Problemas de conexão de bancos de dados PostgreSQL

Se o RICOH ProcessDirector ou a ferramenta de business intelligence não puder se conectar ao banco de dados PostgreSQL, considere as seguintes sugestões de solução de problemas.

  • Certifique-se de que a coleta de dados está ativada.
  • Se você alterou algum valor na página Configurações do banco de dados, certifique-se de que os valores no banco de dados PostgreSQL sejam atualizados para corresponder. O RICOH ProcessDirector não envia essas alterações para o banco de dados. Você deve atualizar as configurações usando uma ferramenta do PostgreSQL fora do RICOH ProcessDirector.
  • Se você atualizou alguma configuração no banco de dados PostgreSQL, certifique-se de que os valores na página Configurações do banco de dados sejam atualizados de acordo.
  • Certifique-se de que os arquivos pg_hba.conf e postgresql.conf estejam configurados corretamente.
  • Se a ferramenta de business intelligence estiver em um computador que tenha um endereço IP alocado dinamicamente, a conexão poderá parar de funcionar quando o endereço IP for alterado.

    Para fins de solução de problemas temporários, defina as conexões locais IPV4 para permitir o endereço 0.0.0.0/0. Essa configuração permite que todos os endereços IP se conectem. Se a ferramenta de business intelligence puder se conectar com essa configuração, você poderá descobrir quais endereços IP específicos precisam ser adicionados à lista de permissões em pg_hba.conf.

  • Verifique se o banco de dados PostgreSQL está escutando na porta designada. Por padrão, o banco de dados usa a porta 5432, embora ele possa ter sido alterado nas Configurações do banco de dados.

    Para determinar se o banco de dados está escutando na porta, abra uma linha de comando e digite: netstat -an

    É exibida uma lista de portas abertas.

    Se o banco de dados não estiver escutando na porta, você poderá precisar parar e reiniciar o banco de dados PostgreSQL. Os exemplos de comandos abaixo usam os valores padrão das Configurações do banco de dados para o nome de usuário, senha e número da porta. Se você tiver alterado qualquer um desses valores, use os valores obtidos no comando.

    • Para parar o banco de dados em um servidor Windows:

      \aiw\aiw1\bin\postgresql\Windows\pgsql\bin\pg_ctl stop -o "-p 5432" -U rpdreports -P testpassword -D \aiw\aiw1\data -l \aiw\aiw1\trace\postgres.trace ou <Diretório de instalação do RPD>\PostgreSQL\bin\pg_ctl stop -o "-p 5432" -U rpdreports -P testpassword -D \aiw\aiw1\data -l \aiw\aiw1\trace\postgres.trace

    • Para iniciar o banco de dados em um servidor Windows:

      \aiw\aiw1\bin\postgresql\Windows\pgsql\bin\pg_ctl start -o "-p 5432" -U rpdreports -P testpassword -D \aiw\aiw1\data -l \aiw\aiw1\trace\postgres.trace ou <Diretório de instalação do RPD>\PostgreSQL\bin\pg_ctl start -o "-p 5432" -U rpdreports -P testpassword -D \aiw\aiw1\data -l \aiw\aiw1\trace\postgres.trace

    • Para parar o banco de dados em um servidor Linux:

      /aiw/aiw1/bin/postgresql/Linux/pgsql/bin/pg_ctl stop -o "-p 5432" -U rpdreports -P testpassword -D /aiw/aiw1/data/ -l /aiw/aiw1/trace/postrgres.trace ou /usr/pgsql-14/bin/pg_ctl stop -o "-p 5432" -U rpdreports -P testpassword -D /aiw/aiw1/data/ -l /aiw/aiw1/trace/postrgres.trace

    • Para iniciar o banco de dados em um servidor Linux:

      /aiw/aiw1/bin/postgresql/Linux/pgsql/bin/pg_ctl start -o "-p 5432" -U rpdreports -P testpassword -D /aiw/aiw1/data/ -l /aiw/aiw1/trace/postrgres.trace ou /usr/pgsql-14/bin/pg_ctl start -o "-p 5432" -U rpdreports -P testpassword -D /aiw/aiw1/data/ -l /aiw/aiw1/trace/postrgres.trace

  • Se o banco de dados estiver escutando na porta, mas a ferramenta de business intelligence não se conectar:
    • Verifique se há firewalls ou outros problemas de rede.
    • Se não existir outro problema de rede, reinicie o servidor que contém o banco de dados.