Noções básicas de acesso remoto

Para um script ser compatível com uma conexão remota a um servidor, ele precisa das informações descritas nesta seção.

Antes de usar um script ao acessar remotamente um servidor através da extensão Connect, verifique se você tem:

  • Acesso à porta 1801 no servidor

  • A biblioteca XML-RPC padrão que é instalada no Python

Todos os scripts precisam acessar o servidor. O objeto de proxy connect.Login mostrado no exemplo abaixo é uma forma de obter esse acesso. Ele cria um objeto de proxy autenticado que é usado para enviar chamadas durante uma sessão. A inclusão do host principal como parte do objeto de proxy connect.Login permite testar a conexão e garantir que ele e o proxy sejam válidos.

Todos os scripts também precisam encerrar o acesso ao servidor depois de usarem o proxy para enviar chamadas. O objeto de proxy connectLogout mostrado na figura abaixo é uma maneira de encerrar o acesso ao servidor. Se você não efetuar logout e permitir que sessões extras continuem, as sessões possivelmente deixarão a máquina lenta por usarem desnecessariamente os recursos.

Um método para usar essas funções é defini-las em um arquivo utilitário e importá-las para um script. Esse método mantém as funções definidas durante todo o tempo em que você precisar delas.

Obs.: O objeto de proxy connectLogin transmite o nome do servidor, o nome de usuário e a senha em texto simples entre a sua localização remota e o servidor. Proteja a rede para reduzir o risco de detecção não autorizada de senhas durante a transmissão.