Instalando e Configurando o Script pdpr

Se você estiver migrando do InfoPrint Manager e utilizar o comando pdpr para enviar tarefas, poderá instalar o script pdpr do RICOH ProcessDirector nos computadores que enviam tarefas e utilizar o mesmo comando para enviar tarefas ao RICOH ProcessDirector.
O pacote de instalação do script pdpr é copiado no computador principal quando você instala o produto de base. É possível copiar o pacote de instalação e instalá-lo em computadores que enviam tarefas e executam estes sistemas operacionais:
  • CentOS Linux 7.9 até 7.X mais recente para x86_64
  • Red Hat 7.6 até 7.X mais recente
  • Red Hat 8.1 até 8.X mais recente
  • Rocky Linux 8.4 até 8.X mais recente
  • Rocky Linux 9.0 até 9.X mais recente
  • SUSE Linux Enterprise Server (SLES) 12.0 com Pacote de serviços 4 ou posterior para x86_64
  • SUSE Linux Enterprise Server (SLES) 15.0 com Pacote de serviços 1 ou posterior para x86_64
  • Windows 7
      Obs.:
    • Para instalar o script pdpr em um sistema operacional diferente, entre em contato com seu representante de suporte da Ricoh.
O script pdpr requer o Perl para ser executado. Antes de instalar o script pdpr, verifique se há um intérprete Perl instalado nos sistemas clientes.

O script pdpr utiliza o arquivo de controle denominado pdpr.cfg para determinar se as tarefas serão enviadas ao InfoPrint Manager ou ao RICOH ProcessDirector. É possível armazenar o arquivo de controle no mesmo computador no qual você instalar o script pdpr ou em um local central e permitir que o script pdpr acesse-o utilizando FTP. O script pdpr utiliza um login anônimo para acessar o servidor FTP. Dessa forma, o usuário anônimo deverá ter permissão de leitura ao arquivo de controle.

Para obter o script pdpr mais recente, entre em contato com seu representante de suporte da Ricoh.

Para instalar e configurar o script pdpr:

  1. Efetue login no computador principal como um usuário com privilégios de administrador.
  2. Localize o arquivo do instalador pdpr: C:\aiw\aiw1\samples\pdpr\pdpr_installer.
  3. Copie o arquivo em um diretório temporário no computador que executa o comando pdpr.
  4. Efetue login em um computador cliente:
    • Em um cliente baseado em Linux, faça login como usuário raiz e abra um prompt de comando.
    • Em um cliente do Windows, efetue login como um usuário com permissão de administrador e abra o prompt de comando.
  5. Altere os diretórios para o diretório que contenha pdpr_installer.
  6. Digite: perl pdpr_installer
    A interface do instalador é executado na janela do prompt de comando.
  7. Quando o instalador perguntar onde você deseja instalar o programa, escolha um diretório diferente do diretório temporário onde o pdpr_installer foi copiado.
      Importante:
    • Se você instalar no diretório temporário, a instalação não será concluída. Você obterá uma instalação incompleta que tem um diretório pdpr, em vez do script pdpr.
  8. Responda às perguntas do instalador de acordo com estas definições:
    Nome do host ou endereço IP do servidor RICOH ProcessDirector
    O nome do host qualificado ou o endereço IP do computador no qual o servidor principal está instalado.
    O caminho de FTP completo para o arquivo pdpr.cfg
    Se você quiser armazenar o arquivo pdpr.cfg em um local central, o caminho completo para o arquivo pdpr.cfg. O valor deverá terminar com o nome do arquivo pdpr.cfg.

    Se você planeja armazenar o arquivo pdpr.cfg no mesmo sistema que o script pdpr, não digite nada, pressione Enter e continue com o instalador.

  9. Finalize o processo de instalação:
    • Se você estiver instalado em um cliente Linux, faça logout e login novamente, para que as alterações sejam aplicadas.
    • Se você estiver instalando em um cliente do Windows, reinicie o computador para que as alterações sejam aplicadas.
  10. Para definir as regras de análise do comando pdpr e enviar tarefas ao RICOH ProcessDirector, edite o arquivo pdpr.cfg.
    O arquivo deverá conter uma linha para cada regra definida. As tarefas são enviadas a um dispositivo de entrada com base na última regra a que elas correspondem. Se a tarefa não atender às condições de nenhuma regra, será enviada ao InfoPrint Manager.

    Cada linha do arquivo segue esta sintaxe:

    • FileName | LDName,regular_expression, input_device_name, [BOTH]

    Use FileName se quiser analisar o nome do arquivo de entrada para determinar aonde enviar a tarefa. Use LDName para analisar o valor da opção -d (destino lógico do InfoPrint Manager) no comando pdpr para determinar aonde enviar a tarefa.

    Por exemplo, o arquivo poderá conter estas linhas:

    LDName, .*\.[Pp][Ss], InputPS
    FileName, .*\.[Aa][Ff][Pp], InputAFP

    A primeira linha instrui o script a considerar a opção -d no comando pdpr. Se o valor especificado para a opção terminar com .ps ou .PS, a tarefa será enviada ao dispositivo de entrada denominado InputPS. A segunda linha instrui o script a considerar o nome do arquivo de entrada. Se o nome do arquivo terminar com .afp ou .AFP, a tarefa será enviada ao dispositivo de entrada denominado InputAFP.

    Se nenhuma condição for atendida, a tarefa será enviada ao InfoPrint Manager utilizando o valor armazenado na variável de ambiente PDHOST no sistema.

    Adicione o parâmetro BOTH ao final de uma entrada para indicar que, se a condição for atendida, a tarefa deverá ser enviada ao InfoPrint Manager e ao RICOH ProcessDirector. Isso é útil quando você está configurando o RICOH ProcessDirector para receber tarefas do pdpr porque é possível testar a configuração do RICOH ProcessDirector e continuar a utilizar o InfoPrint Manager no seu ambiente de produção.

Isso feito, você pode configurar o RICOH ProcessDirector para receber tarefas enviadas com o script pdpr de todos os sistemas cliente.