Preparando o computador principal para instalação

Quando você estiver pronto para instalar o RICOH ProcessDirector, use este procedimento para fazer as atualizações finais de configuração e verificar se o sistema está configurado corretamente.
    Obs.:
  • Se estiver utilizando uma cópia do DB2 instalada em um computador diferente, em vez da versão do DB2 incluída no RICOH ProcessDirector, certifique-se de concluir Instalando e configurando sua própria cópia de DB2 em um computador diferente antes de iniciar este procedimento.
  • Se estiver utilizando uma cópia do PostgreSQL instalada no computador local ou em um computador diferente, em vez da versão do PostgreSQL incluída no RICOH ProcessDirector, certifique-se de concluir Configurando seu próprio banco de dados PostgreSQL antes de iniciar este procedimento.
  • Definir umask para usar permissões estritas pode causar problemas de leitura ou gravação na pasta de instalação. Portanto, recomendamos definir umax como 022, o conjunto padrão de permissões.
Para preparar o computador principal:
  1. Certifique-se de que a lista de verificação de planejamento esteja completa e de que o hardware e software necessários estejam disponíveis e instalados. Consulte Planejamento para a instalação.
  2. Certifique-se de que /etc/hosts neste computador tenha uma entrada para seu endereço IP e para o nome qualificado do host.
  3. Efetue login como o usuário raiz.
      Importante:
    • Faça login como usuário com UID 0. Se você precisar fazer login como um usuário diferente, poderá usar sudo su - ou su - para se tornar o usuário raiz. Contudo, não utilize o comando sudo ou su de nenhuma outra forma para se tornar o usuário raiz.
  4. Recomendamos que você defina limites de recursos para o usuário para o número máximo de arquivos abertos, número de processos, e tamanho de pilha.
    Todos os sistemas têm melhor desempenho com as novas configurações. Sistemas com áreas de alto volume precisam das configurações.
    1. Edite o arquivo /etc/security/limits.conf com um editor de texto para definir esses limites:
      * soft nofile 16384
      * hard nofile 32768
      * soft nproc 16384
      * hard nproc 65536
      * soft stack 16384
      * hard stack 32768
    2. Salve o arquivo e saia do editor.

      Os novos limites não surtem efeito até que você faça logout e login novamente.

  5. Opcional: Se você planeja usar o IBM DB2 como banco de dados RICOH ProcessDirector, verifique se o DB2 ou um cliente DB2 está instalado neste computador. Digite este comando para ver se uma cópia separada do DB2 ou um cliente DB2 está instalado:
    • db2ls
    Os resultados mostram se o DB2 está instalado e o nível da instalação. Se não houver resultados, o DB2 não será instalado fora do RICOH ProcessDirector. Se o DB2 estiver instalado, execute uma das ações a seguir para usar a cópia instalada ou a versão do RICOH ProcessDirector.
    • Se o DB2 11.5.8 ou posterior estiver instalado, continue a instalação do RICOH ProcessDirector.
    • Se houver uma versão do DB2 inferior à versão 11.5.8, atualize para a versão 11.5.8 ou superior.
  6. Opcional: Se você planeja usar uma instância do PostgreSQL instalada em um computador diferente como banco de dados do RICOH ProcessDirector, verifique se o servidor ou cliente PostgreSQL está instalado no computador principal.
    O servidor ou cliente PostgreSQL deve estar no mesmo nível do banco de dados PostgreSQL que você planeja usar com o RICOH ProcessDirector.
    • Se nem o servidor PostgreSQL nem o cliente estiverem instalados, você deverá instalar um deles.
    • Se um servidor ou cliente PostgreSQL já estiver instalado, verifique sua versão:
    1. Abra uma linha de comando e altere os diretórios para o local onde o PostgreSQL está instalado.
    2. Digite esse comando para visualizar a versão do cliente:
      psql -v
    3. Digite esse comando para visualizar a versão do servidor:
      postgres -V
    Se as duas versões forem correspondentes, continue instalando o RICOH ProcessDirector. Se as versões não forem correspondentes, atualize o PostgreSQL antes de continuar.
  7. Desative seu software de antivírus.
    Durante o processo de instalação, vários arquivos (arquivos ZIP, JAR e EPK) são copiados para o seu servidor. Em seguida, o conteúdo é extraído e movido para os diretórios corretos no seu sistema. As ferramentas antivírus geralmente bloqueiam e verificam os arquivos extraídos de arquivos.

    Embora o processo de bloqueio e verificação seja geralmente rápido, o programa de instalação é executado mais rapidamente. Se o instalador tentar descompactar e mover arquivos antes da conclusão da verificação, ocorrerão erros de instalação que podem ser difíceis de reparar. A desativação do software antivírus durante o processo de instalação evita esses tipos de erros.

  8. Configure exceções no seu software antivírus.

    Se não for possível desativar totalmente o software antivírus, excluir alguns diretórios das verificações pode reduzir a possibilidade de erros de instalação. Além disso, a maioria dos softwares antivírus afeta a função dos bancos de dados. O software antivírus coloca em quarentena os arquivos que os bancos de dados usam, o que causa erros de operação. A configuração dessas exclusões agora evita esses erros após a instalação do RICOH ProcessDirector.

    Configure exceções para esses caminhos:

    • /aiw/aiw1
    • /opt/infoprint/ippd
    • /var/psf
    • Se você planejar usar o DB2 instalado com o RICOH ProcessDirector como seu banco de dados:
      • /home/aiwinst/sqllib
    • Se você planejar usar o PostgreSQL instalado em um contêiner Docker ou Podman como banco de dados:
      • /var/lib
    • Se você usar um recurso personalizado que integre o software BCC executado em um servidor de aplicativos do Windows com o RICOH ProcessDirector, exclua esse caminho no sistema Windows em que o software BCC é executado:
      • C:\BCC
  9. Desativar o Security Enhanced Linux (SELinux). Erros de instalação ocorrem em sistemas Linux quando você executa o programa de instalação RICOH ProcessDirector com o SELinux ativado. Para verificar o modo SELinux e desativá-lo:
    1. Abra uma linha de comando e digite este comando para visualizar o modo SELinux atual: getenforce
    2. Se o resultado do comando for Enforcing, desabilite o SELinux. Abra /etc/selinux/config em um editor de texto e encontre a linha SELINUX. Altere essa linha para:
      SELINUX=disabled

      Salve e feche o arquivo.

    3. Execute o comando getenforce novamente para garantir que o SELinux está desativado.