressora do Download for z/OS a fim de utilizar o conjunto de dados de controle de roteamento atualizado.
  8. Envie e imprima tarefas para verificar se o Download para z/OS pode enviar conjuntos de dados, sem erros, como um programa independente.
  9. Se em uma etapa anterior você criou um arquivo de controle que define propriedades de planejamento das tarefas como Classe, Formulário ou Destino com base nos parâmetros JCL da tarefa, certifique-se de que as propriedades de planejamento correspondentes estejam configuradas nas impressoras de destino no RICOH ProcessDirector. Se as propriedades de planejamento não forem correspondentes, as tarefas não poderão ser planejadas para essas impressoras.
  10. No sistema RICOH ProcessDirector, verifique se os dispositivos de entrada que correspondem às entradas dos conjuntos de dados de controle de roteamento estão conectados e ativados.
  11. No sistema z/OS, envie tarefas ao RICOH ProcessDirector. Se ocorrer algum erro, corrija os erros identificados por mensagens do z/OS ou do RICOH ProcessDirector.