Preparação para receber XML

O modo como você recebe e processa arquivos XML depende das informações nos arquivos e do que você deseja fazer com as informações.

Antes de fazer essas tarefas, leia o cenário de utilização e os exemplos para processar pedidos em um arquivo XML. Os tópicos dão exemplos sobre as etapas deste tópico.

Para se preparar para receber XML:
  1. Avalie os arquivos XML que fornecem entrada ao processo. Certifique-se de que você compreenda quais informações o arquivo contém e como elas são organizadas.

    Caso possível, peça para a Definição do Esquema de XML ao provedor de XML (XSD).

  2. Decida como processar os arquivos XML no RICOH ProcessDirector. Estes modelos de etapa manipulam XML:

    • Uma etapa baseada no modelo de etapa CreateJobsFromXML cria tarefas de elementos em um arquivo XML que corresponde a uma expressão XPath. A etapa envia as tarefas a um fluxo de trabalho.
    • Uma etapa baseada no modelo de etapa ApplyXSLTransform transforma XML em um arquivo que especifica os valores da tarefa ou propriedades do documento do RICOH ProcessDirector. A etapa também transforma o XML em formato XML.

    Você pode usar etapas baseadas em outros modelos de etapa, como RunExternalProgram, para manipular arquivos XML.

  3. Para extrair valores das tarefas e propriedades de documento do RICOH ProcessDirector, identifique os elementos e atributos de XML que fornecem valores às propriedades.
      Obs.:
    • O recurso de suporte de documento PDF ou suporte AFP é necessário para usar as propriedades do documento.
  4. Decida quantas etapas CreateJobsFromXML são necessárias para processar o XML.

    Ao criar os fluxos de trabalho que processam arquivos XML, você decide qual fluxo recebe a saída de novas tarefas de cada etapa CreateJobsFromXML. Você também decidir se as novas tarefas são tarefas filhas.

    Por exemplo:

    • Seu arquivo XML contém vários pedidos, e cada pedido contém vários itens. Um dispositivo de entrada do hot folder recebe os arquivos XML e os processa com o primeiro fluxo de trabalho.

      Uma etapa CreateJobsFromXML do primeiro fluxo de trabalho cria uma tarefa para cada pedido e envia as tarefas para um segundo fluxo de trabalho. Esse fluxo extrai informações sobre o pedido.

      Uma etapa CreateJobsFromXML do segundo fluxo de trabalho cria uma tarefa para cada item no pedido e as envia como tarefas filhas para um terceiro fluxo de trabalho. O terceiro fluxo de trabalho processa as tarefas de itens.

    • Seu arquivo XML contém uma lista de títulos de livros e os arquivos PDF necessários para imprimir cada livro. Um dispositivo de entrada recebe solicitações para imprimir uma ou mais cópias de um livro na lista e atribui a tarefa para um fluxo de trabalho.

      Usando o título do livro na solicitação, uma etapa CreateJobsFromXML do fluxo de trabalho cria uma tarefa XML com os arquivos PDF necessários para imprimir o livro. A etapa envia a tarefa a um fluxo de trabalho.

      Uma etapa CreateJobsFromXML do segundo fluxo de trabalho cria uma tarefa XML para cada arquivo PDF (uma para a capa e outra para o texto). A etapa envia as tarefas como tarefas filhas a um fluxo de trabalho. O terceiro fluxo de trabalho imprime as tarefas de capa e texto.

    • Seu arquivo XML contém uma lista de propriedades do documento para serem adicionadas ao arquivo de propriedades de documento para uma tarefa.

      Uma etapa ApplyXSLTransform transforma o XML em um arquivo de valores separados por vírgulas que o fluxo de trabalho utiliza como arquivo de condições de propriedade. O fluxo de trabalho não tem uma etapa CreateJobsFromXML.

      Uma etapa SetDocPropsFromConditions lê o arquivo de condições de propriedade e define as propriedades do documento com base nos valores fornecidos no arquivo XML.

  5. Para cada etapa CreateJobsFromXML, defina a expressão XPath necessária para criar tarefas a partir dos elementos do arquivo XML de entrada.
    Em geral, o fluxo de trabalho que recebe as tarefas de uma etapa CreateJobsFromXML tem uma etapa ApplyXSLTransform para transformar elementos do XML na propriedades do documento ou tarefa do RICOH ProcessDirector.
  6. Para cada etapa ApplyXSLTransform, use uma ferramenta XSLT de terceiros (como Altova MapForce) para criar uma folha de estilo XSLT.
    • Para transformar elementos XML em propriedades da tarefa do RICOH ProcessDirector em um arquivo de substituição, consulte a folha de estilo XSLT de amostra para processar pedidos em um arquivo XML.

      Faça o arquivo de saída da etapa ApplyXSLTransform ser ${getFileName(overrides,text,write)}.

    • Após a instalação de um recurso de processamento de documentos, consulte o tópico do centro de informações para adicionar uma etapa para transformar elementos XML em propriedades do documento do RICOH ProcessDirector.
  7. Decida como receber arquivos XML para processamento.
    Você pode enviar arquivos XML para um dispositivo de entrada hot folder ou colocar um arquivo XML em um local do qual o servidor RICOH ProcessDirector o recupera.

    Por exemplo:

    • Se o arquivo XML contiver vários pedidos, e cada trabalho contiver vários itens, envie os arquivos XML para um dispositivo de entrada de pasta ativa.
    • Se o arquivo XML contiver uma lista de títulos de livros e os arquivos PDF necessários para imprimir cada livro, coloque o arquivo em um local conveniente. Atualize o arquivo sempre que os títulos de livros e arquivos impressos mudarem.

      Quando uma etapa CreateJobsFromXML é executada, ela usa uma expressão XPath para criar uma tarefa XML a partir das informações da lista.

  8. Se você colocar um arquivo XML em um local do qual o servidor RICOH ProcessDirector o recupera, decida como enviar tarefas para o fluxo de trabalho.

    Uma forma é enviar um arquivo de substituição para um hot folder. O arquivo de substituição aciona o hot folder para criar uma tarefa e enviá-la para o fluxo de trabalho.

    Para usar um arquivo de substituição como acionador, defina estas propriedades ao definir o hot folder:

    • Configure a propriedade Método de conclusão como Acionador.
    • Especifique o mesmo valor padrão para as propriedades Padrões de acionador o Padrões de substituições.

Agora, você tem as informações, expressões XPath e folhas de estilo XSLT necessárias para configurar fluxos de trabalho para processar XML.