Relatórios

O recurso Reports permite capturar as mudanças de status da impressora, ações do usuário, valores de propriedade da tarefa e do documento em um banco de dados PostgreSQL. Você pode extrair e analisar os dados do banco de dados PostgreSQL usando uma ferramenta de business intelligence, como o Tableau. Você também pode transmitir tabelas selecionadas do banco de dados PostgreSQL para um aplicativo de sua escolha usando um serviço web REST.

O recurso adiciona um modelo de etapa e dois objetos chamados Coletores de dados e Transmissores de dados. O recurso Reports não inclui software de business intelligence. Você pode usar sua ferramenta preferida com as informações armazenadas no banco de dados PostgreSQL.

    Obs.:
  • Na versão 3.6, o RICOH ProcessDirector gravava dados no banco de dados DB2 e no banco de dados PostgreSQL. Na versão 3.7 e posteriores, o RICOH ProcessDirector oferece suporte apenas para o banco de dados PostgreSQL.

Modelo de etapa

  • WritePropsToReportsDatabase

    Permite que você escolha quais propriedades de tarefa e documento serão armazenadas no banco de dados PostgreSQL quando a etapa for executada e a tabela de bancos de dados para armazenar os dados. É possível inserir várias etapas WritePropsToReportsDatabase em um fluxo de trabalho onde você quiser armazenar propriedades em momentos diferentes durante o processamento da tarefa.

    Obs.:
  • Não é possível armazenar propriedades limitadas do documento no banco de dados PostgreSQL. As propriedades limitadas do documento são definidas no arquivo docCustomDefinitions.xml, mas não são armazenadas no banco de dados do RICOH ProcessDirector.

Objetos

O recurso Relatórios adiciona os objetos Coletor de dados e Transmissor de dados.

Coletor de dados
Os Coletores de dados permitem que você configure que informações do RICOH ProcessDirector devem ser armazenadas no banco de dados PostgreSQL. Você pode capturar valores de propriedade da tarefa, valores de propriedade do documento, dados da impressora e dados de atividade do usuário usando os Coletores de dados fornecidos.
Transmissor de dados
Os Transmissores de dados permitem que você configure quais informações extrair de um ou mais bancos de dados PostgreSQL para enviar para outro aplicativo. Os transmissores de dados usam o protocolo REST para enviar os dados para outro aplicativo. É possível especificar quando e com que frequência os dados são enviados.

Instalação

Se você tiver o recurso Reports instalado com uma versão anterior do RICOH ProcessDirector, o Reports será atualizado ao atualizar o produto base.

Se você estiver instalando o recurso Reports pela primeira vez, não é necessário adquirir o recurso e ele não requer uma chave de licença.

Quando você instala o recurso Reports, ele instala o programa de banco de dados PostgreSQL, que é executado no servidor principal.

    Obs.:
  • O programa de banco de dados PostgreSQL pode ser instalado no Linux ou no Windows, mas não no AIX. Para configurar o banco de dados PostgreSQL no AIX, entre em contato com seu representante de vendas da Ricoh.

Com o RICOH ProcessDirector para Linux, o banco de dados PostgreSQL pode residir em um servidor diferente. No entanto, o RICOH ProcessDirector não pode criar o banco de dados em um computador diferente. Se você tiver o RICOH ProcessDirector para Windows, o programa de banco de dados só pode armazenar dados no servidor principal.

Para o RICOH ProcessDirector versão 3.8.3 ou anterior, instalar e usar o recurso Relatórios para coletar dados no banco de dados PostgreSQL é necessário configurar um arquivo Reports.json. Durante o processo de atualização, o RICOH ProcessDirector versão 3.8.4 ou posterior lê o seu arquivo Reports.json existente e configura os coletores de dados para corresponder às suas configurações. Não é mais necessário editar o arquivo Reports.json. Para fazer alterações futuras, use a guia Relatórios Coletores de dados na página Administração.

Configuração

Use a página Administração para configurar informações básicas sobre o banco de dados PostgreSQL, como:

  • Nome do banco de dados
  • O usuário e a senha que o RICOH ProcessDirector usa para acessar o banco de dados
  • O nome do host e a porta do computador em que as tabelas do banco de dados estão armazenadas
Se você escolher executar o banco de dados PostgreSQL no servidor principal, o RICOH ProcessDirector cria o banco de dados automaticamente na primeira vez que você ativa a coleta de dados.

Para configurar o Reports para coletar dados de tarefas, dados de impressora ou dados de atividade do usuário, você pode configurar o coletor de dados apropriado para especificar os dados a serem capturados.

Para configurar o Reports para usar a etapa WritePropsToReportsDatabase, adicione a etapa aos seus fluxos de trabalho, conforme necessário. Quando a etapa for executada, ela armazenará os valores da propriedade nas tabelas de bancos de dados especificadas. Se a tabela não existir quando a etapa for executada, o RICOH ProcessDirector a criará.

Após o banco de dados ser criado e conter dados, você poderá usar instruções SQL para consultar e exportar dados para armazenamento externo para uso no longo prazo ou usar um transmissor de dados para enviar os dados para outro aplicativo que aceita a troca de dados sobre o protocolo REST.

Para configurar Reports para enviar dados em uma programação específica, ou quando o status Ativado muda, você configura o transmissor de dados apropriado para especificar o intervalo e a frequência. É possível ativar e desativar transmissores de dados para adicionar ou remover propriedades.

Você pode usar a função de transmissão única para enviar um conjunto específico de dados fora da hora programada, como ao testar o transmissor ou reenviar dados que foram enviados anteriormente.

Visualização de dados

Para analisar dados armazenados no banco de dados PostgreSQL, você pode usar uma ferramenta de business intelligence, como o Tableau. O recurso Reports inclui uma pasta de trabalho do Tableau com planilhas de amostra que lhe permitem visualizar os dados de páginas impressas e tarefas por cliente. Após o exame das visualizações dos dados fornecidos, você pode criar suas próprias visualizações de dados e publicá-las em um servidor ou disponibilizá-las para a gerência.