Objetivos de renderização

As intenções de renderização indicam o que você deseja que uma impressora faça com cores que estejam fora de sua gama.

Perfis ICC suportam estes objetivos de renderização:

  • Percepção

    Se uma imagem incluir cores que estejam fora da gama da impressora, a impressora ajustará todas as cores na imagem, mesmo as que já estejam na gama da impressora, para que estejam todas na gama e para que mantenham seus relacionamentos de cores entre si. O resultado é uma imagem visualmente agradável, mas não é colorimetricamente preciso. A intenção de renderização de percepção é útil para reprodução geral de imagens, especialmente fotografias.

  • Saturação

    Se uma tarefa de impressão incluir cores que estejam fora da gama da impressora, a impressora substituirá a cor que está fora da gama pela mais próxima na gama. Também ajustará as cores na gama para que fiquem mais vívidas. A saturação é a intenção de renderização menos utilizada, mas é útil para gráficos comerciais, como imagens que contenham gráficos ou diagramas.

  • Colorimétrico relativo

    Se uma tarefa de impressão incluir cores que estejam fora da gama, a impressora substituirá a cor mais próxima na gama; as cores na gama não são ajustadas. As cores impressas em papéis com diferentes pontos brancos de mídia podem não corresponder visualmente. O ponto branco de mídia é a cor do papel em que a tarefa de impressão é impressa. Por exemplo, se você imprimir uma imagem em papel branco, em papel off-white e papel azul utilizando a intenção de renderização colorimétrica relativa, a impressora utilizará a mesma quantia de tinta ou toner para cada uma e a cor resultante será tecnicamente igual. No entanto, as imagens podem parecer diferentes, porque seus olhos se ajustam à cor do plano de fundo e interpretam a cor de forma diferente. Essa intenção de renderização é geralmente utilizada para gráficos vetoriais.

  • Colorimétrica absoluta

    Todas as cores são mapeadas utilizando o mesmo método de intenção de renderização colorimétrica relativa; no entanto, todas as cores são ajustadas ao ponto branco da mídia. Por exemplo, se você imprimir uma imagem em papel branco, em papel branco-sujo e papel azul utilizando a intenção de renderização colorimétrica absoluta, a impressora ajustará a tinta ou toner utilizado para cada uma. A cor resultante não é tecnicamente a mesma, mas as imagens podem parecer iguais devido à forma como seus olhos as interpretam no relacionamento com a cor do papel. A intenção de renderização colorimétrica absoluta é geralmente utilizada para logotipos.