Componentes
O produto de base RICOH ProcessDirector é composto pelos seguintes componentes:
- Servidor principal do RICOH ProcessDirector
- O servidor principal do RICOH ProcessDirector gerencia todas as atividades de tarefa, incluindo dispositivos de entrada que criam
as tarefas e impressoras que imprimem as tarefas. O servidor também processa tarefas
através de fluxos de trabalho, alguns dos quais incluem outros programas. Ele controla
o fluxo das tarefas e as tabelas de banco de dados que armazenam informações do sistema.
O servidor principal do RICOH ProcessDirector é instalado em um computador x86 de 64 bits que executa um destes sistemas operacionais:
- CentOS Linux 7.9 até 7.X mais recente para x86_64
- Red Hat 7.6 até 7.X mais recente
- Red Hat 8.1 até 8.X mais recente
- Rocky Linux 8.4 até 8.X mais recente
- Rocky Linux 9.0 até 9.X mais recente
- SUSE Linux Enterprise Server (SLES) 12.0 com Pacote de serviços 4 ou posterior para x86_64
- SUSE Linux Enterprise Server (SLES) 15.0 com Pacote de serviços 1 ou posterior para x86_64
Além disso, é possível configurar sua instalação para apresentar um computador em modo espera a ser utilizado como computador de backup (ou failover). O RICOH ProcessDirector é instalado no computador ativo e no computador de backup, mas pode ser executado somente em um computador por vez. Ambos os computadores devem apresentar acesso a um servidor de arquivo NFS, em que tarefas de impressão e objetos de impressão são armazenados. Em caso de uma interrupção do computador ativo, é possível executar scripts fornecidos com o RICOH ProcessDirector para mover o processamento para o computador de backup sem perder objetos ou tarefas de impressão.
- Obs.:
- É necessário comprar uma chave de licença para os computadores ativo e de backup.
- Obs.:
- O PostgreSQL é a configuração padrão do banco de dados a partir da versão 3.12.
- O IBM DB2 era a configuração padrão do banco de dados antes da versão 3.12.
Os clientes existentes podem continuar a usar o IBM DB2 ou migrar seus dados para o PostgreSQL. Para obter detalhes, consulte Atualização, no Capítulo 3.
O banco de dados PostgreSQL é instalado em um contêiner Docker. Você deve instalar o Docker Engine no computador principal antes de instalar o RICOH ProcessDirector.
Se você optar por usar o DB2 como o banco de dados principal do RICOH ProcessDirector, poderá:
- Instalar o DB2 durante a instalação do RICOH ProcessDirector. Se escolher essa opção, não será possível utilizar essa instalação DB2 para qualquer outra finalidade.
- Instale sua própria cópia do DB2 no computador que você planeja utilizar para o servidor principal do RICOH ProcessDirector.
- Instale seu próprio servidor DB2 em um computador diferente e um cliente DB2 no computador principal.
Não é necessário instalar o banco de dados ou o software relacionado ao banco de dados em computadores nos quais você instalou os recursos de Servidor Secundário; os servidores secundários compartilham o banco de dados que está instalado no computador principal.
- Interface de usuário do RICOH ProcessDirector
- A interface de usuário do RICOH ProcessDirector é uma interface com base em navegador da Web que permite gerenciar o processo de
impressão. Os usuários poderão acessar a interface de usuário a partir de um navegador
da Web compatível em uma estação de trabalho com Windows ou Linux, contanto que apresentem
um ID de usuário do RICOH ProcessDirector. A estação de trabalho deve ter a versão mais recente de um dos seguintes navegadores
Web instalados:
- Mozilla Firefox
- Google Chrome
- Microsoft Edge
A interface com o usuário também apresenta um visualizador de arquivo com base na Web que utiliza o Adobe Acrobat Reader (ou um plug-in de visualizador de PDF semelhante) para exibir arquivos AFP ou PDF de modo que você possa selecionar páginas para reimprimir.
- Como alternativa, digite este URL na barra de endereços de um navegador da Web, substituindo
hostname pelo nome do host ou endereço IP do computador em que o servidor primário é executado:
http://hostname:15080/pd
Após a autenticação, você poderá explorar a interface do usuário. Os destaques da interface de usuário incluem:
- A página Principal inclui portlets que mostram o estado do sistema, o status da tarefa e o status do dispositivo de maneira gráfica usando cores e gráficos. Os usuários podem saber de imediato o status geral de seu sistema e facilmente pesquisar a fundo para obter mais detalhes, conforme desejado.
- Na página Principal, você pode mover portlets, clicando na barra de título, arrastar o portlet para uma posição diferente e liberar o botão do mouse para soltar o portlet. Você também pode maximizar qualquer portlet para que ele preencha toda a janela do navegador. A ação Adequar portlets à janela permite redimensionar todos os portlets de uma vez, de forma que eles preencham o tamanho disponível da janela.
- Você pode personalizar as colunas disponíveis em todos os portlets e tabelas de objetos com a ação Gerenciar colunas do menu Configurações (). Se uma tabela for exibida nas páginas Principal e Administração, você poderá salvar colunas diferentes em cada página.
- As páginas Principal e Administração são atualizadas automaticamente para mostrar alterações de propriedade e status.
Não é necessário atualizar o navegador para ver as informações mais recentes.
- Obs.:
- Se houver mais de 1500 tarefas na tabela Tarefas, as alterações de propriedades e status delas não são atualizadas automaticamente. Outros portlets continuam a ser atualizados automaticamente.
-
Agora, você pode adicionar, copiar e excluir todos os tipos de dispositivos da página Principal, bem como da página Administração. Em ambas as páginas, Copiar e Excluir estão disponíveis no menu Mais ações. Na página de Administração, a ação Adicionar está disponível na parte superior da tabela, no lado direito. Na página Principal, a ação Adicionar está no menu Configurações ().
- A tabela Tarefas mostra até 1500 tarefas sem utilizar os controles de paginação. Você pode percorrer a lista de tarefas inteira na mesma tabela, em vez de avançar página por página.
- A maioria dos portlets e tabelas inclui um filtro que você pode usar para encontrar entradas com facilidade. Clique no ícone Filter () e digite na caixa. O portlet ou tabela exibe somente as linhas que contêm o texto inserido.
- O portlet Tarefas inclui um Filtro avançado. Clique na seta à esquerda do título Filtro avançado para expandir o filtro e especificar as condições que deseja usar para filtrar a tabela Tarefas.
- Você pode gerenciar o acesso a objetos nas páginas Principal e Administração com base nas propriedades de local. Se você atribuir objetos como impressoras, dispositivos
de entrada e tarefas a locais específicos, você pode usar a propriedade Locais permitidos para cada usuário para definir quais locais eles podem ver na interface de usuário.
A propriedade Locais para mostrar permite que os usuários selecionem quais de seus locais permitidos exibir na interface com o usuário. Se um usuário optar por mostrar um subconjunto de locais, um ícone de local () é mostrado na área do banner.
- A janela de ajuda que é aberta ao clicar no pode ser movida para uma posição diferente e ser redimensionada para ver mais ou menos informações. Também é possível destacar o texto na janela, para que você possa copiá-lo.
- A interface com o usuário está disponível nestes idiomas:
- Português do Brasil (pt_BR)
- Inglês (en_US)
- Francês (fr_FR)
- Alemão (de_DE)
- Italiano (it_IT)
- Japonês (ja_JP)
- Espanhol (es_ES)
- Centro de Informações do RICOH ProcessDirector
-
O centro de informações contém tópicos que ajudam os usuários a saber mais sobre o RICOH ProcessDirector e como utilizá-lo.
Abra o centro de informações clicando em RICOH ProcessDirector.
no banner da interface com o usuário. Além disso, é possível marcar o local do centro de informações em seu navegador e abri-lo fora do