Criar códigos de barras com AFP Enhancer

AFP Enhancer permite criar códigos de barras nos arquivos AFP.

O código de barras deve ter tamanho consistente e estar em uma posição consistente em cada página. Se texto, uma imagem ou outro código de barras já existir na área em que você deseja criar um código de barras, primeiro oculte a área para que o texto, imagem ou código de barras existente não seja impresso.

Para determinar a origem e o tamanho exatos da área do código de barras, trabalhe com uma cópia do arquivo AFP de amostra impressa na impressora de produção. Comece no canto esquerdo superior da página e meça a distância ao canto superior esquerdo da área do código de barras. A distância horizontal é a posição X; a distância vertical é a posição Y. Para objetos de códigos de barras de BCOCA, meça também a largura e altura da área para determinar onde colocar o canto direito inferior. A posição X do canto direito inferior é a posição X do canto esquerdo superior mais a largura. A posição Y do canto esquerdo inferior é a posição Y do canto esquerdo superior mais a altura.

Obs.: Em RICOH Visual Workbench, é possível exibir unidades de medida em polegadas ou milímetros. Para alterar a unidade de medida, clique em Exibir Unidades.
Para criar um código de barras:
  1. No RICOH Visual Workbench, abra um arquivo AFP de amostra.
  2. Se o arquivo não contiver grupos de páginas ou marcações de índice para valores variáveis (como CEPs) que você deseja usar nos dados do código de barras, use Indexador AFP para criar grupos de páginas e marcações de índice.
  3. Se você quiser que o código de barras inclua dados de uma propriedade de documento e uma tag de índice não estiver mapeada à propriedade do documento, use o Document Property Designer (DPD) para vincular a tag de índice à propriedade do documento.
  4. Clique no Modo Aprimorador AFP.
  5. Navegue até a página onde você deseja criar o código de barras:
    • Para colocar um código de barras na mesma página em cada grupo de páginas, navegue até essa página em qualquer grupo de páginas.
    • Para colocar um código de barras em várias páginas (por exemplo, em páginas ímpares em cada grupo de páginas), navegue para uma das páginas em qualquer grupo de páginas.
  6. Posicione o cursor no canto esquerdo superior da área do código de barras. Ao pressionar o botão esquerdo do mouse, desenhe uma caixa do tamanho aproximado da área do código de barras.

    Em uma etapa posterior, você especifica a posição exata e o tamanho da área do código de barras.

  7. Clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar no arquivo AFP e clique em Criar código de barras.
  8. Na guia Tipo, escreva um nome para a área do código de barras.
  9. Selecione o tipo de código de barras.

    A tabela mostra os caracteres válidos para cada tipo de código de barras.

    Caracteres válidos para códigos de barras

    Tipo de código de barras Caracteres válidos Número total de caracteres
    Código 39 0123456789 ABCDEFGHIJKLM NOPQRSTUVWXYZ - . Caracteres $ / + % espaço 0 a 50 caracteres
    Intercalado 2-de-5 0123456789 0 a 50 caracteres
    Matriz de Dados Qualquer caractere de um byte ou dados binários 0 a 3116 caracteres
    POSTNET 0123456789 O número de dígitos depende da propriedade do código de barras selecionado na guia Tipo:
    • CEP: 5 dígitos
    • CEP + 4: 9 dígitos
    • Código de Barras Avançado (ABC, Advanced Bar Code): 11 dígitos
    • Código de barras de comprimento variável: 0 a n dígitos (os receptores do código de barras suportam pelo menos 50 dígitos)
    Código QR Qualquer caractere de um byte ou dados binários 0 a 3116 caracteres
    Códigos de barras Intelligent Mail 0123456789 20 a 31 caracteres

  10. Selecione um método de geração:
    • Objetos BCOCA

      Este objeto segue a arquitetura do Objeto de conteúdo do Código de barras (BCOCA).

      Códigos de barras genéricos

      Este objeto garante compatibilidade em todas as impressoras de IPDS.

      Códigos de barras de fontes

      Um objeto de Arquitetura de conteúdo do objeto de texto (PTOCA) com texto transparente representa o conteúdo. O recurso de fonte de referência deve estar disponível durante a impressão.

      Códigos de barras DrawRule

      Um objeto PTOCA utiliza regras para representar o conteúdo.

  11. Especifique o conteúdo do código de barras usando o Idioma de expressão de conteúdo (CEL).

    AFP Enhancer fornece diversos exemplos de CEL para você selecionar e modificar. Para obter mais informações, consulte o tópico de referência relacionado sobre exemplos de CEL fornecidos no centro de informações do RICOH ProcessDirector.

      Obs.:
    • Você pode digitar caracteres de controle de retorno de linha na área de conteúdo. Os retornos de carro são removidos ao exportar suas melhorias a um arquivo de controle Aprimorar AFP.

    • Você pode copiar expressões de CEL de outras fontes e colar na área de conteúdo.

    • AFP Enhancer não valida sintaxe de CEL.

  12. Especifica as propriedades para o tipo de código de barras selecionado.
    A tabela descreve as propriedades de cada tipo de código de barras.

    Propriedades do código de barras

    Tipo de código de barras Propriedade e descrição
    Código 39 e Intercalado 2-de-5 Incluir dígito de verificação: Um dígito de verificação garante a integridade dos dados durante o processo de leitura do código de barras. Se você selecionar Sim, um dígito de verificação será incluído no símbolo do código de barras.
    Matriz de Dados Número de linhas: Se você selecionar Auto, um número apropriado de linhas será usado para a quantidade de dados no símbolo do código de barras.
    Tamanho da linha: Se você selecionar Auto, um tamanho de linha apropriado será usado para a quantidade de dados no símbolo do código de barras.
    POSTNET Código de barras do CEP: O símbolo do código de barras consiste em uma barra de quadro inicial, nos dados do CEP codificados, em um dígito de correção e em uma barra de quadro final. Os dados do CEP são um número de 5 dígitos.
    Código de barras do CEP+4: O símbolo do código de barras consiste em uma barra de quadro inicial, nos dados do CEP+4 codificados, em um dígito de correção e em uma barra de quadro final. Os dados do CEP+4 são um número de 9 dígitos.
    Código de Barras Avançado (ABC, Advanced Bar Code): O símbolo do código de barras consiste em uma barra de quadro inicial, nos dados ABC codificados, em um dígito de correção e em uma barra de quadro final. Os dados ABC são um número de 11 dígitos.
    Código de barras de comprimento variável: O símbolo do código de barras consiste em uma barra de quadro inicial, nos dados codificados, em um dígito de correção e em uma barra de quadro final. Os dados codificados possuem tamanho variável.
    Código QR Tamanho: O tamanho do símbolo do código de barras, representado pelo número de módulos em cada linha e coluna. Os valores são 21x21 até 177x177, ou menor, que indica o menor tamanho que pode incluir todos os dados.
    Códigos de barras Intelligent Mail Nenhum
  13. Clique na guia Localização.
  14. Especifica a localização da área do código de barras:
    • Nos campos de Localização, especifique as posições X e Y do canto esquerdo superior.
    • Nos campos de Localização direita, especifique as posições X e Y do canto esquerdo superior nas páginas à direita.
        Obs.:
      • Se você não especificar valores para os campos Localização direita, o AFP Enhancer usará os valores nos campos Localização para todas as páginas.

      • Use os valores nos campos Localização e Localização direita se 2-up estiver ativado e o valor de Posicionamento da página for Todas as fontes à esquerda e à direita.

    AFP Enhancer permite especificar os valores decimais para as posições X e Y ou usar as expressões de CEL. Por exemplo, uma declaração de CEL pode posicionar um código de barras à direita dos dados indexados que variam em cada documento.

    Obs.: Para especificar uma orientação de 90, 180 ou 270 graus, edite manualmente o arquivo de controle Aprimorar AFP depois de salvar o código de barras no Arquivo de controle do Visual Workbench. Em seguida, exporte o arquivo de controle Aprimorar AFP.

  15. Especifique as páginas nas quais colocar o código de barras em cada grupo de páginas.
  16. Opcional: Especifique um acionador usando uma expressão de CEL.

    Exemplos:

    • Recomendamos colocar um código de barras em cada documento com duas ou mais páginas. Use esta expressão:

      total_pages_in_mp != 1

    • Coloque um código de barras em cada documento enviado à Califórnia que tem sim como o valor da propriedades do documento Doc.Custom.PolicyDiscount. Use esta expressão:

      e(Doc.State == CA, Doc.Custom.PolicyDiscount == yes)

  17. Clique na guia Visualizar.

    Os valores de Origem de área mostram as posições X e Y do canto esquerdo superior da área do código de barras desenhada. Os valores de Tamanho de área mostram a largura e a altura da área de código de barras.

    Obs.: Os valores da guia Visualizar são usados para exibir o código de barras em RICOH Visual Workbench. Eles não mudam quando você altera os valores na guia Localização. Os valores nas duas guias são salvos no Arquivo de controle do Visual Workbench. Somente os valores na guia Localização são exportados ao arquivo de controle Aprimorar AFP e usados para colocar o código de barras nos documentos do arquivo AFP.

  18. Digite dados do código de barras de amostra no campo Modelo de texto.
    Se você deixar esse campo em branco, o símbolo do código de barras não será exibido em RICOH Visual Workbench.
    Obs.: Os códigos de barra Intelligent Mail são uma exceção. Eles aparecem mesmo quando o campo Modelo de texto está em branco.
  19. Clique em OK.
    Você vê o símbolo do código de barras no arquivo AFP.
      Obs.:
    • Visualizar exibe o código de barras na mesma página relativa em cada grupo de páginas. Se você desenhar a área de código de barras na página 1 de um documento, Visualizar exibirá o código de barras na página 1 de todos os documentos. Os valores de posicionamento da página e do acionador na guia Localização especificam o posicionamento do código de barras nas páginas dos documentos nas tarefas no fluxo de trabalhos.

    • Se você tiver criado um IMB de texto, mas não visualizar o símbolo do código de barras, identifique o diretório de recursos que contém a fonte IMB AFP para RICOH Visual Workbench (Recursos Especificar Diretórios de Recursos). A fonte AFP IMB é instalada no diretório aiw/aiw1/plugins/EditAFP (Linux) ou C:\aiw\aiw1\plugins\EditAFP (Windows).

  20. Clique em Arquivo Salvar Arquivo de Controle para salvar o código de barras no Arquivo de controle do Visual Workbench.
  21. Quando estiver pronto para usar os aprimoramentos no Arquivo de controle do Visual Workbench (incluindo o novo código de barras) em seu fluxo de trabalho, clique em Ferramentas Exportar Arquivo de Controle Aprimorar AFP e escolha um diretório para o arquivo exportado.
  22. Para especificar uma orientação de 90, 180 ou 270 graus, adicione esta linha ao arquivo de controle Aprimorar AFP com um editor de texto:

    #Afp.barcode_type.Orientation[barcode_name]=Degrees90

    onde barcode_type é o tipo de código de barras no arquivo de controle Aprimorar AFP e barcode_name é o nome que identifica um código de barras, inserção de texto ou área oculta.

    Por exemplo:#Afp.LinearBarcode.Orientation[IMB-Verify]=Degrees90

    Obs.: Ao editar um arquivo de controle Aprimorar AFP manualmente, as edições não são salvas no Arquivo de controle do Visual Workbench. Se você fizer aprimoramentos adicionais e salvá-los no Arquivo de controle do Visual Workbench, será necessário exportar o arquivo de controle Aprimorar AFP para disponibilizar os novos aprimoramentos ao fluxo de trabalho. Em seguida, você deve editar manualmente o novo arquivo de controle Aprimorar AFP para adicionar as edições feitas no arquivo de controle Aprimorar AFP.

    Esta figura mostra quatro áreas do código de barras com diferentes orientações (0, 90, 180, 270 graus) do símbolo do código de barras.

    Áreas de código de barras com quatro orientações do símbolo de código de barras

    Imagem mostrando 4 códigos de barras com símbolos em diferentes orientações