Configurando prazos para tarefas
Definir um prazo para uma tarefa é diferente de definir uma etapa de modelo do SLA. Se a etapa de modelo do SLA não for concluída no tempo especificado, o resultado do SLA é alterado pra Perdido e não pode ser zerado para a tarefa. Os prazos são usados para rastrear o progresso de uma tarefa e para resultados de relatórios. Se você deseja monitorar o progresso em pontos diferentes em um fluxo de trabalho, é possível definir vários prazos para a mesma tarefa. O resultado do prazo reflete o resultado do prazo mais recente e é zerado sempre que um novo prazo é definido. Por exemplo, defina um prazo de 3:00 para concluir a etapa de impressão e 5:00 para concluir a etapa de inserção. Em algum momento, uma tarefa perde o prazo de impressão por 5 minutos, mas ainda cumpre com o prazo de inserção. O valor final da propriedade do resultado do prazo é obtido mesmo que um prazo anterior (para impressão) tenha sido perdido.
Se escolher uma etapa de modelo do SLA e um prazo definido por uma etapa SetDeadline no mesmo fluxo de trabalho, recomendamos que você selecione a mesma etapa para a etapa de modelo do SLA e a última etapa do prazo. Com essa configuração, é possível rastrear a etapa do prazo para dar aos operadores tempo para recuperar a tarefa se atrasar e, também, registrar o resultado do SLA final da tarefa.
Você deve decidir quantas etapas SetDeadline são necessárias e onde colocá-las em seu fluxo de trabalho. Um fluxo de trabalho pode ter vários prazos, mas apenas um prazo fica ativo para uma tarefa a qualquer momento quando a tarefa é movida no fluxo de trabalho.
Períodos sem serviço não estão incluídos ao calcular o tempo de conclusão previsto, mas são usados para definir o resultado do SLA.
- Obs.:
- A ação Alterar prazo permite definir ou alterar um prazo para uma tarefa mesmo que o fluxo de trabalho não tenha uma etapa SetDeadline.
- Clique na guia Fluxo de trabalho
- Clique no nome do fluxo de trabalho.
- Opcional: Desative o fluxo de trabalho clicando no botão à esquerda do nome do fluxo de trabalho.
Se você não desativar o fluxo de trabalho ao editá-lo, tarefas que usam esse fluxo de trabalho continuarão avançando pelas etapas. Quando você salvar, o fluxo de trabalho será momentaneamente desativado e, em seguida, ativado novamente. As tarefas que estão sendo processadas no fluxo de trabalho podem apresentar um erro.
- No editor de fluxo de trabalho, clique em Modelos de etapa no canto superior direito da janela.
- Selecione o modelo de etapa SetDeadline e arraste-o para o editor de fluxo de trabalho. Coloque a etapa no ponto em que deseja.Lembre-se destas considerações:
- Se você quiser definir um prazo logo que uma tarefa entra no fluxo de trabalho, coloque a etapa próxima ao início do fluxo de trabalho, por exemplo, após a etapa DetectInputDataStream.
- Se você quiser definir um prazo que comece quando uma etapa processa uma tarefa, coloque a etapa SetDeadline antes da etapa que processa a tarefa. Faça com que o prazo seja relacionado à propriedade Hora atual.
- Se o fluxo de trabalho processar tarefas-filhas e você quiser que elas herdem o prazo da tarefa-pai, verifique se todas as tarefas-filhas são processadas pela etapa SetDeadline que define o valor da propriedade Herdar prazo da tarefa-pai como Sim.
- Para fluxos de trabalho condicionais, é possível criar conectores com regras de processamento condicionais que comparam as propriedades Prazo, Etapa de prazo, Resultado do prazo e Resultado previsto a valores especificados. Se você quiser que o RICOH ProcessDirector avalie essas condições para as tarefas do fluxo de trabalho, as tarefas deverão concluir uma etapa SetDeadline antes de chegarem aos conectores.
- Clique com o botão direito na nova etapa SetDeadline e selecione Propriedades.
- Clique em Prazo. Execute estas etapas:
- Defina a propriedade Etapa do prazo selecionando a etapa que uma tarefa precisa concluir para atender seu prazo.Por exemplo, se a tarefa tiver que ser impressa por um determinado período para atender seu prazo, selecione a etapa PrintJobs.
- Defina a propriedade Data do prazo que especifica as configurações usadas para definir a data para o prazo.Se selecionar Relativo ao valor da propriedade, você poderá selecionar qualquer propriedade que tenha registro de data e hora para um valor. Especifique um deslocamento para o registro de data e hora a fim de definir a hora do prazo. A propriedade que você selecionar deve ter um valor de registro de data e hora definido quando a etapa SetDeadline é executada. Até que um valor de registro de data e hora seja configurado para a propriedade, o RICOH ProcessDirector não poderá informar se uma tarefa está programada para cumprir seu prazo.
- Importante:
- Não selecione a propriedade Prazo.
- Defina as propriedades que especificam a hora do prazo.
- Defina a propriedade Herdar prazo da tarefa-pai para especificar se uma tarefa-filha herda um prazo de sua tarefa-pai.
- Se um fluxo de trabalho tiver duas ou mais etapas SetDeadline, defina a propriedade Substituir prazo existente.Se você definir essa propriedade como Sim, o prazo definido por essa etapa substituirá um prazo existente definido por outra etapa SetDeadline. Se você definir a propriedade como Não, o fluxo de trabalho não definirá esse prazo se outro prazo estiver ativo.
- Obs.:
- A configuração dessa propriedade como Não é útil em um fluxo de trabalho condicional quando as etapas de um desvio chegam à etapa SetDeadline com um prazo já definido, e as etapas de outro desvio chegam à etapa SetDeadline sem um prazo.
- Quando terminar, clique em OK.
- Defina a propriedade Etapa do prazo selecionando a etapa que uma tarefa precisa concluir para atender seu prazo.
- Repita essas etapas para cada etapa SetDeadline que você colocar no fluxo de trabalho.
- Salve e habilite o fluxo de trabalho.