Tipos de Objetos de Dados

Objetos de dados de imagem podem ser armazenados em inúmeros formatos diferentes, incluindo AFPC JPEG Subset, EPS, GIF, IOCA, PDF, PNG e TIFF. Esses tipos de imagens são independentes de dispositivos, portanto podem ser utilizados por sistemas diferentes e ainda serem interpretados de modo consistente.
  • AFPC JPEG Subset (JPEG)

    Arquivos AFPC (AFP Consortium) JPEG Subset, antes chamados de JPEG File Interchange Format (JFIF), são arquivos de imagem bitmap comprimidos pelo uso do Joint Photographic Experts Group (JPEG). Como resultado, arquivos AFPC JPEG Subset são comumente denominados arquivos JPEG. Arquivos JPEG costumam utilizar a extensão de arquivo .jpg, mas também utilizam .jpeg, .jpe, .jfif e .jif.

    A compactação JPEG exclui informações que considera desnecessárias das imagens ao convertê-las. Arquivos JPEG podem ter pequenas quantidades de compactação e ter grandes quantidades de compactação. Quanto mais uma imagem for compactada, mais informações serão perdidas. Se a imagem for compactada somente uma vez, provavelmente ela não apresentará nenhum efeito notável. No entanto, se a imagem for compactada e descompactada repetidamente, os efeitos da exclusão de informações se tornam notáveis.

    A compactação JPEG é comumente utilizada para fotografias, principalmente aquelas que são transmitidas ou exibidas em páginas da Web. A compactação deixa os arquivos pequenos o suficiente para serem transmitidos por uma rede com eficiência, mas deixa uma quantidade suficiente de informações que ainda mantém a página visualmente atraente.

  • Encapsulated PostScript (EPS)

    EPS é um formato de arquivo gráfico PostScript que segue convenções definidas pelo sistema Adobe. Arquivos suportam perfis ICC incorporados.

  • Graphics Interchange Format (GIF)

    Arquivos GIF são arquivos de imagem de mapa de bits limitados a uma paleta de 256 cores RGB. Devido ao intervalo de cores limitado que pode conter, o GIF não é um bom formato para reproduzir fotografias, mas geralmente é adequado para logotipos ou gráficos. Imagens GIF são amplamente utilizadas na Internet porque costumam ser menores que outros formatos de imagem. Arquivos GIF utilizam a extensão de arquivo .gif.

  • IOCA (Image Object Content Architecture)

    IOCA é uma arquitetura que fornece uma forma consistente para representar imagens, incluindo convenções e direções para o processamento e a troca de informações de imagens. A arquitetura define as informações de imagem independentemente de todos os objetos de dados e ambientes em que elas possam existir e utiliza termos de autoidentificação; cada campo contém uma descrição própria junto com seu conteúdo.

  • Portable Document Format (PDF)

    PDF é um formato de arquivo padrão desenvolvido pela Adobe Systems.

    Arquivos PDF podem ser utilizados e armazenados em vários sistemas operacionais e conter todos os dados de imagem e fonte necessários. Atributos de design em um PDF são mantidos em um único pacote compactado.

      Obs.:
    • Arquivos PDF de uma única página ou várias páginas podem ser utilizados como objetos de dados em tarefas de impressão AFP.
  • Portable Network Graphics (PNG)

    Arquivos PNG são arquivos bitmap que suportam cores indexadas, imagens baseadas em paletas com cores RGB de 24 bits ou RGBA de 32 bits, imagens em escala de cinza, um canal alfa opcional e compressão sem qualquer tipo de perda. O PNG é usado para transferir imagens pela Internet, mas não para imprimir gráficos. Arquivos PNG usam a extensão .png.

  • Tagged Image File Format (TIFF)

    Arquivos TIFF são arquivos de imagem de mapa de bits que incluem cabeçalhos para fornecer mais informações sobre a imagem. Arquivos TIFF utilizam as extensões de arquivo .tif ou .tiff.

    Arquivos TIFF suportam perfis ICC incorporados. Se um perfil ICC estiver integrado a um arquivo, as características do espaço de cores de entrada serão conhecidas sempre que o arquivo for utilizado; no entanto, os perfis aumentam o tamanho do arquivo. Quando salva um arquivo no formato TIFF, você pode utilizar vários algoritmos de compactação.

      Obs.:
    • Arquivos TIFF de uma única página ou várias páginas podem ser utilizados como objetos de dados em tarefas de impressão AFP.

Nem todas as impressoras suportam todos os tipos de objetos de dados.

Os perfis ICC incorporados em arquivos EPS, JPEG e TIFF contêm informações que uma impressora utiliza para converter as cores na imagem de um espaço de cores de entrada em um PCS (Profile Connection Space). O espaço de cores de entrada é um espaço padrão de mercado ou um espaço personalizado que descreve os recursos de reprodução de cores de um dispositivo, como um scanner, câmera digital, monitor ou impressora.