Criando grupos e usuários do sistema

O RICOH ProcessDirector requer diversos grupos e IDs de usuário no computador principal para funcionar corretamente. O programa de instalação pode criar os grupos e IDs de usuário ou você pode criá-los antecipadamente.

É mais fácil deixar que o instalador crie os grupos e IDs de usuário utilizando os valores padrão. Se os nomes padrão não seguirem as regras de nomenclatura de usuário e grupo em seu ambiente, você pode escolher nomes diferentes e inseri-los no instalador quando solicitado. Os grupos e usuários são criados utilizando os nomes especificados como usuários e grupos do sistema local.

Se você preferir criar os grupos e usuários antecipadamente (utilizando os nomes padrão ou os nomes que você especifica), o programa de instalação poderá localizar e usá-los. Crie esses grupos e usuários de acordo com as descrições a seguir e insira seus nomes no programa de instalação, quando solicitado.

Se você planeja instalar qualquer recurso de Servidor Secundário em computadores Linux, será necessário criar alguns grupos e usuários tanto no computador principal quanto nos computadores secundários. Os grupos e usuários nos computadores secundários devem ser idênticos aos do computador principal.

    Obs.:
  • Todas as IDs de usuário e nomes de grupo do sistema operacional Linux devem ter de 1 a 8 caracteres devido a uma restrição no DB2. Você não pode criar um ID de usuário que inclua caracteres internacionais (como á, É, î, ñ, ô, ß) ou caracteres de byte duplo.

Grupos obrigatórios

O RICOH ProcessDirector exige estes grupos no computador principal:

Grupo do RICOH ProcessDirector
O grupo que controla o acesso ao diretório de dados do RICOH ProcessDirector Membros desse grupo podem acessar o sistema de arquivos /aiw/aiw1. Esse é o grupo padrão ou principal do usuário do sistema RICOH ProcessDirector

O nome padrão para o grupo é aiwgrp1.

Grupo de filas de impressão
O grupo usado para todos os usuários e aplicativos que enviam tarefas para impressoras. Em algumas plataformas, esse é um grupo do sistema que é criado quando o sistema operacional é instalado, mas não em outras. Por exemplo, esse grupo é criado ao instalar o SLES, mas não ao instalar o Red Hat Linux.

O nome para esse grupo deve ser printq. Não é possível criar um grupo com um nome diferente e fazer com que o RICOH ProcessDirector o use. Se o instalador não localizar um grupo nomeado printq, ele criará um.

Grupo do banco de dados PostgreSQL
O grupo usado para dar acesso ao banco de dados PostgreSQL que o RICOH ProcessDirector instala em um contêiner Docker. Esse grupo é criado ao instalar o Docker Engine.

O nome padrão para o grupo é docker.

Ao instalar RICOH ProcessDirector, o usuário do sistema RICOH ProcessDirector é adicionado a este grupo.

Esse grupo só é necessário se você usar o PostgreSQL como banco de dados RICOH ProcessDirector

Grupo de banco de dados DB2
O grupo usado para conceder aos membros do DB2 sysadm autoridade para operação do banco de dados. Esse é o grupo padrão ou principal do usuário da instância do RICOH ProcessDirector e do usuário client do banco de dados (se necessário).

O nome padrão para o grupo é aiwdbgrp.

Se você planeja utilizar um servidor DB2 instalado em um computador diferente com RICOH ProcessDirector, esse grupo será criado durante a execução do script setupRemoteDB2.sh no computador em que o DB2 está instalado e também no computador em que o RICOH ProcessDirector está instalado.

Esse grupo só é necessário se você usar o IBM DB2 como banco de dados RICOH ProcessDirector

Grupo fenced do banco de dados DB2
O grupo interno necessário pelo DB2; o grupo padrão ou principal para o usuário fenced.

O nome padrão para o grupo é aiwdbfgp.

Se você planeja utilizar um servidor DB2 instalado em um computador diferente com RICOH ProcessDirector, esse grupo será criado durante a instalação no computador em que o DB2 está instalado.

Esse grupo só é necessário se você usar o IBM DB2 como banco de dados RICOH ProcessDirector

O RICOH ProcessDirector também requer o grupo RICOH ProcessDirector e o grupo fila de impressão em todos os computadores secundários.

Usuários obrigatórios

O RICOH ProcessDirector exige estes usuários no computador principal:

Usuário do sistema RICOH ProcessDirector
O ID do usuário com o qual o RICOH ProcessDirector é executado. Esse usuário deve ter o grupo RICOH ProcessDirector configurado como seu grupo padrão ou principal. Também deve ser um membro do grupo Fila de impressão e do grupo Banco de dados DB2 ou Banco de dados PostgreSQL. Você pode utilizar os valores padrão para as outras propriedades do usuário.

O ID do usuário do sistema padrão é aiw1.

Usuário de instância DB2
O ID do usuário com o qual o banco de dados DB2 RICOH ProcessDirector é executado. Esse usuário deve ter seu grupo padrão ou principal configurado como o grupo banco de dados DB2. Ele também deve ser um membro do grupo RICOH ProcessDirector Você pode utilizar os valores padrão para as outras propriedades do usuário.

O ID do usuário da instância DB2 padrão é aiwinst.

Se você planeja utilizar um servidor DB2 instalado em um computador diferente, esse usuário será criado no computador em que o DB2 está instalado.

Usuário fenced DB2
Uma segunda ID do usuário que o DB2 requer ao criar uma instância. Esse usuário deve ser um membro do grupo banco de dados fenced DB2. Você pode utilizar os valores padrão para as outras propriedades do usuário.

O ID do usuário fenced DB2 padrão é aiwdbfid.

Se você planeja utilizar um servidor DB2 instalado em um computador diferente, esse usuário será criado no computador em que o DB2 está instalado.

Usuário cliente do banco de dados DB2
A ID do usuário que o cliente DB2 utiliza. Esse usuário só será necessário se você instalar um servidor DB2 em um computador diferente e o cliente DB2 no mesmo computador do RICOH ProcessDirector. Esse usuário deve ter seu grupo principal ou padrão configurado como o grupo banco de dados DB2. Você pode utilizar os valores padrão para as outras propriedades do usuário.

O ID do usuário cliente de banco de dados DB2 padrão é aiwclnt.

O RICOH ProcessDirector também requer o usuário do sistema RICOH ProcessDirector em todos os computadores secundários.

    Obs.:
  • Se você configurar senhas com regras de expiração para esses IDs de usuário, deve administrar esses IDs conforme necessário. Caso as senhas não sejam alteradas conforme necessário e elas expirarem, o RICOH ProcessDirector deixará de funcionar.

Recursos de Transformação da RICOH usuários e grupos

Um grupo adicional e dois usuários adicionais são necessários se você instalar qualquer um desses Recursos de Transformação da RICOH:

  • Ricoh AFP para PDF
  • Ricoh PCL para AFP
  • Ricoh PostScript/PDF para AFP
  • Ricoh SAP para AFP
Os usuários padrão são ipsitm e ipsejz; o grupo padrão é itm. O recurso Transformação Avançada não requer esses usuários e grupo.

    Importante:
  • Não crie nenhuma ID do usuário do Recursos de Transformação da RICOH idêntica à ID do usuário de RICOH ProcessDirector Por exemplo, se o ID do usuário do RICOH ProcessDirector for aiw1, não digite aiw1 para o ID do usuário de um Transform Feature.