Intervalos do ponto de verificação

Para cada ponto de verificação definido pela política de serviço, a política de serviço especifica um intervalo de tempo. O intervalo é a quantidade de tempo que você espera uma tarefa concluir uma fase. O intervalo não inclui a duração estimada configurada para as etapas no fluxo de trabalho.

O intervalo para cada fase começa da hora de início do ponto de verificação, que é a mesma hora para todos os intervalos. A hora inicial do ponto de verificação é uma dessas horas:

  • A hora em que o último arquivo para uma tarefa chega no sistema (a hora de chegada do trabalho). Se tarefas-filhas forem criadas para a tarefa, elas terão a mesma hora de chegada da tarefa da tarefa-pai.
  • Uma hora inicial definida por RICOH ProcessDirector ou por um usuário autorizado (a Hora de chegada ajustada).
  • Uma hora inicial fixa especificada na política de serviço (a Hora inicial da política de serviço).

Por padrão, a hora de chegada ajustada é igual à hora de chegada da tarefa. O RICOH ProcessDirector pode definir uma nova hora de chegada ajustada:

  • O pode definir uma nova hora de chegada ajustada: Quando uma tarefa é atribuída a um novo fluxo de trabalho
  • Quando uma tarefa entra em uma determinada etapa
  • Quando uma tarefa é dividida ou misturada

Uma política de serviço pode especificar uma hora inicial fixa se todas as tarefas precisarem ser impressas por uma hora fixa. Por exemplo, se todas as tarefas devem ser impressas até 10h do próximo dia, a política de serviço especifica a hora inicial 10h e um intervalo de 24 horas para a Fase de impressão.

Quando uma política de serviço especifica uma hora inicial fixa, ela pode especificar um desses métodos de ajuste. O Método de ajuste informa ao RICOH ProcessDirector como ajustar a hora inicial do ponto de verificação. Os métodos de ajuste são:

  • Corte: A hora inicial do ponto de verificação depende se a hora de chegada ajustada é anterior ou posterior à hora inicial da política de serviço. Se a hora de chegada ajustada for:
    • Antes da hora inicial da política de serviço, a hora inicial do ponto de verificação será a hora inicial da política de serviço no mesmo dia da hora de chegada ajustada
    • Após a hora inicial da política de serviço, a hora inicial do ponto de verificação será a hora inicial da política de serviço no próximo dia
    Se a hora de chegada ajustada mudar, a hora inicial do ponto de verificação também pode mudar.
  • Início: A hora inicial do ponto de verificação é a hora inicial especificada na política de serviço no mesmo dia da hora de chegada ajustada.

Este diagrama mostra como a hora inicial do ponto de verificação nos intervalos de fases sucessivas se relacionam entre si. Observe que o intervalo para cada fase começa na mesma hora inicial do ponto de verificação, e não no fim da fase anterior. Portanto, o intervalo para cada fase inclui o tempo gasto para concluir todas as fases anteriores.

Hora inicial do ponto de verificação <- Intervalo para Receber-> Fim da fase Receber
Hora inicial do ponto de verificação <- Intervalo para Preparar-> Fim das fases Receber + Preparar
Hora inicial do ponto de verificação <--- Intervalo para Imprimir ---> Fim das fases Receber + Preparar + Imprimir
Hora inicial do ponto de verificação <---- Intervalo para Concluir----> Fim das fases Receber + Preparar + Imprimir + Concluir
Obs.: É possível alterar os nomes das fases para corresponderem melhor às funções realizadas na fase em questão.

Estes exemplos mostram horas iniciais de amostra e intervalos que uma política de serviço pode especificar quando utilizar diferentes métodos de ajuste.

Nenhum método de ajuste: neste exemplo, as tarefas devem ser impressas 4 horas após a hora de chegada ajustada. Como o método de ajuste é Nenhum, a hora inicial do ponto de verificação é igual à hora de chegada ajustada. Se a hora de chegada ajustada não tiver sido definida, será igual à hora em que a tarefa chegou ao sistema.

Hora inicial: não especificada
Método de ajuste: Nenhum
Intervalo para o ponto de verificação Receber: 20 minutos
Intervalo para o ponto de verificação Preparar: 2 horas
Intervalo para o ponto de verificação Imprimir: 4 horas
Hora de chegada do trabalho <- Intervalo para Receber = 20 minutos -> Chegada do trabalho + 20 minutos
Hora de chegada do trabalho <--- Intervalo para Preparar = 2 horas ---> Chegada do trabalho + 2 horas
Hora da chegada do trabalho <------ Intervalo para Imprimir = 4 horas ------> Chegada do trabalho + 4 horas

Método de ajuste Limite: nesse exemplo, as tarefas deverão ser impressas até 18h se a hora de chegada ajustada for 10h. Caso contrário, a tarefa deverá ser impressa até 18h no próximo dia. Como o método de ajuste é Limite, a hora inicial do ponto de verificação será a hora inicial (10h) no mesmo dia da hora de chegada ajustada ou no próximo dia.

Hora inicial: 10:00
Método de ajuste: Limite
Intervalo para o ponto de verificação Receber: 20 minutos
Intervalo para o ponto de verificação Preparar: 4 horas
Intervalo para o ponto de verificação Imprimir: 8 horas
10:00 <- Intervalo para Receber = 20 minutos -> 10:20
10:00 <------ Intervalo para Preparar = 4 horass ------> 14:00
10:00 <------------ Intervalo para Imprimir = 8 horas ------------> 18:00

Método de ajuste Início: nesse exemplo, as tarefas devem ser impressas até 16h no dia após a hora de chegada ajustada. Como o método de ajuste é Início, a hora inicial do ponto de verificação do ponto de verificação é a hora inicial (23h59) no mesmo dia da hora de chegada ajustada.

Hora inicial: 23:59
Método de ajuste: Início
Intervalo para o ponto de verificação Receber: 20 minutos
Intervalo para o ponto de verificação Preparar: 4 horas
Intervalo para o ponto de verificação Imprimir: 16 horas
23:59 <- Intervalo para receber = 20 minutos -> 00:19
23:59 <------ Intervalo para preparar = 4 horas ------> 03:59
23:59 <------------------ Intervalo para Imprimir = 16 horas ------------------> 15:59

Obs.: Nesses exemplos, cada política de serviço define um ponto de verificação final para a fase Imprimir e os pontos de verificação intermediários para as fases Receber e Preparar. Os pontos de verificação intermediários permitem localizar tarefas que estão atrasadas antes que percam seu ponto de verificação final. Por exemplo, se ocorrer um erro (como um erro de transformação) durante a fase Preparar, o RICOH ProcessDirector marcará a tarefa como atrasada quando perder o ponto de verificação Preparar. Se o operador corrigir o erro, a impressão da tarefa pode ser concluída no prazo.