Preparação para recuperar entrada de serviços web SOAP

Para recuperar a entrada de um serviço web SOAP de um aplicativo, identifique os parâmetros usados para chamar o serviço web SOAP. Teste a troca de dados entre RICOH ProcessDirector e o aplicativo. Em seguida, defina e configure um dispositivo de entrada de serviço web SOAP.
Para preparar para recuperar entrada de serviços web SOAP:
  1. Saiba os requisitos de comunicação com o serviço web SOAP para o aplicativo:
    • Os valores para autenticação com o aplicativo
    • Os valores para solicitar dados do serviço web SOAP
    • O formato dos dados fornecidos na resposta

    Consulte a documentação do aplicativo ou consulte a empresa que hospeda o aplicativo.

  2. Para preparar RICOH ProcessDirector para se comunicar com o aplicativo, execute as seguintes tarefas:
    • Se o aplicativo exigir um certificado de segurança, instale o certificado no computador primário de RICOH ProcessDirector.
    • Se o seu ambiente exigir um servidor proxy para se comunicar com serviços web, configure o sistema para usá-lo.
    • Importe arquivos WSDL para todos os serviços web que você planeja chamar.

      RICOH ProcessDirector cria objetos de solicitação SOAP de operações SOAP no arquivo WSDL. Você especifica um prefixo que RICOH ProcessDirector adiciona aos nomes das operações SOAP ao criar os objetos. Um objeto de solicitação SOAP permite a RICOH ProcessDirector determinar a versão SOAP e outras informações necessárias para fazer um chamada correta para o serviço web.

    Para obter mais informações, consulte as tarefas relacionadas.

  3. Execute um teste manual que autentique com o aplicativo e que solicita uma resposta do serviço web SOAP. Verifique se o serviço web retorna a resposta que você deseja.
    Muitos navegadores possuem plug-ins, como Boomerang para Google Chrome, que testam chamadas de serviço web clientes SOAP.
  4. Decida como deseja que o dispositivo de entrada de serviço web SOAP crie trabalhos dos dados na resposta retornada pelo serviço web.
    • Sempre que o dispositivo de entrada receber uma resposta, ele poderá criar uma tarefa que contém todos os dados XML na resposta.
    • O dispositivo de entrada pode examinar a resposta usando uma expressão XPath.

      Se o dispositivo de entrada encontrar elementos XML especificados pela expressão, criará uma tarefa para cada elemento correspondente. Cada tarefa contém o elemento correspondente e todos os elementos aninhados nela. Se o dispositivo de entrada encontrar dois ou mais elementos, poderá criar tarefas independentes ou tarefas filhas.

      Se o dispositivo de entrada não encontrar elementos correspondente, não criará uma tarefa.

  5. Defina um dispositivo de entrada do serviço web SOAP:
    1. Clique na guia Administração.
    2. Na área de janela à esquerda, clique em Dispositivos Dispositivos de Entrada.
    3. Clique em Add SOAP web service.
  6. Na guia Geral:
    • Digite um nome para o dispositivo de entrada.
    • Defina a propriedade Polling interval para o tempo que deseja que o dispositivo de entrada aguarde entre chamadas de serviço web.
    • Depois de definir um fluxo de trabalho para processar tarefas XML, defina a propriedade Child workflow para o nome desse fluxo de trabalho.
    • Digite valores para as outras propriedades que deseja definir.
  7. Na guia Solicitação:
    1. Defina a propriedade Request URL para a URL do serviço web que retorna dados que RICOH ProcessDirector utiliza para criar uma ou mais tarefas.
    2. Para o valor da propriedade Request payload, especifique o corpo da solicitação dos serviços web que o dispositivo de entrada envia para o aplicativo.
      Para especificar uma credencial ou token e um intervalo de tempo que corresponda ao valor da propriedade Polling interval, use símbolos para essas propriedades:
      Nome do banco de dados da propriedade Nome da interface com o usuário da propriedade Observações
      WebService.Credential Nenhum RICOH ProcessDirector armazena a credencial ou o token do serviço web nessa propriedade.
      WebService.CurrentRequestTime Nenhum RICOH ProcessDirector configura o valor dessa propriedade no início do intervalo de varredura.
      WebService.LastSuccessRequestTime Guia Status: Hora da última solicitação bem-sucedida Quando o dispositivo de entrada se comunica com êxito com o aplicativo, RICOH ProcessDirector configura o valor dessa propriedade para corresponder ao valor da propriedade WebService.CurrentRequestTime. Uma comunicação bem-sucedida resulta em um código de resposta 200, mesmo se não houver dados recebidos que RICOH ProcessDirector possa usar para criar tarefas.

      Nesse exemplo, a carga inclui estes elementos: <Token>, <TimeRange>, <Start> e <End>. O valor de cada elemento é um símbolo:

      <Token>${WebService.Credential}</Token><TimeRange> <Start>${WebService.LastSuccessRequestTime}</Start> <End>${WebService.CurrentRequestTime}</End></TimeRange>

      O dispositivo de entrada resolve os símbolos quando executa varredura para entrada XML.

    3. Defina a propriedade SOAP request para a solicitação SOAP que RICOH ProcessDirector criou quando você importou o arquivo WSDL.
      Por exemplo, você deseja usar a solicitação SOAP GetOrdersByDate. Você anexou PrintShop aos nomes das solicitações SOAP ao importá-las. Selecione PrintShop-GetOrdersByDate.
    4. Selecione um valor para a propriedade Create job from response para especificar como o dispositivo de entrada cria tarefas a partir da entrada:
      • Para criar uma tarefa sempre que o dispositivo de entrada receber uma resposta, selecione Always.
      • Para examinar o XML na resposta e criar uma tarefa sempre que um elemento XML for encontrado, selecione Only when response pattern matches.
    5. Se você tiver selecionado Only when response pattern matches:
      • Defina a propriedade Response pattern to match para a expressão XPath que identifica o elemento XML que você deseja usar para cada tarefa.

        Por exemplo, pode-se ter uma tarefa para cada pedido e os dados na resposta contêm um elemento de pedido. Digite a expressão XPath que representa o elemento de pedido no XML.

      • Defina a propriedade Create child jobs para Yes se desejar criar tarefas filhas quando o dispositivo de entrada encontrar duas ou mais correspondências. O dispositivo de entrada também cria uma tarefa pai sem nenhum dado. Se o dispositivo de entrada encontrar uma correspondência, criará uma tarefa independente.
      • Defina a propriedade Create child jobs para No se desejar criar tarefas independentes, independentemente de quantas correspondências o dispositivo de entrada encontrar.
    6. Se o seu ambiente exigir um servidor proxy para se comunicar com serviços web, configure a propriedade Use proxy para o servidor proxy correto.
    7. Defina a propriedade Time zone offset para o deslocamento em horas entre Coordinated Universal Time (UTC) e o fuso horário usado pelo serviço web.
      Por exemplo, se o serviço web usar Pacific Standard Time, defina a propriedade para -8.
        Obs.:
      • Certifique-se de alterar essa propriedade quando um local que hospeda o serviço web alternar entre horário padrão e de verão. Caso contrário, ao perder ou ganhar uma hora, você poderá perder os dados que RICOH ProcessDirector usa para criar tarefas.
      • Se o serviço web usar UTC, insira 0 ou deixe o campo em branco.
  8. Na guia Autenticação, especifique os valores necessários para autenticar com o aplicativo.
    Para obter mais informações, consulte a tarefa relacionada sobre como autenticar com um serviço web SOAP.

    Se o aplicativo não exigir autenticação, deixe todas as propriedades da autenticação em branco.

  9. Opcional: Na guia Avançado, especifique todas as propriedades opcionais para o seu ambiente.
  10. Quando terminar, clique em OK.

Ao concluir a configuração de seus dispositivos de entrada, notificações e fluxos de trabalho, teste a troca de dados entre RICOH ProcessDirector e o aplicativo.

Exemplo

O dispositivo de entrada de serviço web REST RestfulWebServiceSample fornecido é semelhante a um dispositivo de entrada de serviço web SOAP. O recurso MarcomCentral Connect inclui um dispositivo de entrada de serviço web SOAP fornecido.