Ações do Editor de Fluxo de Trabalho

Para criar um fluxo de trabalho correspondente às etapas de processamento pelas quais suas tarefas passam, você pode adicionar etapas e cadeias de etapas às fases de processamento na ordem em que você deseja que o RICOH ProcessDirector as faça. Altere a ordem ou arraste as etapas para uma nova posição. Exclua quaisquer etapas que não são necessárias. Defina valores padrão para algumas propriedades da tarefa como parte do fluxo de trabalho.
    Obs.:
  • Quando elas são adicionadas a um fluxo de trabalho, as cadeias de etapas são tratadas como etapas. Em todas as ações abaixo, as referências às etapas também se aplicam às cadeias de etapas.

Ações do Editor de Fluxo de Trabalho

Ação Descrição Teclas de atalho
Adicionar etapa Para adicionar uma etapa, clique em Modelos de etapa no canto superior direito da janela para abrir a lista de etapas disponíveis. Clique em um modelo de etapa e arraste-o para o editor de fluxo de trabalho. Coloque a etapa no ponto em que deseja.
Mostrar ou ocultar os Modelos de etapa
[Ctrl] + [E]
Adicionar cadeia de etapas Para adicionar uma cadeia de etapas, clique em Cadeias de etapas no canto superior direito da janela para abrir a lista de cadeias de etapas disponíveis. Clique em uma cadeia de etapas e arraste-a para o editor de fluxo de trabalho. Coloque a cadeia de etapas onde quiser.  
Adicionar conector Para adicionar um conector entre etapas:
  1. Passe o mouse sobre a borda da etapa. Clique e mantenha uma seção realçada (Imagem da alça do conector) para fazer o conector aparecer.
  2. Arraste o conector para cadeia de etapas à qual você deseja que cadeia de etapas se conecte. Espere até que uma seção da cadeia de etapas esteja destacada ou que o seu mouse esteja sobre o centro do círculo e solte o botão do mouse. Você pode anexar o conector na parte superior, inferior ou um dos lados da etapa.
 
Propriedades Para alterar as propriedades de uma etapa ou conector, clique com o botão direito do mouse e selecione Propriedades.  
Associar uma regra a um conector Se a etapa tiver mais de um conector de saída, você deve especificar as condições que determinam qual ramificação uma etapa deve seguir. Você também deve determinar a ordem a ser usada ao avaliar as ramificações. A avaliação é feita com regras definidas em cada conector. Para associar uma regra a um conector:
  1. Clique com o botão direito no conector e selecione Propriedades.
  2. Especifique uma regra de processamento condicional para o conector.
  3. Especifique o valor da propriedade Ordem de execução para que as condições da regra sejam testadas na ordem correta. Por exemplo, se uma etapa estiver conectada a três etapas diferentes, o RICOH ProcessDirector tentará enviar cada tarefa pelo conector com um valor 1 de Ordem de execução. Se uma tarefa não atender as condições desse conector, o RICOH ProcessDirector tentará enviar a tarefa através do conector com um valor 2 de Ordem de execução. Se uma tarefa também não cumprir essas condições, o RICOH ProcessDirector tenta enviar a tarefa pelo conector final. A ordem é mostrada em um ponto ao lado do nome da regra no rótulo do conector. Se a tarefa não cumprir os critérios para o último conector, a tarefa ficará em um estado Sem conector correspondente.

As cadeias de etapas devem ter um ponto de entrada, uma única etapa no início da cadeia de etapas que todos os trabalhos processam. Eles podem, no entanto, ter vários endpoints, ou etapas sem conector de saída. Quando uma cadeia de etapas é colocada em um fluxo de trabalho, ela pode ser conectada a uma ou mais etapas para trabalhos que entram e saem da cadeia de etapas. Se a cadeia de passos tiver vários endpoints, todos os endpoints continuarão processando seguindo o conector de saída. Se houver vários conectores de saída, cada endpoint é avaliado contra os conectores seguindo a ordem de execução e o trabalho prossegue pelo caminho correto.

 
Adicionando uma etapa em um conector Se você precisar adicionar uma etapa entre duas etapas que já estão conectadas, você pode soltar uma etapa diretamente no conector.

Adicionar uma etapa em um único conector divide o conector em dois, um de cada lado da etapa adicionada. Quando o conector é dividido para inserir a etapa, qualquer regra que esteja definida no conector é movida para o conector de entrada.

Se uma etapa tiver vários conectores de saída, você pode soltar outra etapa em um, em alguns ou em todos eles. Se você soltar uma etapa em um local onde os conectores são mesclados para se parecerem com uma linha, você deve selecionar as ramificações que devem incluir a etapa. Um único conector se torna o conector de entrada na nova etapa e um novo conector de saída é criado a partir da nova etapa para cada destino.

  • Se a etapa for adicionada apenas a uma ramificação, a lógica de regras será movida para o conector de entrada da nova etapa.
  • Se a etapa for adicionada a várias ramificações, as regras existentes são movidas para os conectores de saída da nova etapa.

Da mesma forma, se uma etapa tiver vários conectores de entrada e você soltar a etapa em um local onde os conectores são mesclados em uma linha, você deve selecionar as ramificações que devem incluir a etapa. Um conector de entrada é criado a partir de cada uma das etapas de origem até a nova etapa e uma nova linha de conector de saída é criada da nova etapa para a etapa de destino. Quando a ramificação é dividida para inserir a etapa, as regras existentes são movidas para os conectores de entrada da nova etapa.

    Obs.:
  • A ordem de execução dos conectores da fonte original é preservada nos novos conectores.
 
Substituir uma etapa por outra Para substituir uma etapa, arraste e solte a nova etapa sobre a etapa que você deseja substituir. Você verá uma mensagem de confirmação. Clique em OK.
    Obs.:
  • Também é possível substituir uma etapa por uma cadeia de etapas ou substituir uma cadeia de etapas por uma etapa.
  • Você pode substituir uma etapa por uma nova etapa ou cadeia de etapas a partir da janela Modelo de etapa ou Cadeia de etapas ou por uma cadeia de etapas ou etapa desconectada que já esteja no Editor de Fluxo de Trabalho.
  • As regras associadas aos conectores são preservadas, mas a etapa ou cadeia de etapas substituída e as propriedades associadas são removidas do fluxo de trabalho.
 
Pesquisar Para pesquisar uma etapa específica no Editor de fluxo de trabalho, clique no Ícone de pesquisa, no canto superior direito, e digite o nome da etapa no campo de pesquisa exibido.
    Obs.:
  • Ao pesquisar uma etapa em um fluxo de trabalho, as etapas dentro das cadeias de etapas não são exibidas. Você pode abrir uma cadeia de etapas e procurar por uma etapa dentro dela.
 
Copiar Para copiar uma única etapa, clique nela com o botão direito do mouse e selecione Copiar.
    Obs.:
  • Quando você copia um objeto, ele substitui qualquer objeto na sua área de transferência até que você copie o texto ou outro objeto ou feche o Editor de Fluxo de Trabalho.
[Ctrl] + [C]
Colar Para colar uma única etapa copiada, clique com o botão direito do mouse em uma parte em branco do editor de fluxo de trabalho e selecione Colar.
    Obs.:
  • Se você selecionar um local inelegível no Editor de Fluxo de Trabalho para colar a etapa, a ação de colar ficará esmaecida no menu.
  • Se você não tiver um objeto do RICOH ProcessDirector elegível na área de transferência, a ação de colar ficará esmaecida no menu.
 
Delete Para excluir uma etapa ou conector, clique com o botão direito do mouse e selecione Excluir.

Para excluir um conjunto de etapas selecionadas, clique com o botão direito do mouse na área destacada e selecione Excluir.

    Obs.:
  • Excluir uma etapa que está conectada a outras etapas também exclui os conectores.
[Del]
Desfazer Para desfazer ações, clique com o botão direito do mouse no editor de fluxo de trabalho e selecione Desfazer uma ou mais vezes. [Ctrl] + [Z]
Refazer Para reverter uma ação Desfazer, clique com o botão direito do mouse no editor de fluxo de trabalho e selecione Refazer uma ou mais vezes. [Ctrl] + [Y]
Selecione um conjunto de etapas Para selecionar um conjunto de etapas que estejam próximas umas das outras, pressione e segure a tecla Shift. Enquanto segura a tecla Shift, clique em um espaço em branco no Editor de Fluxo de Trabalho e arraste o mouse para desenhar uma caixa ao redor das etapas e, em seguida, solte o botão do mouse. Todas as etapas dentro da caixa são selecionadas.

Para selecionar um conjunto de etapas que não estejam próximas umas das outras, pressione e segure a tecla Ctrl. Enquanto segura a tecla Ctrl, clique nas etapas que você deseja selecionar.

É possível combinar os dois métodos de seleção para escolher as etapas desejadas.

Para desmarcar uma ou mais etapas da sua seleção, pressione e segure a tecla Ctrl. Enquanto segura a tecla Ctrl, clique nas etapas que você deseja desmarcar.

    Obs.:
  • Após selecionar as etapas, clique com o botão direito do mouse em uma das etapas destacadas para visualizar as opções disponíveis.
 
Salvar como uma cadeia de etapas Para salvar um conjunto de etapas como uma cadeia de etapas:
  1. Selecione as etapas que você deseja salvar como uma cadeia de etapas.
  2. Clique com o botão direito do mouse na área destacada e selecione Salvar como cadeia de etapas.
  3. Preencha os valores e clique em OK.
    Obs.:
  • A ação Salvar como cadeia de etapas não está disponível se você incluiu uma cadeia de etapas na seleção ou se o conjunto de etapas selecionadas não estiver conectado para fazer uma cadeia de etapas válida.
  • Quando a cadeia de etapas é criada, o conjunto de etapas selecionadas é substituído no Editor de Fluxo de Trabalho pela cadeia de etapas.
  • Se você desfizer esta ação, as etapas serão restauradas no Editor de Fluxo de Trabalho, porém o objeto da cadeia de etapas não é excluído. Ele é salvo lista Cadeias de etapas.
 
Alterar a ordem das etapas Para alterar a ordem das etapas, arraste uma etapa para uma nova posição. Os conectores se reposicionam á medida que a etapa se move.  
Mover um conjunto de etapas no fluxo de trabalho Para mover um conjunto de etapas, selecione o grupo de etapas. Mova o ponteiro do mouse para dentro da caixa e pressione o botão esquerdo do mouse. Arraste o grupo para uma nova posição e solte o botão do mouse.  
Redimensionar fases Você pode redimensionar fases para caber mais etapas. Passe o mouse sobre a extremidade direita da fase até o cursor mudar. Em seguida, clique e arraste a barra de fase até que ela seja grande o suficiente para o que você precisa.  
Reposicionamento do fluxo de trabalho na janela Para reposicionar o fluxo de trabalho na janela, clique com o botão esquerdo do mouse e arraste até ver a parte do fluxo de trabalho com a qual se deseja trabalhar ou clique no Mapa (Imagem do botão Mapa). Na janela Mapa, um retângulo mostra qual parte do fluxo de trabalho é exibida atualmente.

Clique e arraste o retângulo para mostrar diferentes partes do fluxo de trabalho. Clique e arraste a parte superior da janela Mapa para movê-la para um local diferente na tela. Clique e arraste o canto superior direito da janela Mapa para redimensioná-la.

Mostrar ou ocultar o Mapa
[Ctrl] + [M]
Aproximar ou afastar Para aproximar e afastar, use a roda do mouse ou as teclas Ctrl + e Ctrl –. Para usar o Mapa, clique e arraste o círculo no canto inferior direito do retângulo na janela Mapa. Para restaurar o fluxo de trabalho para o seu zoom padrão (100%), clique com o botão direito do mouse no editor de fluxo de trabalho e selecione Zoom de 100%. Para restaurar a janela Mapa e o fluxo de trabalho para o seu zoom e localização padrão, clique em Redefinir na janela Mapa.
Aproximar
[Ctrl] + [+]
Afastar
[Ctrl] + [-]
Zoom de 100%
[Ctrl] + [0]
Redefinir visualização
[Ctrl] + [D]
Salvar o fluxo de trabalho Para gravar o fluxo de trabalho, clique com o botão direito do mouse no editor de fluxo de trabalho e selecione Gravar fluxo de trabalho ou Gravar fluxo de trabalho como.
    Obs.:
  • A gravação do fluxo de trabalho não verifica a falta de propriedades ou conexões necessárias. É possível gravar o fluxo de trabalho, fazer outro trabalho RICOH ProcessDirector e retornar para concluir o fluxo de trabalho posteriormente.
Salvar fluxo de trabalho
[Ctrl] + [S]
Salvar um fluxo de trabalho em uma imagem É possível salvar um fluxo de trabalho em um formato de imagem para incluir no seu material de referência interno. Para salvar o fluxo de trabalho como imagem, clique com o botão direito do mouse no editor de fluxo de trabalho e selecione Salvar fluxo de trabalho como imagem.  
Ativar Quando você estiver pronto para usar o fluxo de trabalho, ative-o clicando na opção Ativar (Imagem do botão) à esquerda do nome do fluxo de trabalho. O RICOH ProcessDirector valida o fluxo de trabalho quando você o ativa. Se quaisquer etapas não forem conectadas adequadamente, RICOH ProcessDirector emite uma mensagem.