Configurando Programas Externos

Antes de iniciar as tarefas de configuração para uma etapa externa, você precisa configurar o programa externo chamado pela etapa externa.
Instale o programa externo e, se aplicável, o software do servidor/secundário do aplicativo antes de iniciar esse procedimento.

Pontos importantes a serem lembrados ao instalar o produto base ou servidores de aplicativo/secundários e o outro aplicativo:

  • Ao instalar o software RICOH ProcessDirector em um sistema Linux ou AIX, o programa de instalação cria o usuário do sistema RICOH ProcessDirector (aiw1 é o padrão). Ao verificar a operação de um programa externo que é executado em um sistema Linux ou AIX, utilize o usuário do sistema RICOH ProcessDirector para fazer o teste de verificação.
  • O RICOH ProcessDirector não cria uma conta de usuário do sistema automaticamente para RICOH ProcessDirector em um servidor de aplicativos Windows. O programa de instalação solicita o nome da conta de usuário para utilizar como o usuário do RICOH ProcessDirector. Verifique a operação do programa externo a partir da conta do usuário RICOH ProcessDirector no servidor de aplicativos Windows.
  • Quando o computador primário do RICOH ProcessDirector for um sistema Linux ou AIX, certifique-se de que o usuário do sistema RICOH ProcessDirector e o usuário utilizado pelo outro aplicativo tenham as permissões adequadas para os diretórios e sistemas de arquivos que eles utilizam.
  • Se o computador primário do RICOH ProcessDirector for um sistema Windows e o outro aplicativo estiver em uma unidade de rede mapeada, edite o arquivo mountDrives.bat para mapear a unidade de rede sempre que o RICOH ProcessDirector for iniciado. O arquivo está localizado no diretório c:\aiw\aiw1\bin\.
  • Certifique-se de que o usuário do sistema RICOH ProcessDirector em um computador primário Linux ou AIX, ou do RICOH ProcessDirector em um computador primário Windows, possa localizar e executar o outro aplicativo. Utilize um dos seguintes métodos:
    • Inclua o caminho completo para o aplicativo no comando criado.
    • Adicione o aplicativo à variável de ambiente PATH para o computador primário do Windows ou usuário do sistema RICOH ProcessDirector em um computador primário do Linux ou AIX.

      Essa opção funcionará melhor ser o outro aplicativo for executado no mesmo sistema que o servidor principal. Se o aplicativo for executado em um servidor de aplicativo/secundário, essa opção funcionará apenas se você montar o diretório no qual o outro aplicativo está instalado.

    • Em um computador primário do Linux ou AIX, crie um link simbólico para o outro aplicativo, armazenando o link em /aiw/aiw1/bin.

      O armazenamento de um link simbólico nesse diretório oferece benefícios importantes. O RICOH ProcessDirector inclui esse diretório à variável de ambiente PATH quando ele cria o sistema do usuário RICOH ProcessDirector, para que o aplicativo possa ser reconhecido sem a edição de PATH. O diretório não é excluído quando você aplica o serviço, embora alguns de seus arquivos possam ser atualizados. O arquivo de link não deve ser afetado.

      Além disso, os servidores de aplicativo e secundários podem acessar esse diretório. Como resultado, eles também podem utilizar o link simbólico para localizar o aplicativo externo, caso ele esteja localizado no sistema de arquivos /aiw. O aplicativo externo não pode ser executado em um computador primário Linux ou AIX e em um servidor de aplicativos Windows ao mesmo tempo.

Para configurar o programa externo:

  1. Utilize a documentação para o programa externo e verifique se ele é executado sem erros como um programa autônomo.
  2. Se você planejar utilizar RunExternalProgram:
    1. Se o aplicativo for executado em um computador Linux ou AIX, efetue login como o usuário do sistema RICOH ProcessDirector. Se ele for executado em um computador Windows, efetue login como administrador.
    2. Componha o comando que você possa utilizar para invocar o programa a partir da linha de comando e utilize-o para enviar um arquivo de entrada ao programa.
      Registre o comando que funcionar corretamente para poder utilizá-lo como o modelo ao configurar seu modelo de etapa.
    3. Crie um modelo de arquivo de controle a ser utilizado pela etapa.

      Se o programa externo ler os valores de propriedade que ele requer de um arquivo de parâmetro que acompanha o arquivo de impressão, a etapa RunExternalProgram poderá criar esse arquivo. Para gerar o arquivo, a etapa utiliza um modelo de arquivo de controle. Para criar o modelo de arquivo de controle:

      1. Faça uma cópia de um arquivo de parâmetro que o aplicativo possa utilizar.
      2. Substitua todos os valores de propriedades no arquivo pela representação de notação simbólica RICOH ProcessDirector da propriedade. Se o valor for o nome de um arquivo da tarefa, substitua-o pela chamada de método RICOH ProcessDirector adequada para determinar o nome do arquivo.

        Durante o processamento, a etapa utiliza o modelo para criar o arquivo de parâmetros resolvendo todas as referências e preenchendo os valores da tarefa atual.

      3. Copie o modelo de arquivo de controle em um diretório no sistema de arquivo compartilhado do RICOH ProcessDirector (/aiw/aiw1/ (AIX e Linux) ou C:\aiw\aiw1\ (Windows).)

        Modelos de arquivo de controle de amostra para programas externos são instalados em /aiw/aiw1/samples/external_programs/ (AIX e Linux) ou C:\aiw\aiw1\samples\external_programs\ (Windows). É possível copiar esses arquivos no diretório /aiw/aiw1/control_files/external_programs/ (AIX e Linux) ou C:\aiw\aiw1\control_files\external_programs\ (Windows) e customizá-los ou incluí-los em seus próprios arquivos de controle no diretório /aiw/aiw1/control_files/external_programs/ (AIX e Linux) ou C:\aiw\aiw1\control_files\external_programs\ (Windows). Anote o local do diretório do seu modelo de arquivo de controle.

      4. Em um sistema Linux ou AIX, verifique se as permissões de arquivo do modelo de arquivo de controle oferecem acesso para a classe other de usuários do sistema. Por exemplo, configure as permissões para o modelo de arquivo de controle como 666.
      5. Certifique-se de um comando externo passa o arquivo de controle no parâmetro previsto (a opção -o para incluir propriedades de trabalho adicionais, por exemplo).

    4. Em um sistema Linux ou AIX, crie um link simbólico para o aplicativo no computador primário:
      1. Faça login no sistema no qual o produto base RICOH ProcessDirector é executado como o usuário do sistema RICOH ProcessDirector.
      2. Utilize o comando stopaiw para parar o servidor principal.
      3. Utilize este comando para criar o link simbólico:
        ln -s application_file /aiw/aiw1/bin/link_file
        Substitua application_file pelo caminho completo até o arquivo executável do aplicativo e substitua link_file pelo nome do arquivo de link simbólico que você deseja criar. O arquivo executável deve estar dentro do sistema de arquivos /aiw.
      4. Utilize o comando starpaiw para iniciar o servidor principal.
  3. Se você planejar utilizar RunHotFolderApplication:
    1. Efetue logon no computador principal. Nos sistemas AIX ou Linux, efetue login como o usuário do sistema RICOH ProcessDirector.
    2. Copie ou transfira um arquivo de impressão de amostra na pasta de entrada do aplicativo.
    3. Verifique se o outro aplicativo é iniciado para processar o arquivo.
    4. Monitore a pasta de saída quanto ao arquivo resultante. Quando ele chegar, copie-o ou transfira-o para outro diretório e, em seguida, verifique se está correto.
    5. Navegue para o diretório que contém os arquivos de log do outro aplicativo e verifique se você pode abrir e visualizar os arquivos de log.