Instalando o Produto Base

Antes de começar, verifique se você tem todos os pré-requisitos para a sua configuração, conforme listados em Planejamento para a instalação e em Preparando o computador principal para instalação.

    Obs.:
  • Em sistemas operacionais derivados do Red Hat, as unidades de CD e DVD são configuradas para montagem automática. No entanto, unidades que são montadas automaticamente são frequentemente definidas para que você não possa executar programas a partir da mídia, incluindo programas de instalação. Você deve desmontar a unidade e montá-la novamente para poder iniciar o programa de instalação. Você deve remontar a unidade para cada CD ou DVD que inserir.
  • Durante a instalação, os arquivos de licença do RICOH ProcessDirector são copiados para o diretório /opt/infoprint/ippd/base/license.
  • As instruções de instalação descrevem como instalar com um monitor gráfico. Se não for possível executar o programa de instalação em modo gráfico, utilize o modo de console para instalar com um programa de instalação com base em texto. Para iniciar o instalador em modo de console, insira -console no comando depois da palavra setup. Por exemplo, para instalar o produto de base, digite:
    • ./setup -console

    Para usar o instalador em modo de console:

    • Pressione Enter para ir para a tela seguinte.
    • Digite back para retornar à tela anterior.
    • Digite quit para sair do instalador.

Para instalar o produto base:
  1. Efetue login como o usuário raiz.
      Importante:
    • Faça login como usuário com UID 0. Se você precisar fazer login como um usuário diferente, poderá usar sudo su - ou su - para se tornar o usuário raiz. Contudo, não utilize o comando sudo ou su de nenhuma outra forma para se tornar o usuário raiz.
  2. Abra uma linha de comando e digite este comando para verificar se você está no diretório raiz:
    • cd /
  3. Insira o DVD do produto de base na unidade.
  4. Para determinar o nome do ponto de montagem, digite:
    • ls /media
    Em alguns sistemas, o nome do ponto de montagem é o mesmo nome do CD ou do DVD.
      Obs.:
    • Se você estiver usando um sistema Red Hat, CentOS ou Rocky Linux, a unidade pode ser montada automaticamente. No entanto, as unidades que são montadas automaticamente nesses sistemas são configuradas de forma que você não possa executar programas a partir da mídia. Você deve desmontar a unidade e montá-la novamente com a opção exec para poder continuar. Você pode utilizar este comando:

      mount -t iso9660 -o remount, exec <mount_point>

      Você deve remontar a unidade para cada CD ou DVD que inserir.

  5. Monte a unidade, se necessário. Digite:
    • mount /media/mount_point
  6. Altere os diretórios para que você veja o conteúdo do DVD. Digite estes comandos:
    • cd /media/mount_point
    • ls
    Você verá vários scripts e diretórios, incluindo um script chamado setup.
  7. Para iniciar o instalador, insira: ./setup

    O instalador é iniciado e exibe a tela de Introdução. Selecione o idioma apropriado para o instalador utilizar e clique em OK.

      Obs.:
    • Se o sistema operacional do computador for um sistema operacional derivado do Red Hat suportado e seu idioma for japonês, chinês simplificado ou chinês tradicional, selecione Inglês no menu suspenso de idiomas. Os caracteres japoneses, chineses simplificados e chineses tradicionais não são exibidos corretamente durante uma instalação do Red Hat do RICOH ProcessDirector.
  8. Siga as instruções do instalador.

    O instalador confirmará muitos dos pré-requisitos do sistema. Se ele encontrar problemas, os listará para você. Você não poderá proceder até corrigi-los. Depois de corrigi-los, confirme os pré-requisitos novamente voltando para a janela Confirmação de Pré-requisitos. Clique em Voltar no instalador ou digite voltar no modo de console e, em seguida, continue com o instalador.

      Importante:
    • Após verificar a todos os pré-requisitos, clique em Cancelar para alterar uma entrada anterior e iniciar o processo de instalação novamente. Clicar no botão Anterior, por vezes, causa problemas.

  9. Revise e aceite os contratos de licença e de manutenção.
  10. Você pode escolher o nome que deseja utilizar para o usuário do sistema RICOH ProcessDirector ou utilizar o nome-padrão. Esse é o usuário com o qual o RICOH ProcessDirector é executado. O usuário do sistema padrão é aiw1.
      Obs.:
    • Todas as IDs de usuário e nomes de grupo do sistema operacional Linux devem ter de 1 a 8 caracteres devido a uma restrição no DB2. Você não pode criar um ID de usuário que inclua caracteres internacionais (como á, É, î, ñ, ô, ß) ou caracteres de byte duplo.

    Digite um nome para o usuário. Se o instalador determinar que o usuário já existe no sistema, ele perguntará se você quer utilizá-lo. Se você não criou o usuário, escolha Não e insira outro nome. Se o instalador não localizar o usuário no sistema, o irá criá-lo.

  11. Digite o grupo de segurança a ser utilizado como o grupo principal para o usuário do sistema, os números de UID e GID do usuário e do grupo e o diretório inicial para o usuário do sistema. Os valores padrão serão mostrados no instalador, mas você poderá alterá-los.
    Se você criou o usuário e o grupo antes de iniciar o instalador, o sistema não solicitará esses valores.
  12. Escolha uma senha para o usuário do sistema e digite-a duas vezes. Lembre-se dessa senha; ela será necessária quando você precisar efetuar login como usuário do sistema. Se você criou o usuário antes de iniciar o instalador, não será solicitada a senha.
  13. Escolha o idioma que o usuário do sistema utilizará. Esse idioma determina o idioma utilizado para algumas mensagens, mesmo se você definir outro idioma para o navegador da interface do usuário.
  14. Escolha o banco de dados que você deseja utilizar com o RICOH ProcessDirector.
  15. Se você optar por instalar o RICOH ProcessDirector com o PostgreSQL, prossiga para a etapa .
  16. Se você optar por usar o IBM DB2, selecione uma destas opções:
    • IBM DB2 incluído com o RICOH ProcessDirector
    • IBM DB2 instalado neste servidor
    • IBM DB2 instalado em um servidor diferente
  17. Se você escolher o IBM DB2 incluído com o RICOH ProcessDirector:
    1. Clique em Avançar.
    2. Na janela seguinte, clique em Escolher para selecionar o local da mídia de instalação.
    3. Na caixa de diálogo Selecionar uma pasta, selecione a pasta ou ponto de montagem da mídia de instalação do DB2 e clique em Selecionar.
    4. Clique em Avançar para continuar a instalação.
    Se o caminho estiver incorreto ou o instalador do DB2 não for localizado, clique em Anterior para voltar ou em Avançar ou Cancelar para sair da instalação.
  18. Se você escolher DB2 instalado em outro servidor, a próxima janela mostrará qualquer cliente DB2 instalado no sistema. Escolha a que você deseja utilizar.
    1. Digite os valores para os usuários e grupos exigidos pelo DB2, juntamente com qualquer outra informação de instância solicitada.
      Os usuários e grupos variam de acordo com a configuração do DB2 utilizada:
      • A versão RICOH ProcessDirector do DB2 requer um usuário de instância, um usuário fenced e seus grupos correspondentes.
      • Uma cópia separada do DB2 instalado no mesmo computador que o produto base requer um usuário de instância, um usuário fenced e seus grupos correspondentes.
      • Uma cópia separada do DB2 instalado em outro computador requer um usuário de instância e um grupo para o cliente DB2 no computador primário, e um usuário de instância, um usuário fenced e seus grupos correspondentes para o servidor DB2 no outro computador.

        Você criou esses usuários e grupos quando instalou e configurou o cliente DB2 e o servidor em Instalando e configurando sua própria cópia de DB2 em um computador diferente.

        Obs.:
      • Todas as IDs de usuário e nomes de grupo do sistema operacional Linux devem ter de 1 a 8 caracteres devido a uma restrição no DB2. Você não pode criar um ID de usuário que inclua caracteres internacionais (como á, É, î, ñ, ô, ß) ou caracteres de byte duplo.

      Se você criou os usuários e grupos antes de iniciar o instalador, verifique se usou os valores corretos.

  19. Revise o resumo de pré-instalação e clique em Instalar para iniciar a instalação.
  20. Clique em Concluído para concluir a instalação.
  21. Na linha de comando, digite este comando para voltar ao diretório raiz:
    • cd /
  22. Se você tiver instalado a partir de um DVD, ejete-o.
  23. Se você vir mensagens de erro, consulte os logs de instalação no diretório /opt/infoprint/ippd/logs/installer e entre em contato com o Suporte ao Software.
  24. Reinicialize o sistema.
    Se você estiver atualizando para a versão atual, consulte Fazer a atualização no mesmo computador.
  25. Continue com Fazendo login pela primeira vez.
      Obs.:
    • Seu software é instalado no modo de avaliação. A licença de avaliação expira após 60 dias. Para obter mais informações sobre como obter e instalar chaves de licença, consulte Baixando e instalando chaves de licença