receive_jcl_jobtype.cfg

O arquivo de amostra receive_jcl_jobtype.cfg configura o fluxo de trabalho e as propriedades das tarefas recebidas de Download para z/OS e AFP Download Plus.

O recurso Suporte AFP fornece o arquivo receive_jcl_jobtype.cfg.

O RICOH ProcessDirector pode utilizar esse arquivo de controle para interpretar um arquivo JCL que acompanha um conjunto de dados PRD que o RICOH ProcessDirector recebe de um dispositivo de entrada de Download. Por exemplo, o arquivo JCL pode conter estas informações:

"-odatat=af -oburst=no -occ=yes -occtype=m -ocop=1 -odatac=unblock 
-ofileformat=stream -of=F1HPSTP1 -ojobn=HPUNCH05 -ono=BLDPDEV9 
-opr=HPUNCH -ous=WAITE 
-opa=class=B,dest=LOCAL,forms=STD,jobid=JOB00105"

Para utilizar um arquivo de controle, defina o valor da propriedade Etapa de inicialização de fluxo de trabalho filho para o dispositivo de entrada como SetJobTypeFromRules ou SetJobTypeFromFileName e defina o valor da propriedade Regras de análise de fluxo de trabalho filho como o caminho e o nome do arquivo de controle. A etapa SetJobTypeFromRules utiliza o arquivo de controle para definir o fluxo de trabalho, converter um arquivo de substituições opcional enviado com uma tarefa para um arquivo no formato RICOH ProcessDirectorproperty name=value para definir as propriedades da tarefa ou ambos; a etapa SetJobTypeFromFileName utiliza o arquivo de controle para definir as propriedades da tarefa. Todas as informações no arquivo de controle fazem distinção entre maiúsculas e minúsculas.

Obs.: Não é possível utilizar um arquivo de controle para configurar as propriedades de tarefa que são de leitura no bloco de notas de Propriedades de Tarefa.

O arquivo controle contém estas seções:

Seção CONFIGURATION
É uma seção de configurações globais que consiste em palavras-chave que definem como o RICOH ProcessDirector interpreta o arquivo JCL.
FILE_MODE
Esta palavra-chave controla como o RICOH ProcessDirector processa o arquivo JCL. Um valor "FILE" instrui o RICOH ProcessDirector a tratar todas as informações no arquivo como um único registro. Desse modo, o RICOH ProcessDirector pode realizar ações de procura e substituição. Sempre utilize o valor "FILE" para arquivos de controle que processam arquivos JCL. As aspas duplas no valor são necessárias.
ATTRIBUTE_PATTERN
Esta palavra-chave especifica uma expressão comum que define como o RICOH ProcessDirector reconhece os nomes de propriedades. Conforme fornecido pelo RICOH ProcessDirector, o valor é "\$\{Job.*\}". As aspas duplas delimitam a expressão e os caracteres de barra invertida são caracteres de escape que precedem os caracteres especiais na expressão.

O valor "\$\{Job.*\}" instrui o RICOH ProcessDirector a reconhecer os nomes de propriedades como cadeias que começam com Job. e que são seguidos por caracteres ou nenhum caractere. RICOH ProcessDirector os nomes de propriedades de tarefa correspondem a essa convenção, como Job.Duplex e Job.Print.CumulativeSheetsStacked.

KEYWORD_CASE
Esta palavra-chave define se os caracteres nos nomes de parâmetro do arquivo JCL estão em maiúsculas ou minúsculas. Dependendo das configurações no sistema de envio, os parâmetros podem ser transmitidos com todos os caracteres maiúsculos ou com todos os caracteres minúsculos. Utilize o valor "UPPER" ou "LOWER" com base nos requisitos da instalação.
NORMALIZER_PROGRAM
Essa palavra-chave especifica o nome de um programa que modifica o arquivo JCL para que todas as propriedades que ele define fiquem no formato "palavra-chave=valor". O RICOH ProcessDirector fornece o programa normalize_jcl.pl para modificar os vários estilos de parâmetros JCL para o formato "palavra-chave=valor".

Por exemplo, considere esta cadeia JCL:

"-odatat=af -oburst=no -opa=class=B,dest=LOCAL,forms=STD,jobid=JOB00105"
Quando o RICOH ProcessDirector usa o programa normalize_jcl.pl especificado no arquivo de controle, ele substitui a cadeia JCL por este valor:
datat=af,burst=no,class=B,dest=LOCAL,forms=STD,jobid=JOB00105,

Delimite o começo e o fim da seção CONFIGURATION com CONFIGURATION e ENDCONFIGURATION.

Seção REPLACE
Esta seção utiliza os comandos sed para substituir cadeias no arquivo JCL. Isso é comentado no arquivo de amostra porque o programa definido pela palavra-chave NORMALIZER_PROGRAM converte o arquivo JCL.

Por exemplo, esta instrução substitui todas as ocorrências de -opa= (observe o espaço inicial) com vírgulas:

#s! -opa=!,!

Delimite o começo e o fim da seção REPLACE com REPLACE e ENDREPLACE.

Seção PATTERN KEY_VALUE
Esta seção descreve como o RICOH ProcessDirector encontra palavras-chave e valores e os converte em tokens utilizando grupos de expressões comuns. Conforme fornecido pelo RICOH ProcessDirector, esta seção tem a seguinte aparência:
PATTERN KEY_VALUE
"(.*?)=(.*?),"
ENDPATTERN
O padrão é delimitado por aspas duplas e o padrão à esquerda do sinal de igualdade representa a palavra-chave. O padrão à direita representa o valor. Esse padrão cria uma lista delimitada por vírgulas de palavras-chave e pares de valor.
Seção de instruções DEFINE
Esta seção utiliza fórmulas de símbolo para definir o fluxo de trabalho e as propriedades de tarefa do RICOH ProcessDirector a partir de valores para parâmetros transmitidos no arquivo JCL com a tarefa. Alguns exemplos dos tipos de instruções DEFINE que a seção pode conter são:
DEFINE ${Job.JobType} AS "BILLS" WHEN (${DEST} == "LOCAL")
DEFINE ${Job.Class} AS "${CLASS}"
DEFINE ${Job.InputDatastream} AS "AFP" WHEN (${DATAT} == "af")
DEFINE ${Job.Destination} AS "${DEST}"
DEFINE ${Job.RequestedPrinter} AS "${DEST}"
DEFINE ${Job.Customer} AS "XYZ" WHEN (${CLASS} == "Z") FINALLY QUIT

A primeira instrução DEFINE é condicional. No exemplo, RICOH ProcessDirector define o valor da propriedade Job.JobType como BILLS quando o valor do parâmetro DEST do arquivo JCL é LOCAL. Se o parâmetro DEST tiver qualquer outro valor, o RICOH ProcessDirector não definirá o fluxo de tarefa a partir do arquivo de controle. Ele o configurará utilizando outro método, como usar o fluxo de trabalho designado ao dispositivo de entrada de Download.

A segunda instrução DEFINE é não condicional. No exemplo, o RICOH ProcessDirector configura o valor da propriedade da tarefa Job.Class como o valor do parâmetro CLASS que é transmitido com a tarefa. Portanto, se a cadeia JCL original que o RICOH ProcessDirector receber contiver -opa=class=B, o RICOH ProcessDirector definirá o valor da propriedade Job.Class como B.

A terceira instrução DEFINE é condicional. No exemplo,RICOH ProcessDirectordefine o valor da propriedade Job.InputDataStream como AFP quando o valor do parâmetro DATAT do arquivo JCL é af. Se o parâmetro DATAT contiver outro valor, RICOH ProcessDirector não definirá o valor da propriedade Job.InputDataStream.

A quarta e a quinta instruções DEFINE são instruções não condicionais que definem os valores de duas propriedades de tarefa diferentes como o valor do mesmo parâmetro.

A última instrução DEFINE é condicional e pode utilizar o RICOH ProcessDirector para parar a leitura de qualquer outra instrução DEFINE no arquivo de controle. Se a condição definida pela instrução for verdadeira, o RICOH ProcessDirector parará a leitura do arquivo de controle. Se a condição for falsa, o RICOH ProcessDirector continuará avaliando outras instruções DEFINE que seguem a instrução FINALLY QUIT.