Portlets personalizados
O RICOH ProcessDirector fornece vários estilos de portlet personalizado para você escolher.
Por exemplo:
- Se quiser ver quais formulários são carregados nas suas impressoras e em que estado cada impressora está, você pode criar um portlet de matriz que exiba impressoras com uma linha para cada local e uma coluna para cada estado.
- Se quiser acompanhar as tarefas que você tem em andamento para cada cliente, você pode criar um portlet de árvore com uma linha para cada cliente. Em cada cliente, você pode incluir uma linha para datas de vencimento.
- Se quiser exibir uma contagem do número total de páginas impressas ou tarefas que vencem hoje, você pode usar um portlet numérico.
Portlet de matriz
Os portlets de matriz são semelhantes ao portlet Resumo do sistema. A principal diferença é que você escolhe as propriedades usadas para os cabeçalhos das colunas e rótulos de linha.
No exemplo abaixo, o portlet de matriz exibe informações sobre impressoras definidas no RICOH ProcessDirector. A Propriedade para linhas é definida como Localização da impressora e, portanto, a coluna mostra todas as localizações da impressora existentes no sistema. A Propriedade para colunas é o Status da impressora. A segunda coluna da matriz mostra o número de impressoras com o primeiro valor de status em cada localização.
As outras colunas mostram os valores da Propriedade para colunas. Abaixo dos cabeçalhos, as colunas mostram o número de objetos com esse valor em cada linha. Os números em cada coluna mostram quantas impressoras possuem esse status.
Para incluir uma linha que exiba a soma de cada coluna, selecione Sim para o campo Mostrar linha de totais.
Se você mostrar tarefas em um portlet de matriz, poderá usar o portlet para filtrar a tabela Tarefas. Ao passar o mouse sobre uma propriedade ou um número, será exibida uma janela pop-up com informações resumidas. Quando você clica em um cabeçalho ou em um número na matriz, o portlet Tarefas exibe as tarefas com base nas propriedades definidas para o portlet. Você pode exibir as informações usando um portlet fixo na página principal ou em uma janela flutuante.
Portlet de árvore
No portlet de árvore, as propriedades são empilhadas em hierarquias em vez de espalhadas como uma tabela. Essa organização permite que você veja as informações de forma mais compacta.
Ao usar o estilo Árvore, selecione a hierarquia de propriedades que formam as linhas. A primeira coluna mostra as propriedades em uma hierarquia selecionada. Você pode adicionar mais colunas para mostrar mais dados.
No exemplo abaixo, o portal de árvore mostra informações sobre as tarefas no sistema. As tarefas são agrupadas primeiro no Nome do cliente. Em cada cliente, elas são agrupadas por data de vencimento.
A mesma funcionalidade de filtragem da apresentação Matriz se aplica à apresentação Árvore. Clicar em uma palavra ou em um número em cada linha filtra a tabela Tarefas. Você pode escolher exibir as informações em um portlet fixo na página principal ou em uma janela flutuante.
Portlet numérico
Um portlet numérico permite mostrar contagens atuais dos objetos no sistema com base nas suas propriedades. Cada portlet pode conter várias entradas, chamadas indicadores. Os indicadores podem ser associados a vários tipos de objetos.
Ao usar o estilo Numérico, selecione as propriedades que você deseja contar.
No exemplo abaixo, existe um portlet numérico para Tarefas. O indicador à esquerda é filtrado para mostrar informações sobre todas as tarefas no sistema que vencem hoje. O indicador à direita aplica um filtro adicional para mostrar informações somente sobre as tarefas para hoje que foram movidas para o estado Retido. Ao longo do dia, o valor do indicador correto aumenta à medida que as tarefas são impressas. Ao mostrar o número de destino ao lado do progresso atual, um operador pode facilmente ver quantas tarefas ainda restam.