Suspendendo tarefas

Se não quiser que as tarefas se movam pelo fluxo de trabalho sem intervenção humana, você pode configurar os fluxos de trabalho para suspender tarefas em um determinado ponto. Em seguida, é possível fazer com que os operadores executem uma ação para liberar as tarefas.

Por exemplo, se os operadores tiverem que carregar formulários diferentes para cada tarefa, eles podem liberar tarefas após terem carregado os formulários corretos na impressora.

Para suspender tarefas, siga uma destas etapas:

  • Configure a propriedade Impressora solicitada em uma etapa baseada no modelo de etapa PrintJobs como Não configurada para que todas as tarefas que passam por esse fluxo de trabalho recebam esse valor.

    O padrão é que a propriedade Impressora solicitada seja configurada como Qualquer impressora. Como resultado, as tarefas são planejadas automaticamente para a primeira impressora disponível cujas propriedades de planejamento correspondam aos valores das propriedades da tarefa associadas. No entanto, se a propriedade Impressora solicitada estiver configurada como Não configurada, as tarefas aguardam um operador para utilizar a ação Planejar Tarefa para designá-las para uma impressora. Após a tarefa ser planejada, a propriedade Impressora solicitada é configurada e a tarefa se move pelo restante de suas etapas de processamento.

  • Configure a propriedade Parar ao entrar na fase em uma etapa baseada no modelo de etapa SetJobPropsFromTextFile. Quando inclui uma dessas etapas em um fluxo de trabalho, você seleciona uma fase como o valor da propriedade Parar ao entrar na fase. Quando uma tarefa atinge essa fase, ela pára e aguarda sem passar por nenhuma das etapas de processamento nessa fase.

    Se uma tarefa for parada no início de uma fase, um operador pode utilizar a ação Continuar para retomar o processamento da tarefa. O operador também deve verificar se as propriedades de planejamento para a tarefa correspondem às propriedades de planejamento para pelo menos uma impressora, e se a propriedade Impressora solicitada está configurada como Qualquer impressora ou para uma impressora específica para que a tarefa possa ser planejada para impressão.

    Por exemplo, se você selecionar a fase Imprimir, a tarefa passa por todas as etapas de processamento especificadas paras as fases Receber e Preparar. Depois, ela passa pela fase Imprimir, mas aguarda antes de iniciar qualquer etapa. O estado da tarefa muda para Parado. Um operador pode clicar com o botão direito do mouse na tarefa e selecionar Continuar para iniciar o processamento novamente.

  • Inclua uma etapa manual em um fluxo de trabalho para que as tarefas tenham que aguardar um operador indicar que a tarefa está pronta para mudar para a próxima etapa de processamento.

    Por exemplo, você pode criar uma etapa baseada no modelo de etapa ManualStepWithAutoStart, nomeá-la Inserir Número da Ordem de Compra e, depois, incluí-la na fase Preparar de um fluxo de trabalho. Quando uma tarefa chega a esta etapa, seu status muda para Manual, Trabalhando. Um operador pode editar as propriedades da tarefa para inserir o número da ordem de compra. Em seguida, pode clicar na tarefa com o botão direito e selecionar Conclusão manual para concluir a etapa e liberar a tarefa.