Carregando dados usando transmissores de dados

Você pode usar transmissores de dados para extrair valores de propriedade capturados e armazenados por coletores de dados em bancos de dados PostgreSQL e enviá-los para outro aplicativo.
Os transmissores de dados consultam o banco de dados PostgreSQL, reúnem as informações necessárias e usam o protocolo REST para enviá-lo para outro aplicativo. O transmissor de dados cria um arquivo de valores separados por vírgulas (CSV) que contém os valores de propriedade.

Antes de fazer as etapas deste procedimento, determine quais tabelas de banco de dados extrair e quando e com que frequência você deseja extrair as informações.

Importante: Este procedimento se aplica somente aos Transmissores REST. Para fazer upload de dados usando o RICOH Supervisor, consulte Configuração para enviar dados ao RICOH Supervisor.

Você pode configurar cada transmissor de dados para extrair e enviar valores de diferentes tabelas. Quando ativados, os transmissores de dados são executados de acordo com um cronograma.

Para carregar dados usando transmissores de dados:
  1. Saiba os requisitos de comunicação com o serviço web REST para o aplicativo:
    • Como autenticar com o aplicativo
    • Os valores a especificar para os pedidos de autenticação e transmissão REST
    • O formato dos dados esperados na resposta
  2. Para preparar RICOH ProcessDirector para se comunicar com o aplicativo, execute as seguintes tarefas:
    • Se o aplicativo exigir um certificado de segurança, instale o certificado no computador primário de RICOH ProcessDirector.
    • Se o seu ambiente exigir um servidor proxy para se comunicar com serviços web, configure o sistema para usá-lo.
  3. Configure um objeto de credencial para usar com o transmissor de dados. Os objetos transmissores de dados usam credenciais Estáticas ou de Sessão para autenticar com o aplicativo.
  4. Defina um objeto transmissor de dados:
    1. Clique na guia Administração.
    2. No painel esquerdo, clique em Relatórios Transmissores de dados.
    3. Clique em Adicionar e selecione Transmissor REST.
  5. Analise os valores atuais das propriedades e faça as atualizações necessárias em todas as guias.
    Para visualizar informações sobre qualquer uma das propriedades, clique no botão de ponto de interrogação ao lado do nome da propriedade.
  6. Quando todas as configurações estiverem definidas corretamente, clique no botão na parte superior da guia Geral para ativar o transmissor de dados.
      Obs.:
    • Os transmissores de dados devem estar habilitados para extrair e enviar dados. Se você habilitar um ou mais transmissores de dados enquanto a coleta de dados estiver desativada ou nenhum dado tiver sido armazenado nas tabelas de banco de dados selecionadas, os transmissores de dados não farão nada. Quando os transmissores de dados e coletores de dados estão habilitados, se os coletores de dados começarem a capturar dados, os transmissores de dados começam a enviar informações na programação especificada.
    • Você pode criar e ativar um transmissor de dados mesmo quando os coletores de dados estão desativados.
    • Se o coletor de dados nunca foi habilitado e não há dados armazenados nas tabelas de banco de dados selecionadas, é exibida uma mensagem de erro.
  7. Clique em OK.
  8. Use a função de transmissão única para testar a troca de informações entre RICOH ProcessDirector e o aplicativo.
    1. Nos Relatórios Transmissores de dados, clique com o botão direito no transmissor e selecione Transmissão única.
    2. Para testar a transmissão de dados, selecione a opção Intervalo específico e preencha os valores para a data de início e fim.
    3. Clique em OK.
  9. Se a transmissão for bem-sucedida, verifique o aplicativo de recebimento para se certificar de que os dados chegaram como você esperava. Ou, se a transmissão falhar, clique com o botão direito no transmissor de dados e selecione Exibir log para ver informações sobre quais tabelas falharam e por quê.