Configurando modelos de etapa para etapas externas que usam a linha de comandos ou os arquivos de controle

Utilize este processo para configurar um modelo de etapa para etapas externas que usam a linha de comando ou um arquivo de controle para transmitir parâmetros entre o RICOH ProcessDirector e o programa externo.
Para configurar um modelo de etapa para uma etapa externa:
  1. Clique na guia Fluxo de trabalho
  2. No painel esquerdo, clique em Modelos de etapa.
  3. Clique com o botão direito no modelo de etapa RunExternalProgram e selecione Copiar.
  4. Especifique um nome e uma descrição para o novo modelo de etapa.
  5. Clique Externo.
  6. Atualize a propriedade Comando externo.
    Esse é o comando real e quaisquer parâmetros de linha de comandos que o RICOH ProcessDirector emitir para executar o programa externo. A cadeia de comandos pode incluir uma notação simbólica do RICOH ProcessDirector:
    • Neste exemplo, o comando cp do Linux só copia o arquivo JobNumber.print.pdf do diretório de spool para a tarefa quando o arquivo de origem for mais novo que o arquivo de destino:
      cp -u ${getAbsoluteFileName(print, pdf, read)} /tmp/jobarchives
        Obs.:
      • ${getAbsoluteFileName(print, pdf, read)} é a fórmula do símbolo RICOH ProcessDirector que retorna o nome do arquivo impresso PDF no diretório spool. Se o arquivo impresso PDF não existir no diretório spool quando o programa for executado, ocorrerá um erro.
    • Neste exemplo, o programa externo myprogram lê o arquivo JobNumber.print.pdf do diretório spool e grava uma versão atualizada do arquivo no diretório spool utilizando redirecionamento:
      myprogram -i ${getFileName(print, pdf, read)} > ${getFileName(print, pdf, write)}
        Obs.:
      • ${getFileName(print, pdf, read)} é a fórmula do símbolo RICOH ProcessDirector que retorna o nome do arquivo impresso PDF no diretório spool. Se o arquivo impresso PDF não existir no diretório spool quando o programa externo for executado, o RICOH ProcessDirector retornará o nome do arquivo de entrada para a tarefa, que é JobNumber.print.unknown. Se esse arquivo não existir no diretório spool, ocorrerá um erro.
    • Neste exemplo, o programa externo auditstatistics lê o arquivo JobNumber.overrides.text a partir do diretório spool e grava um novo arquivo de estatísticas JobNumber.statistics.text no diretório spool:
      auditstatistics inputfile=${getFileName(overrides, text, read)} outputfile=${getFileName(statistics, text, write)}
    • Nesse exemplo, o programa externo line2afp utiliza um arquivo de parâmetro separado para o qual existe um arquivo de controle correspondente do RICOH ProcessDirector se o recurso suporte AFP estiver instalado. O arquivo de controle especifica um método do RICOH ProcessDirector que instrui o programa externo a gravar seu resultado no diretório de spool:
      line2afp parmdd=${getControlFileName()}
        Obs.:
      • ${getControlFileName()} é a fórmula de símbolo RICOH ProcessDirector que retorna o nome do arquivo de controle determinado. O RICOH ProcessDirector gera o arquivo de controle a partir do modelo de arquivo de controle especificado.
      • O arquivo de controle pode utilizar o método getChildFileName para retornar o nome de um arquivo filho para que o programa externo possa gravar um arquivo no subdiretório children no diretório spool. O programa externo deve gravar os nomes de arquivo dos arquivos de tarefa filha neste formato:
        JobNumber.UsageType.DataType.n,Job.JobType=WorkflowName
        WorkflowName ié o nome do fluxo de trabalho que a tarefa filho exige. O fluxo de trabalho deve existir e deve estar ativado.
      • Quando você adiciona uma etapa baseada no modelo de etapa RunExternalProgram a um fluxo de trabalho, as propriedades que exibem [Receber] nos padrões da tarefa mudam para refletir a verdadeira fase na qual a etapa é incluída.
    • Neste exemplo, a etapa externa utiliza o comando copy do Windows para gravar uma cópia do arquivo JobNumber.print.pdf do diretório spool em um diretório de arquivos no sistema Windows:
      copy ${getAbsoluteFileName(print,pdf,read)} d:\archive\pdf
        Obs.:
      • O sistema Windows deve ter o produto de base ou um servidor de aplicativo instalado. O servidor de aplicativo deve estar conectado com o servidor principal.
      • Especifique o diretório do Windows utilizando o formato nativo do Windows para o nome do diretório.
      • Utilize comandos nativos do Windows em vez de comandos SFU onde for apropriado; por exemplo, utilize o comando copy no lugar do comando cp. Nem todos os comandos SFU estão disponíveis em sistemas Windows.
      • Dependendo do comando, um diretório no sistema Windows não precisa existir. O comando pode criar o diretório no sistema Windows.
      • Certifique-se de ajustar o modelo de etapa para execução apenas em um servidor aplicativo do Windows. Devido aos diferentes formatos para nomes de diretórios no Linux, uma etapa baseada nesse modelo de etapa falhará se o RICOH ProcessDirector tentar executar a etapa em um sistema não Windows.
  7. Se você criou um modelo de arquivo de controle para usar com o programa externo, atualize a propriedade Modelo de arquivo de controle externo. Configure o valor para o local do diretório e o nome do modelo de arquivo de controle. Se o programa externo só receber seus parâmetros como argumentos de linha de comandos, exclua qualquer valor para esta propriedade.
  8. Atualize a propriedade Códigos de retorno válidos.
    Neste contexto, um código de retorno válido é qualquer código de retorno do programa externo que não requer ação do usuário. Separe números de códigos de retorno múltiplos utilizando vírgulas. Para qualquer código de retorno do programa externo que o valor dessa propriedade não inclua, o RICOH ProcessDirector moverá a tarefa ao estado de erro. Ele também emite uma mensagem no log para a tarefa para alertá-lo sobre um problema reportado pelo programa externo.

    Por exemplo, se o valor da propriedade de códigos de retorno válidos for 0,4 e o programa externo for concluído com um código de retorno 16, o RICOH ProcessDirector emitirá uma mensagem semelhante a esta:

    AIWI6073E External step cp /aiw/aiw1/spool/default/10000016/10000016.print.unknown /archive/directory concluiu com um código de retorno de 16, que está definido como um erro.

  9. Se a instalação tiver requisitos de idioma específicos, você também pode instruir o programa externo para retornar mensagens em um idioma que ele suporte. A lista da propriedade Idioma do programa externo lista os idiomas que o RICOH ProcessDirector suporta.
  10. Clique em OK.
  11. Atualize todas as configurações da guia Ajustes para executar a etapa nos computadores em que o programa externo está instalado.
  12. Clique com o botão direito no novo modelo de etapa e selecione Ativar.