Lista de verificação de planejamento de instalação

Essa lista de verificação contém tarefas que podem ajudar no planejamento da instalação do RICOH ProcessDirector.

Lista de verificação de planejamento de instalação

Assinale cada item à medida que você conclui a tarefa.
  Tarefa Observações
  Determine as configurações de seu sistema (consulte Configurações do sistema para obter um exemplo de configuração). Lembre-se de suas exigências para compartilhamento de arquivo (como Shark, FAST, RAID ou NFS) e recuperação de falha.

 
  Calcule suas necessidades atuais de backup e armazenamento atual e futuro. Considere os volumes de produção, gerenciamento de recursos de impressão e recuperação de falhas.

 
  Certifique-se de que tenha capacidade de rede apropriada.

 
  Determine as impressoras que deseja utilizar com o RICOH ProcessDirector. Ao definir impressoras para o RICOH ProcessDirector, você precisará destas informações:
  • Nome da impressora
  • Número da porta TCP/IP
  • Endereço TCP/IP ou nome do host
  • Nome da comunidade SNMP, se desejar utilizar SNMP para monitorar a impressora

Também é necessário decidir o idioma que será utilizado pelo componente de driver da impressora ao retornar mensagens para o RICOH ProcessDirector.

 
  Obtenha o hardware necessário para sua configuração que atenda às exigências de armazenamento e backup. Consulte Requisitos de hardware.

 
  Decida se o sistema de arquivos será definido como partições ou como sistemas de arquivo montados a partir de outras unidades de armazenamento. Consulte Planejamento para sistemas de arquivo.

 
  Decidir qual configuração de banco de dados deve ser usada com o RICOH ProcessDirector:
  • PostgreSQL
  • IBM DB2 fornecido com o RICOH ProcessDirector
  • Sua própria cópia do DB2

Se utilizar sua própria cópia:

  • Decida se instalará o DB2 no computador principal ou em um computador diferente.
  • Se instalar o DB2 em um computador diferente, determine o diretório das informações do RICOH ProcessDirector.

 
  Determine os valores a serem utilizados para o grupo RICOH ProcessDirector neste computador. O nome padrão do grupo é aiwgrp1 e o GID padrão é 32458. É possível alterar qualquer valor. Lembre-se de que GID deve ser o mesmo entre todos os computadores principais e secundários; assim, se escolher o seu, certifique-se de que o valor seja grande o suficiente para evitar conflitos. Todos os nomes de usuário e grupo do sistema operacional devem ter de 1 a 8 caracteres devido a uma restrição no banco de dados. Você não pode criar um ID de usuário que inclua caracteres internacionais (como á, É, î, ñ, ô, ß) ou caracteres de byte duplo.

Consulte Criando grupos e usuários do sistema para obter informações adicionais sobre a criação desse grupo e de outros grupos necessários.

 
  Determine os valores a serem utilizados para o usuário do sistema RICOH ProcessDirector. O nome padrão do usuário do sistema é aiw1 e o UID padrão é 32457. É possível alterar qualquer valor. Lembre-se de que UID deve ser o mesmo entre todos os computadores principais e secundários conectados a ele; assim, se escolher o seu, certifique-se de que o valor seja grande o suficiente para evitar conflitos. Todos os nomes de usuário e grupo do sistema operacional devem ter de 1 a 8 caracteres devido a uma restrição no banco de dados. Você não pode criar um ID de usuário que inclua caracteres internacionais (como á, É, î, ñ, ô, ß) ou caracteres de byte duplo.

Se criar diretórios a serem utilizados pelos dispositivos de entrada do RICOH ProcessDirector, esse UID deverá ser um membro do grupo que é proprietário desses diretórios.

Consulte Criando grupos e usuários do sistema para obter informações adicionais sobre a criação desse usuários e de outros usuários necessários.

 
  Se você escolher usar o DB2, determine os IDs de usuário e os grupos a serem utilizados pelo DB2. Nomes padrão são fornecidos, mas é possível alterá-los para atender às suas exigências. Todos os nomes de usuário e grupo do sistema operacional devem ter de 1 a 8 caracteres devido a uma restrição no banco de dados. Você não pode criar um ID de usuário que inclua caracteres internacionais (como á, É, î, ñ, ô, ß) ou caracteres de byte duplo.
  • Em qualquer configuração DB2, é necessário um grupo de Instância e um grupo Banco de dados fenced. Os nomes padrão dos grupos são aiwdbgrp e aiwdbfgp.
  • Em qualquer configuração DB2, é necessário um usuário de Instância e um usuário Fenced. Os nomes padrão dos usuários são aiwinst e aiwdbfid.
  • Se instalar um cliente DB2 no mesmo computador do produto de base e um servidor DB2 em um computador diferente, será necessário um usuário de cliente de banco de dados. O nome padrão do usuário é aiwclnt.
Você nunca deve fazer login como esses usuários, mas talvez seja necessário reconhecê-los para armazenamento de registro e segurança.
 
  Estabeleça um nome de host e um endereço IP para cada servidor, incluindo o servidor DB2 em um computador diferente se você usar um. O RICOH ProcessDirector dá suporte a endereços IPv4.

 
  Determine a senha a ser utilizada ao efetuar login na interface de usuário do RICOH ProcessDirector com o nome de usuário aiw. Na primeira vez que fizer login no RICOH ProcessDirector com o nome de usuário padrão aiw e a senha padrão aiw, será solicitado que você mude a senha. A senha deve apresentar entre 8 e 32 caracteres alfanuméricos.  
  Se utilizar um servidor DB2 em um computador diferente, determine a senha para o usuário da instância do RICOH ProcessDirector.

 
  Determine quantos IDs de usuário do RICOH ProcessDirector você deseja criar e a autoridade de cada ID, como monitor, operador, supervisor ou administrador. Determine os outros grupos de autoridade que deseja criar e as ações que eles podem realizar.  
  Se você quiser usar IDs de usuário e senhas do LDAP ou do Active Directory para autenticar usuários do RICOH ProcessDirector, peça para seu administrador de LDAP criar grupos de LDAP para cada nível de acesso que deseja configurar como um grupo de segurança do RICOH ProcessDirector.  
  Considere os métodos de envio de tarefas que você utilizará para enviar tarefas ao RICOH ProcessDirector. É possível copiar ou FTP arquivos em hot folders, enviar arquivos utilizando o protocolo LPD ou utilizar o comando pdpr. Se você tiver o recurso Suporte AFP, poderá usar o Download para z/OS ou o AFP Download Plus. O método de envio de tarefa utilizado depende do sistema a partir do qual você está enviando tarefas. Para obter mais informações, consulte Envio de tarefa.  
  Determine os recursos que devem estar disponíveis para uso pelo RICOH ProcessDirector (como fontes AFP padrão e não padrão). Depois, considere como deseja compartilhar seus recursos para que eles estejam disponíveis ao RICOH ProcessDirector (por exemplo, NFS ou Samba).

Se você armazenar recursos no diretório /aiw/aiw1/resources em seu computador principal, todos os componentes do RICOH ProcessDirector, incluindo quaisquer servidores secundários, poderão localizá-los sem configuração adicional. O RICOH ProcessDirector não faz nenhuma alteração nesse diretório durante as atualizações; portanto, não é necessário recarregar os recursos ao instalar uma atualização.

 
  Instale o software necessário para sua configuração (consulte Instalação do software necessário).  
  Instale qualquer software opcional, como Download para z/OS, AFP Download Plus ou InfoPrint Transform Manager (consulte Planejamento para software opcional).

 
  Altere o idioma do computador, se necessário:
SLES
Em YaST:
  • Clique em Sistema Escolher Idioma.
  • Clique em Sistema Selecionar Layout de Teclado.

No Centro de Controle de KDE, clique em Regional & Acessibilidade País/Região & Idioma.

Red Hat, CentOS ou Rocky Linux
Para verificar qual localidade está atualmente em uso, digite: cat /etc/locale.conf
Para verificar quais localidades estão instaladas no sistema, digite: localectl list-locales
Para alterar a localidade que está em uso, digite: localectl set-locale LANG=nome da localidade

Substitua o nome da localidade pelo nome de uma das localidades instaladas no sistema.

Windows
Clique em Painel de Controle Opções Regionais e de Idioma.
O RICOH ProcessDirector suporta esses idiomas e códigos do idioma:
  • Português do Brasil (pt_BR)
  • Inglês (en_US)
  • Francês (fr_FR)
  • Alemão (de_DE)
  • Italiano (it_IT)
  • Japonês (ja_JP)
  • Espanhol (es_ES)
  O Security Enhanced Linux (SELinux) deve ser desativado durante o processo de instalação para RICOH ProcessDirector.

Para verificar o status do SELinux, digite: getenforce

Você pode ativá-lo novamente após a instalação ser concluída.