Configurando seu próprio banco de dados PostgreSQL

Se não for possível usar a versão RICOH ProcessDirector do PostgreSQL, você poderá instalar o PostgreSQL por conta própria e configurá-lo para funcionar com o RICOH ProcessDirector.

O RICOH ProcessDirector requer o PostgreSQL versão 15 ou superior. Você deve instalar o banco de dados PostgreSQL antes de instalar o RICOH ProcessDirector. Para obter instruções de download e instalação, consulte estes links:

    Obs.:
  • Se o PostgreSQL estiver instalado em um computador diferente na rede, instale o servidor PostgreSQL ou o cliente PostgreSQL no computador principal. O RICOH ProcessDirector usa as ferramentas de linha de comando incluídas nesses pacotes para acessar os comandos do PostgreSQL e enviar solicitações para o outro sistema. Se você instalar o servidor PostgreSQL, ainda poderá configurar o RICOH ProcessDirector para usar um banco de dados em um sistema diferente. Não é necessário criar um banco de dados nesse sistema.

O RICOH ProcessDirector fornece um script para configurar um banco de dados PostgreSQL instalado separadamente para funcionar com o RICOH ProcessDirector. O script está incluído no diretório /scripts do DVD ou imagem ISO do produto base do RICOH ProcessDirector.

Certifique-se de que o cluster do banco de dados existente ou o diretório do cluster do banco de dados de destino possa ser acessado pelo usuário postgres.

Para configurar seu próprio banco de dados PostgreSQL:
  1. Faça login no sistema onde o PostgreSQL está instalado como usuário raiz, ou use sudo ou o comando su para se tornar o usuário raiz.
  2. Monte o DVD ou a imagem ISO no sistema onde o PostgreSQL está instalado.
  3. Mude o usuário atual para o usuário postgres, que é a conta de usuário padrão do sistema criada durante a instalação do PostgreSQL. Digite este comando:
    sudo su - postgres
  4. Adicione o caminho do diretório bin do PostgreSQL às variáveis de ambiente do sistema.
    Digite este comando:

    export PATH=/usr/pgsql-version/bin:$PATH

    onde version é a versão do PostgreSQL. Por exemplo: export PATH=/usr/pgsql-15/bin:$PATH

      Obs.:
    • Você pode adicionar esse caminho ao arquivo de configuração .profile do usuário postgres. Assim, o caminho está sempre disponível para o usuário do postgres.
  5. Vá para o diretório de scripts no DVD ou na imagem ISO e digite este comando para executar o script:
    ./setupExternalPostgresql.pl
      Obs.:
    • Se o usuário postgres não tiver permissões no diretório de scripts, você poderá copiar o script para um diretório em que o usuário postgres tenha permissões. Por exemplo, você pode copiar o script para /var/lib/pgsql, onde o usuário postgres já tem permissões para executar comandos.
  6. Responda às solicitações conforme necessário:
    • Quando o script solicitar um cluster de banco de dados novo ou existente, insira o caminho para um cluster de banco de dados existente ou o caminho para o qual deseja criar um novo cluster de banco de dados.
    • Quando o script solicitar um nome de usuário, digite o nome de usuário do PostgreSQL a ser atribuído como proprietário do banco de dados. Você pode escolher o usuário padrão do PostgreSQL, um usuário diferente do PostgreSQL ou especificar um novo usuário do PostgreSQL a ser criado. O usuário padrão é postgres.
        Importante:
      • Se você não souber a senha do usuário padrão, não selecione o usuário padrão como o nome de usuário.
    • Quando o script solicitar uma senha, digite a senha do usuário. Uma senha só é necessária nesses casos:
      • Você cria um novo cluster de banco de dados.
      • Você já criou um usuário para ser usado pelo RICOH ProcessDirector.
      • Você cria um novo usuário usando esse script.
    • Quando o script solicitar um endereço IP, digite o endereço IP do servidor primário do RICOH ProcessDirector.
    • Quando o script solicitar um número de porta, digite a porta usada para se comunicar com o RICOH ProcessDirector. O valor padrão é 5432. Recomendamos o uso de um número de porta diferente do valor padrão ao criar um novo cluster de banco de dados. O número da porta só é necessário quando você cria um novo cluster de banco de dados.

    O script cria o banco de dados AIWDB no cluster de banco de dados. Se você criar um novo cluster, o banco de dados PostgreSQL será iniciado automaticamente.

  7. Opcional: para certificar-se de que o banco de dados está instalado e em execução, execute um comando especificando o número da porta, o nome do banco de dados e o nome do usuário. Por exemplo, esse comando permite que você se conecte ao seu banco de dados PostgreSQL com opções específicas:
    psql -p 5444 -d AIWDB -U aiwdbpsql

    onde 5444 é o número da porta, AIWDB é o nome do banco de dados e aiwdbpsql é o nome do usuário.

      Obs.:
    • Se o comando falhar ou se você não conseguir se conectar ao banco de dados, verifique se as informações inseridas estão corretas.
    • Se o comando for executado corretamente, a linha de comando do postgres será aberta.
  8. Para fechar a sessão e retornar ao prompt de comando, digite:
    \q