Instalando e configurando sua própria cópia de DB2 em um computador diferente

Utilize seu próprio servidor DB2 em um computador diferente e um cliente DB2 no mesmo computador do RICOH ProcessDirector se:
  • Você tiver outros aplicativos que já utilizam o DB2 em outro computador.
  • Você já tiver uma licença DB2 para outro computador que deseja utilizar com o RICOH ProcessDirector.
  • Você desejar gerenciar o DB2 fora do RICOH ProcessDirector.
  • Você desejar utilizar o mesmo servidor DB2 com vários servidores primários do RICOH ProcessDirector.
O cliente e o servidor DB2 não precisam estar no mesmo sistema operacional, mas devem estar no mesmo nível e no mesmo fix pack. O RICOH ProcessDirector tem suporte apenas para o uso do DB2 10.5 Fix Pack 5 ou posterior, ou DB2 11.1 de Fix Pack 1 ou posterior com essa configuração.

    Importante:
  • No Linux, o servidor DB2 exige um sistema operacional de 64 bits.

Antes de instalar o RICOH ProcessDirector, instale e configure um servidor DB2 no outro computador e um cliente DB2 no computador principal. Se estiver instalando uma configuração de failover manual, instale o cliente DB2 tanto nos computadores ativos quanto nos de backup.

Para instalar e configurar o servidor e o cliente DB2:

  1. Instale o DB2 10.5 de Fix Pack 5 ou posterior, ou DB2 11.1 de Fix Pack 1 ou posterior usando as instruções de instalação fornecidas com o DB2.

    Na janela Definir uma instância DB2 , escolha a opção para deferir essa tarefa até posteriormente.

  2. Verifique se o computador no qual o servidor DB2 está instalado atende às exigências de memória e disco para oferecer suporte ao RICOH ProcessDirector, mantendo as seguintes questões em mente:
    • Cada servidor principal do RICOH ProcessDirector que se conecta a esse servidor DB2 deve utilizar um diretório separado no servidor DB2 para armazenar seus bancos de dados. Cada um desses diretórios devem apresentar 22 GB de espaço disponível. Por padrão, os servidores principais utilizam o diretório inicial para que seus usuários da instância armazenem seus bancos de dados. Se você utilizar a configuração padrão, certifique-se de que o diretório inicial do usuário da instância seja grande o suficiente.

      Entretanto, em uma configuração de failover manual, os computadores ativos e de backup compartilham uma instância DB2. Como resultado, ambos utilizam o mesmo diretório e exigem somente 22 GB de espaço, não 44 GB.

    • Se você alterar o diretório utilizado pela instância para armazenar seus bancos de dados, certifique-se de que o diretório inicial de cada usuário da instância apresente pelo menos 300 MB de espaço disponível.
  3. Utilize o script fornecido para configurar o DB2 para trabalhar com cada servidor primário do RICOH ProcessDirector que se conecta a ele. Essa configuração inclui: criação de uma instância DB2 para o RICOH ProcessDirector se comunicar; ajuste da instância; criação dos grupos e usuários necessários (se houver); e inicialização da instância.

    O script está incluído no diretório /scripts do DVD do produto base RICOH ProcessDirector.

    Para configurar o servidor DB2:

    1. Insira o DVD do produto base na unidade e vá para o diretório /scripts.
    2. Digite este comando para executar o script:
      • ./setupRemoteDB2.sh
      Responda às solicitações conforme necessário:
      • Quando o script perguntar o nome da instância DB2, digite um nome a ser utilizado com um de seus servidores principais.

        Cada servidor principal deve apresentar uma instância DB2 exclusiva. O nome de instância padrão é aiwinst; você pode utilizar esse nome com um de seus servidores principais. Registre o nome e a senha da instância a serem utilizados ao instalar o RICOH ProcessDirector.

      • Quando o script solicitar o grupo de instância DB2 e o grupo de usuário fenced DB2, é possível escolher o grupo padrão ou outro grupo existente ou especificar um novo grupo a ser criado. Os padrões são:
        Grupo de instância DB2
        aiwdbgrp
        Grupo fenced DB2
        aiwdbfgp
        O usuário da instância utiliza o grupo de instância DB2 como seu grupo principal; o usuário fenced DB2 utiliza o grupo de usuário fenced DB2 como seu grupo principal. Se não tiver certeza sobre qual grupo utilizar, consulte seu administrador DB2.
      • Quando o script solicitar o nome de usuário DB2 fenced, você pode escolher o usuário padrão ou qualquer outro usuário existente ou especificar um novo usuário a ser criado. O padrão é aiwdbfid. Se não tiver certeza sobre qual usuário utilizar, consulte seu administrador DB2. Você nunca deve fazer login como esse usuário, mas talvez seja necessário reconhecê-lo para armazenamento de registro e segurança.
      • Quando o script solicitar um número de porta de instância DB2, insira a porta que deseja que o DB2 defina para o servidor principal que utiliza essa instância. O número de porta deve ser menor que 65536. Registre o número da porta a ser utilizado ao instalar o RICOH ProcessDirector.
    3. No computador do servidor DB2, execute o script novamente para cada servidor principal que irá se conectar ao DB2.
        Obs.:
      • Se estiver configurando um ambiente de failover manual, o computador de backup compartilhará a instância DB2 com o computador ativo. Não execute o script novamente para um computador de backup.
    4. Registre o nome do host ou endereço IP do computador no qual o DB2 está instalado.

  4. Instale o cliente DB2 em cada um dos computadores nos quais você planeja instalar o RICOH ProcessDirector, incluindo quaisquer computadores de backup. Utilize o CD de instalação do DB2 e escolha o Data Server Runtime Client IBM.

    Na janela Definir uma instância DB2 do instalador, escolha a opção para deferir essa tarefa até posteriormente.

    Após o término da instalação, certifique-se de que o mesmo Fix Pack do DB2 que está instalado no cliente também esteja instalado no servidor.

  5. Continue instalando o RICOH ProcessDirector usando as instruções de Instalando.