Criando um fluxo de trabalho

RICOH ProcessDirector oferece vários fluxos de trabalho de amostra. Para criar um fluxo de trabalho, você pode modificar um desses fluxos de trabalho ou, para criar um fluxo de trabalho que seja similar a um fluxo de trabalho existente, você pode copiar o fluxo de trabalho existente e editá-lo. Além disso, é possível criar um novo fluxo de trabalho que tenha apenas duas etapas, SetJobPropsFromTextFile e RemoveJobs, com um conector entre elas.

Nós recomendamos que você planeje seu fluxo de trabalho antes de criá-lo. Determine por quais etapas de processamento as tarefas passam e verifique se os modelos de etapas necessários para criar essas etapas existem. Se nenhum dos modelos de etapa que você precisa não existir, crie-o antes de criar o fluxo de trabalho.

Para criar um fluxo de trabalho correspondente às etapas de processamento pelas quais as suas tarefas passam, você pode adicionar etapas às fases de processamento na ordem em que você deseja que o RICOH ProcessDirector as faça.

As cadeias de etapas devem ter um ponto de entrada, uma única etapa no início da cadeia de etapas que todos os trabalhos processam. Eles podem, no entanto, ter vários endpoints, ou etapas sem conector de saída. Quando uma cadeia de etapas é colocada em um fluxo de trabalho, ela pode ser conectada a uma ou mais etapas para trabalhos que entram e saem da cadeia de etapas. Se a cadeia de passos tiver vários endpoints, todos os endpoints continuarão processando seguindo o conector de saída. Se houver vários conectores de saída, cada endpoint é avaliado contra os conectores seguindo a ordem de execução e o trabalho prossegue pelo caminho correto.

    Obs.:
  • É altamente recomendável que todos os fluxos de trabalho comecem com uma etapa SetJobPropsFromTextFile e terminem com uma etapa RemoveJobs.
  • Quando elas são adicionadas a um fluxo de trabalho, as cadeias de etapas são tratadas como etapas. Em todas as ações abaixo, as referências às etapas também se aplicam às cadeias de etapas.
  • Se os arquivos para fluxo de dados não suportados pelo fluxo de trabalho podem entrar no fluxo de trabalho, recomendamos as melhores práticas:
    • Inclua uma etapa DetectInputDataStream após a etapa SetJobPropsFromTextFile.
    • Após a etapa DetectInputDataStream, adicione uma ramificação com 1 etapa: FailWithMessage. Defina o valor da propriedade Mensagem de falha para Unexpected datastream encountered. No conector da etapa DetectInputDataStream à próxima etapa no fluxo de trabalho, defina uma regra de processamento condicional que defina fluxo de dados de entrada. Por exemplo, especifique que a propriedade Fluxo de dados de entrada é igual a PDF.
Para criar um fluxo de trabalho:
  1. Clique na guia Fluxo de trabalho
  2. No painel esquerdo, clique em Fluxos de trabalho.
  3. Clique com o botão direito em um fluxo de trabalho que deseja usar como um modelo e selecione Copiar.
      Obs.:
    • Se quiser começar com um fluxo de trabalho de duas etapas, SetJobPropsFromTextFile e RemoveJobs, com um conector entre elas, clique em Incluir.
  4. Nomeie a cópia do fluxo de trabalho, preencha ou edite os outros valores necessários e clique em Continuar.
    Você vê as etapas do fluxo de trabalho no editor de fluxo de trabalho.
  5. Analise as etapas de cada fase do fluxo de trabalho.
    As fases de processamento padrão do produto de base são Receber, Preparar, Imprimir e Concluir. Alguns recursos incluem outras fases, como Montar ou Inserir.
      Obs.:
    • Os nomes de fase padrão podem ser alterados para se adequar às funções realizadas na fase em questão.
  6. Exclua quaisquer etapas que não são necessárias. Selecione a etapa e pressione a tecla Excluir ou clique com o botão direito do mouse na etapa e selecione Excluir.
  7. Adicione cada nova etapa ou cadeia de etapas:
    1. Para adicionar uma etapa, clique em Modelos de etapa no canto superior direito do editor de fluxo de trabalho; para adicionar uma cadeia de etapas, clique em Cadeias de etapas no canto superior direito do editor de fluxo de trabalho.
        Obs.:
      • Para incluir um modelo de etapa ou uma cadeira de etapas na sua lista de favoritos, clique na estrela cinza próxima do item. Ele ficará azul.
      • Para ver apenas seus modelos de etapas ou cadeias de etapas favoritos, clique na estrela na linha de cabeçalho da tabela.
    2. Clique em um modelo de etapa ou cadeia de etapas e arraste-o para o editor de fluxo de trabalho. Coloque a etapa no ponto em que deseja. Se você adicionar uma etapa em um conector, o conector se dividirá em dois, um da fonte para a nova etapa e outro para a etapa de destino. A ordem de execução dos conectores da fonte original é preservada nos novos conectores.
      • Se você soltar a etapa em cima de um conector, o conector se dividirá em duas partes e a etapa será incluída no fluxo de trabalho nesse ponto.
      • Se você soltar uma etapa diretamente em cima de outra etapa, a etapa solta substituirá a etapa existente depois que você confirmar essa ação. A etapa existente é removida do fluxo de trabalho.
      • Para adicionar outra instância de uma etapa existente no fluxo de trabalho, clique nela com o botão direito do mouse e selecione Copiar. Posicione seu mouse onde você deseja colocar a etapa, clique com o botão direito do mouse e selecione Colar.
        Obs.:
      • Você pode usar o mesmo nome para mais de uma etapa.

        Quando você adiciona uma etapa com o mesmo nome como uma etapa na mesma fase de processamento, o RICOH ProcessDirector atribui a nova etapa um valor de propriedade Identificador da etapa. O valor tem um número no final do nome da etapa, por exemplo, AssignJobValues2.

        Cada vez que você adiciona outra etapa com o mesmo nome na mesma fase, RICOH ProcessDirector incrementa o número em um, por exemplo, AssignJobValues3. Você vê o valor da propriedade Identificador da etapa na etapa e nos blocos de notas de propriedades da tarefa, mensagens e logs do sistema.

  8. Conecte as etapas:
    1. Passe o mouse sobre a borda da etapa que envia tarefas para a nova etapa. Clique e mantenha uma seção destacada () para fazer o conector aparecer.
    2. Arraste o conector para a etapa que recebe tarefas da nova etapa e solte o botão do mouse.
        Obs.:
      • Você pode fixar o conector na parte superior, na parte inferior, de cada lado da etapa ou soltar no centro do círculo.
        Importante:
      • Se uma etapa utilizar um processamento condicional, o RICOH ProcessDirector utilizará os valores especificados na propriedade Ordem de execução de cada conector para determinar o conector a ser tentado em primeiro lugar.

        Se uma etapa enviar tarefas para três etapas diferentes, o RICOH ProcessDirector tentará, primeiramente, enviar cada tarefa através do conector com um valor 1 de Ordem de execução. Se uma tarefa não atender as condições desse conector, o RICOH ProcessDirector tentará enviar a tarefa através do conector com um valor 2 de Ordem de execução. Se uma tarefa também não atender a essas condições, o RICOH ProcessDirector tentará enviar a tarefa através do conector seguinte na ordem de execução.

        Se o conector processar todas as tarefas que não atendem às condições especificadas pelos outros conectores, certifique-se de que o conector apresente o valor mais alto de Ordem de execução.

  9. Opcional: Para alterar o layout das etapas, clique em uma etapa e arraste-a para uma nova posição no Editor de Fluxo de Trabalho. Os conectores se reposicionam á medida que a etapa se move.
  10. Opcional: Para alterar a ordem das etapas, clique na ponta da seta em um conector e mova-a para uma etapa diferente. Repita até que todos os conectores sigam a nova rota através das suas etapas. Em seguida, reorganize as etapas no Editor de Fluxo de Trabalho para corresponder à progressão das etapas.
  11. Opcional: Para selecionar um conjunto de etapas contíguas, pressione e segure a tecla Shift e arraste o mouse para desenhar uma caixa ao redor das etapas que você deseja selecionar. Solte o botão do mouse.

    Para selecionar um conjunto de etapas que não sejam contíguas, pressione e segure a tecla Ctrl. Enquanto segura a tecla Ctrl, clique nas etapas que você deseja selecionar.

    • Para salvar um grupo selecionado de etapas conectadas como uma cadeia de etapas, clique com o botão direito do mouse na área destacada e selecione Salvar como cadeia de etapas.
    • Para mover o grupo selecionado, pressione o botão esquerdo do mouse dentro da caixa e arraste o grupo para onde você deseja colocá-lo e solte o botão do mouse.
    • Para excluir o grupo selecionado, pressione a tecla Excluir ou clique com o botão direito do mouse dentro da caixa para abrir o menu de contexto e selecione Excluir.
  12. Especifique os valores de propriedade de cada etapa:
    1. Clique com o botão direito na etapa e selecione Propriedades.
    2. Em cada guia no bloco de notas de propriedades, preencha ou edite valores para todas as propriedades necessárias.
      Um asterisco, *, indica que uma propriedade é necessária.
    3. Preencha ou edite valores para todas as propriedades opcionais que pretende utilizar.
      Você também pode especificar valores padrão para as propriedades da tarefa sem editar cada etapa, usando a ação Administrar padrões da tarefa. Clique com o botão direito do mouse no editor de fluxo de trabalho e selecione Gerenciar padrões da tarefa.
    4. Quando terminar, clique em OK.
        Obs.:
      • RICOH ProcessDirector lembra os valores que você insere para cada etapa, mas não os salva até que você salve o fluxo de trabalho.
  13. Se uma etapa enviar tarefas para várias etapas, clique com o botão direito em cada conector da etapa de envio para a etapa de recebimento e selecione Propriedades. Especifique uma regra de processamento condicional para o conector e clique em OK.
  14. Salve o fluxo de trabalho selecionando Salvar fluxo de trabalho no menu Mais à esquerda do nome do fluxo de trabalho. Você pode salvar um fluxo de trabalho incompleto.
  15. Quando você estiver pronto para usar o fluxo de trabalho, ative-o selecionando Ativar fluxo de trabalho no menu Mais à esquerda do nome do fluxo de trabalho.
    RICOH ProcessDirector valida o fluxo de trabalho quando você o ativa. Para ser válido, apenas uma etapa deve iniciar o fluxo de trabalho. Esta etapa não recebe tarefas de outras etapas. Todas as outras etapas devem ter conexões por meio das quais recebem tarefas.
      Obs.:
    • Alerta (Ícone Alerta) ícones mostram as etapas que não atendem aos requisitos.