Instalando o recurso de Servidor Secundário

Você pode instalar o recurso de servidor secundário do RICOH ProcessDirector em um sistema Linux em sua rede.
    Importante:
  • Não é necessário que os recursos Secundários do servidor tenham o mesmo nível de código que o produto base. No entanto, recomendamos verificar e atualizar o servidor secundário sempre que o servidor principal for atualizado. Para determinar o nível de código que está instalado em um dos computadores, digite este comando:
    • echo $AIW_VERSION
  • Antes de iniciar este procedimento, certifique-se de seguir as etapas em Preparação do computador primário.

Para instalar o recurso do Servidor Secundário em um sistema Linux:

  1. Efetue login como o usuário raiz.
      Importante:
    • Faça login como usuário com UID 0. Se você precisar fazer login como um usuário diferente, poderá usar sudo su - ou su - para se tornar o usuário raiz. Contudo, não utilize o comando sudo ou su de nenhuma outra forma para se tornar o usuário raiz.
  2. Certifique-se de que /etc/hosts neste computador tenha uma entrada para seu endereço IP e para o nome qualificado do host.
  3. Desative qualquer software antivírus em execução no sistema.

    Durante o processo de instalação, vários arquivos (arquivos ZIP, JAR e EPK) são copiados para o seu servidor. Em seguida, o conteúdo é extraído e movido para os diretórios corretos no seu sistema. As ferramentas antivírus geralmente bloqueiam e verificam os arquivos extraídos de arquivos.

    Embora o processo de bloqueio e verificação seja geralmente rápido, o programa de instalação é executado mais rapidamente. Se o instalador tentar descompactar e mover arquivos antes da conclusão da verificação, ocorrerão erros de instalação que podem ser difíceis de reparar. A desativação do software antivírus durante o processo de instalação evita esses tipos de erros.

  4. Configure exceções no seu software antivírus.

    Se não for possível desativar totalmente o software antivírus, excluir alguns diretórios das verificações pode reduzir a possibilidade de erros de instalação. Além disso, a maioria dos softwares antivírus afeta a função dos bancos de dados. O software antivírus coloca em quarentena os arquivos que os bancos de dados usam, o que causa erros de operação. A configuração dessas exclusões agora evita esses erros após a instalação do RICOH ProcessDirector.

    Configure exceções para esses caminhos:

    • /aiw/aiw1
    • /opt/infoprint/ippd
    • /var/psf
  5. Abra uma linha de comando e digite este comando para verificar se você está no diretório raiz:
    • cd /
  6. Insira o DVD do recurso de servidor secundário do RICOH ProcessDirector.
  7. Para determinar o nome do ponto de montagem, digite:
    • ls /media
    Em alguns sistemas, o nome do ponto de montagem é igual ao nome do DVD.
      Obs.:
    • Se você estiver utilizando um sistema Red Hat Linux, a unidade poderá ser montada automaticamente. No entanto, as unidades que são montadas automaticamente nesses sistemas são configuradas de forma que você não possa executar programas a partir da mídia. Você deve desmontar a unidade e montá-la novamente com a opção exec para poder continuar. Você pode utilizar este comando:
      • mount -t iso9660 -o remount, exec <mount_point>
      Você deve remontar a unidade para cada DVD que inserir.
  8. Monte a unidade, se necessário. Digite:
    • mount /media/mount_point
  9. Altere os diretórios para que você veja o conteúdo do DVD. Digite estes comandos:
    • cd /media/mount_point
    • ls
    Você verá vários scripts e diretórios, incluindo um script chamado setup.
  10. Para iniciar o instalador, insira: ./setup IPPDs

    O instalador é iniciado e exibe a tela de Introdução. Selecione o idioma apropriado para o instalador utilizar e clique em OK.

      Obs.:
    • Se o sistema operacional do computador for um sistema operacional derivado do Red Hat suportado e seu idioma for japonês, chinês simplificado ou chinês tradicional, selecione Inglês no menu suspenso de idiomas. Os caracteres japoneses, chineses simplificados e chineses tradicionais não são exibidos corretamente durante uma instalação do Red Hat do RICOH ProcessDirector.
  11. Siga as instruções do instalador.

    O instalador confirmará muitos dos pré-requisitos do sistema. Se ele encontrar problemas, os listará para você. Você não poderá proceder até corrigi-los. Depois de corrigi-los, confirme os pré-requisitos novamente voltando para a janela Confirmação de Pré-requisitos. Clique em Voltar no instalador ou digite voltar no modo de console e, em seguida, continue com o instalador.

      Importante:
    • Após verificar a todos os pré-requisitos, clique em Cancelar para alterar uma entrada anterior e iniciar o processo de instalação novamente. Clicar no botão Anterior, por vezes, causa problemas.

  12. Revise e aceite os contratos de licença e de manutenção.
  13. Digite o nome do host ou o endereço IP totalmente qualificado do computador principal e verifique-o.
  14. Digite o nome do usuário do sistema RICOH ProcessDirector que você utilizou no computador principal. O usuário do sistema padrão é aiw1.
      Obs.:
    • Todas as IDs de usuário e nomes de grupo do sistema operacional Linux devem ter de 1 a 8 caracteres devido a uma restrição no DB2. Você não pode criar um ID de usuário que inclua caracteres internacionais (como á, É, î, ñ, ô, ß) ou caracteres de byte duplo. Essa limitação só se aplica se você usar o DB2 como o seu banco de dados.

    Se o instalador determinar que o usuário já existe no sistema, ele perguntará se você quer utilizá-lo. Se você não criou o usuário, escolha Não e insira outro nome. Se o instalador não localizar o usuário no sistema, o irá criá-lo.

    Não marque a caixa de seleção para Usar arquivo de atualização do sistema de outro computador.

  15. Digite os valores que você utilizou no computador principal para:
    • O grupo de segurança a usar como o grupo principal para o usuário do sistema
    • O número UID para o usuário
    • O número GID para o grupo
    • O diretório base para o usuário do sistema

    Os valores padrão são mostrados no instalador.

    Se você criou o usuário e o grupo antes de iniciar o instalador, o sistema não solicitará esses valores.

  16. Insira a mesma senha utilizada para o usuário do sistema no computador principal duas vezes. Lembre-se dessa senha; ela será necessária quando você precisar efetuar login como usuário do sistema. Se você criou o usuário antes de iniciar o instalador, não será solicitada a senha.
  17. Escolha o idioma que o usuário do sistema utilizará. Esse idioma determina o idioma utilizado para algumas mensagens, mesmo se você definir outro idioma para o navegador da interface do usuário.
  18. Revise o resumo de pré-instalação e clique em Instalar para iniciar a instalação.
    A janela final exibe a URL para acessar a interface com o usuário neste formato, em que hostname é o nome do host do computador principal:
    • http://hostname:15080/pd
  19. Clique em Concluído para concluir a instalação.
    O servidor secundário inicia automaticamente.
  20. Na linha de comando, digite este comando para voltar ao diretório raiz:
    • cd /
  21. Se você instalou de um DVD, ejete o disco.
  22. Reinicialize o sistema.
      Obs.:
    • Se você tiver um mecanismo de recuperação automatizado para interrupções do sistema, desative-o antes de reinicializar.
  23. Para verificar se o servidor secundário está em execução, digite este comando na linha de comandos:
    • ps -ef | grep Instance
    Você verá uma instrução de instância como:
    • java com.ibm.aiw.instance.SecondaryInstance nome do host

    Se o software não estiver em execução, visualize os logs de instalação no diretório /opt/infoprint/ippd/logs. Se isso não resolver o problema, entre em contato como o suporte ao cliente.

  24. Para verificar se o servidor secundário está conectado ao servidor principal, faça login na interface do usuário do RICOH ProcessDirector e clique em Administração Objetos Servidores para verificar se a coluna Status de conexão contém Conectado.
Quando seu servidor secundário estiver em execução, você deve determinar como ele será utilizado e alterar as propriedades de alguns objetos de acordo. Por exemplo:
  • Quais impressoras e dispositivos de entrada você quer que o servidor secundário gerencie?

    Crie ou modifique esses dispositivos para que o servidor secundário seja listado como seu Servidor pai.

  • Quais modelos de etapa podem ser executados neste servidor secundário?

    Ajuste esses modelos de etapa para que eles possam ser executados neste servidor secundário.

  • Quais programas externos neste computador secundário podem ser acessados utilizando uma etapa externa?

    Configure o programa externo e configure uma etapa baseada no modelo de etapa RunExternalProgram para que ela utilize esse programa.