Considerações sobre ambientes virtuais e em nuvem
Ao configurar este tipo de sistema, os pré-requisitos do sistema operacional, requisitos de memória e sistema de arquivos ainda se aplicam. Considere cuidadosamente as questões de segurança e de rede, especialmente se o servidor primário RICOH ProcessDirector for executado fora da rede física ou se você estiver enviando trabalhos para impressoras de alimentação contínua.
- O nome do host atribuído à instância do RICOH ProcessDirector não pode mudar quando o servidor é reiniciado. Se esse valor mudar durante uma reinicialização, você terá um curto período de carência para atualizar suas chaves de licença antes que o sistema pare de funcionar.
- Se você estiver imprimindo em uma rede hospedada externamente ou distribuída, precisará
de uma largura de banda de rede substancial para manter as impressoras de alta velocidade
funcionando na velocidade nominal em longas distâncias.
Se você estiver imprimindo em impressoras AFP, PCL e IPDS, poderá usar um servidor secundário para receber e armazenar em buffer os trabalhos de impressão, de modo que a transmissão de dados para as impressoras possa acompanhar as altas velocidades de impressão. Recomendamos adicionar o servidor secundário à mesma rede em que as impressoras estão e usar esse servidor secundário para o valor Servidor da impressora quando você criar os objetos de impressora. Além disso, leve em consideração o local dos arquivos que estão sendo impressos, pois diferentes tipos e métodos de impressora podem não obter a velocidade necessária se o diretório spool não estiver na mesma rede.
Depois de instalar o servidor secundário, defina estas propriedades na impressora AFP:
- Copiar para servidor secundário: Sim
- Diretório de destino no servidor secundário: O local no sistema de arquivos do servidor secundário onde você deseja RICOH ProcessDirector gravar arquivos de impressão.
Se você estiver imprimindo em uma impressora Ricoh PDF ou PDF personalizada, há algumas limitações a serem consideradas:
- As impressoras PDF não têm a opção Copiar para o servidor secundário.
- Para a impressão PostScript, a qualidade do arquivo PDF pode afetar o tempo necessário para a impressora converter o arquivo PDF em PostScript. O arquivo PostScript de saída é criado localmente no servidor onde a impressora PDF da Ricoh ou a impressora PDF personalizada está definida. No entanto, a conversão do arquivo ocorre no diretório spool.
- Opcionalmente, os trabalhos podem ser divididos em arquivos menores. Esses arquivos menores são criados no servidor primário e, em seguida, são enviados para a impressora.
- Quando a impressora é definida no servidor secundário, o servidor secundário se comunica com a impressora para obter informações sobre a mídia, status da impressora e atualizações do status do trabalho durante a impressão.
- Proteger dados em toda a sua rede e de plataformas em nuvem para impressoras no chão é sua responsabilidade. O uso de redes privadas virtuais (VPNs) às vezes introduz degradação de desempenho na transferência de arquivos. Envolva seus administradores de rede e segurança ao planejar hospedar RICOH ProcessDirector nesses ambientes.
Segurança:
É sua responsabilidade proteger os dados em toda a sua rede e desde plataformas na nuvem até servidores secundários ou impressoras no local.
- Verifique se o sistema onde RICOH ProcessDirector está instalado atende aos seus requisitos de segurança.
- Habilite o HTTP seguro (usando o protocolo TLS) em RICOH ProcessDirector para aumentar a segurança dos dados.
- O uso de uma VPN privada pode ajudar a aumentar a segurança, mas também pode prejudicar o desempenho da rede.
Configuração de rede:
- O nome do host atribuído à instância do RICOH ProcessDirector não pode mudar quando o servidor é reiniciado. Se esse valor mudar durante uma reinicialização, você terá um curto período de carência para atualizar suas chaves de licença antes que o sistema pare de funcionar.
- Para permitir a comunicação entre os servidores secundários remotos e o servidor primário, certifique-se de que o servidor secundário use o nome de host do servidor primário na porta 5555. Para obter mais informações sobre o nome do servidor, consulte Atualizando um Nome do Host ou Endereço IP do Computador Principal.
Desempenho da rede:
- Se você imprimir em uma rede distribuída ou hospedada externamente, precisará de uma largura de banda de rede substancial para manter as impressoras de alta velocidade funcionando na velocidade nominal em longas distâncias. Entre em contato com o administrador da rede para obter ajuda na configuração da capacidade da rede.