Adicionando processamento condicional a um fluxo de trabalho

Você pode adicionar processamento condicional a um fluxo de especificando regras para os conectores entre as etapas. Por exemplo, uma regra pode especificar tarefas com menos de 20 páginas. O conector com essa regra envia tarefas para as etapas que requerem uma impressora de folhas soltas. Outro conector envia todas as outras tarefas para as etapas que requerem uma impressora de formulários contínuos.

Recomendamos que você planeje o seu processamento condicional antes de especificar regras. Descreva as condições que se aplicam a cada caminho de processamento. Quando uma etapa envia tarefas para diferentes etapas com base nas condições, certifique-se de que as regras de processamento condicional cubram todas as tarefas que a etapa recebe.

Quando uma etapa utiliza processamento condicional para enviar tarefas diferentes para diferentes etapas, os conectores devem ter regras mutuamente exclusivas. Se você enviar todas as tarefas que não satisfazem as condições para outros conectores através de um conector com uma regra que não tem condições, certifique-se de que o conector apresente o valor mais alto para sua propriedade Ordem de execução entre todos os conectores saindo da etapa.

Para adicionar processamento condicional a um fluxo de trabalho:
  1. Clique na guia Fluxo de trabalho
  2. Clique no nome do fluxo de trabalho com os conectores que precisam de regras de processamento condicional.
  3. Opcional: Desative o fluxo de trabalho clicando no botão à esquerda do nome do fluxo de trabalho.
    Se você não desativar o fluxo de trabalho ao editá-lo, tarefas que usam esse fluxo de trabalho continuarão avançando pelas etapas. Quando você salvar, o fluxo de trabalho será momentaneamente desativado e, em seguida, ativado novamente. As tarefas que estão sendo processadas no fluxo de trabalho podem apresentar um erro.
  4. Clique com o botão direito no conector e selecione Propriedades.
  5. Dê ao conector uma regra de processamento condicional:
    • Para definir uma nova regra, digite um Nome da regra.

      Recomendamos dar à regra um nome de período muito curto que descreva o processamento. Você vê o nome ao lado do conector no editor de fluxo de trabalho

    • Para usar uma regra existente, selecione-a na lista Modelo de regra a ser usado.
        Obs.:
      • Para usar uma regra existente como um modelo para uma nova regra, selecione-a. Altere o nome da regra, suas condições, ou ambos.
      • Você pode ter várias regras com o mesmo nome. Regras com o mesmo nome podem ter diferentes condições, e regras com diferentes nomes podem ter as mesmas condições. Se você atribuir uma regra a vários conectores e, em seguida, alterar as condições da regra atribuída a um conector, as condições da regra atribuída aos outros conectores não mudam.
  6. Se a regra tiver várias condições, especifique se Todas, Alguma ou uma combinação das condições aplica-se ao conector.
  7. Especifique a primeira condição usando o campo Propriedade, o campo Comparação e o campo Valor.
    Valores de propriedade fazem distinção entre maiúsculas e minúsculas.
      Importante:
    • O valor de Comparação diferente de (!=) não processa tarefas que não tenham valor para a propriedade especificada. Para processar essas tarefas, selecione o valor de Comparação Não definido.
    Por exemplo, você quer enviar tarefas com menos de 20 páginas para os passos que requerem uma impressora de folhas soltas. Selecione a propriedade Total de páginas, a comparação menor que (<) e o tipo 20 para o valor. Você vê a descrição da regra na área Resumo: Job.TotalPages < 20.
  8. Para especificar outra condição, clique em Adicionar () e use os campos Propriedade, Comparação e Valor.
    Para excluir uma condição, clique em Excluir ().
  9. Quando você terminar de especificar as condições, clique em OK.
  10. Repita o procedimento descrito acima para dar regras a outros conectores que enviam tarefas da mesma etapa.
    Se um dos conectores não precisar de uma regra, pois ele processa todas as tarefas que não cumprem as condições especificadas pelos outros conectores, recomendamos que você defina uma regra com um nome, mas sem condições. Use o nome para descrever o processamento, por exemplo: else. Certifique-se de que este conector tenha o valor mais alto de sua propriedade Ordem de execução de todos os conectores saindo da etapa, assim as condições em todos os outros conectores serão avaliados antes deste grupo. O pedido de execução é exibido no rótulo no conector antes do valor do Nome da regra.
  11. Vá para outra etapa com conectores para várias etapas, e repita o procedimento descrito acima.
  12. Ao terminar, selecione Salvar fluxo de trabalho no menu Mais à esquerda do nome do fluxo de trabalho.
      Obs.:
    • Se a regra não for designada a um conector, o RICOH ProcessDirector excluirá a regra ao fechar o fluxo de trabalho.
  13. Ative o fluxo de trabalho e teste-o para se certificar de que o processamento condicional funciona da maneira que você espera. Apresente tarefas que são enviadas através de todos os caminhos.

Exemplos

Processamento condicional por total de páginas em uma tarefa
Processe tarefas com menos de 20 páginas diferentes de tarefas com 20 páginas ou mais. Tarefas com menos de 20 páginas podem ser impressas de forma simplex em uma impressora de folhas soltas com encadernação em espiral. Tarefas com 20 páginas ou mais podem ser impressas em dobro ou em uma impressora de formulários contínuos com encadernação perfeita. Este exemplo descreve o processamento condicional no fluxo de trabalho de amostra PDFProduction.

Use processamento condicional com conectores para duas etapas, AssignJobValues e AssignJobValues2:

  • Crie o conector para a etapa AssignJobValues. Em Propriedade do conector, altere o valor de Pedido de execução para 1. Dê ao conector uma regra com uma condição: Total de páginas < 20. Nome da regra < 20pg.
  • Crie o conector para a etapa AssignJobValues2. Em Propriedade do conector, altere o valor de Pedido de execução para 2. Dê ao conector uma regra sem condições. Nome da regra else.

Ao enviar tarefas por meio do fluxo de trabalho PDFProduction, primeiramente, o RICOH ProcessDirector verificará se a tarefa tem menos de 20 páginas. Se ela tiver, o RICOH ProcessDirector enviará a tarefa pelo conector < 20pg à etapa AssignJobValues. Se a tarefa tiver 20 ou mais páginas, o RICOH ProcessDirector enviará a tarefa pelo conector else à etapa AssignJobValues2.

    Obs.:
  • Se você criar o conector com a regra else e o valor do Pedido de execução do conector for 1, RICOH ProcessDirector enviará todas as tarefas através desse conector. Nenhuma oferta de tarefa é enviada pelo conector com a regra < 20pg.

Na amostra de fluxo de trabalho PDFProduction, a etapa AssignJobValues define a propriedade da tarefa Custom 1 como Small job. A etapa AssignJobValues2 define a propriedade da tarefa Custom 1 como Large job.

Para imprimir tarefas com menos de 20 páginas simplex em uma impressora de folha solta com encadernação em espiral, use a etapa AssignJobValues para definir o valor da propriedade Encadernação como Anel, o valor da propriedade Duplex como Não, e o valor da propriedade Impressora solicitada como nome de uma impressora de folha solta. Para imprimir tarefas com 20 páginas duplex ou mais em uma impressora de formulário contínuo com encadernação perfeita, use a etapa AssignJobValues2 para definir o valor da propriedade Encadernação como Perfeita, Duplex como Sim, e o valor da propriedade Impressora solicitada como o nome de uma impressora de formulários contínuos.

Processamento condicional por nome do cliente
Você quer processar tarefas para o cliente A, de uma forma e tarefas para os clientes B e C de outra forma. O RICOH ProcessDirector também deve emitir uma mensagem de erro quando uma tarefa do cliente D entrar no fluxo de trabalho por engano. A etapa FailWithMessage emite uma mensagem de erro.

Use processamento condicional com conectores de três etapas:

  • Dê ao conector da etapa do cliente A uma regra com uma condição: Nome do cliente = A. Nome da regra A.
  • Dê ao conector da etapa para o cliente B uma regra com duas condições:
    • Nome do cliente = B
    • Nome do cliente = C
    Especifique que Qualquer uma das condições se aplica. Nome da regra B ou C.
  • Crie o conector para a etapa FailWithMessage e defina seu valor de Pedido de execução como 3. Dê ao conector uma regra sem condições. Nome da regra else.

Exemplo de etapas do fluxo de trabalho com processamento condicional pelo cliente

Processamento condicional pelo nome do cliente e impressão duplex
Você deseja processar tarefas duplex para o cliente A e B em uma impressora de alta qualidade, e tarefas duplex para clientes C e D sobre uma impressora de qualidade-padrão. As tarefas que não exigem impressão duplex são impressas na mesma impressora.

Use processamento condicional com conectores de três etapas:

  • No primeiro conector, defina estas condições:
    1. Nome do cliente = A
    2. Nome do cliente = B
    3. Duplex = Sim

    Execute um dos seguintes procedimentos:

    • Selecione Personalizado e, na caixa de texto, digite: (1 OU 2) E 3. Nomeie a regra (A ou B) e duplex e configure o valor do Pedido de execução como 1.

    Este conector envia a tarefa para uma etapa AssignJobValues que configura a propriedade Impressora Solicitada para uma impressora duplex de alta qualidade.

  • No segundo conector, defina estas condições:
    1. Nome do cliente = C
    2. Nome do cliente = D
    3. Duplex = Sim

    Execute um dos seguintes procedimentos:

    • Selecione Personalizado e, na caixa de texto, digite: (1 OU 2) E 3. Nomeie a regra (C ou D) e duplex, e configure o valor da Pedido de execução como 2.

    Este conector envia a tarefa para uma etapa AssignJobValues que configura a propriedade Impressora Solicitada para uma impressora duplex de qualidade-padrão.

  • No terceiro conector, defina esta condição: Duplex = Não

    Nomeie a regra Simplex e configure o valor da Ordem de execução como 3.

    Este conector envia a tarefa para uma etapa AssignJobValues que configura a propriedade Impressora Solicitada para a impressora usada para tarefas simplex.