Criando tags de índice em áreas de endereço

Você pode criar tags de índice para endereços de correspondência em uma área de endereço.

A área deve ocorrer em um local consistente em cada grupo de páginas; entretanto, ela pode consistir em um número variável de linhas. Na área, você pode criar uma tag de índice para um CEP que esteja no formato do serviço postal dos EUA.

Por exemplo, um endereço de cliente pode consistir em 3 ou 4 linhas, com o CEP sempre na última linha. Primeiro, identifique o local e o tamanho da área de endereço desenhando uma caixa ao redor de um endereço que contenha o máximo de linhas no endereço: neste exemplo, 4 linhas. Se o arquivo de modelo AFP não tem um endereço com o número máximo de linhas, desenhe uma caixa grande o suficiente para incluir todas as linhas possíveis na área de endereço. Se você sabe a posição e o tamanho exatos da área de endereço, pode ajustar o tamanho da caixa desenhada especificando o deslocamento X, o deslocamento Y, a altura e a largura exatos da área de endereço. (Os deslocamentos X e Y são da origem da página lógica, não a folha física de papel.)

Observações:
  1. Se o arquivo AFP não contém grupos de páginas, crie grupos de páginas. Caso contrário, crie uma tag de índice para uma área de endereço em uma página fora do grupo de páginas, consulte Criando tags de índice em páginas suplementares.
  2. Em RICOH Visual Workbench, é possível exibir unidades de medida em polegadas ou milímetros. Para alterar a unidade de medida, clique em Exibir Unidades.

Em seguida, é possível criar marcações de índice para o texto em linhas específicas: o nome do cliente na primeira linha, a cidade e o estado na última linha. Depois, você pode criar múltiplas tags de índice para linhas intermediárias que contenham o endereço da rua. Linhas intermediárias são as linhas entre as linhas específicas que foram indexadas. A área de endereço pode conter um número variável de linhas intermediárias, conforme mostrado:

JOHN SMITH <-- first line
123 MAIN STREET <-- intermediate line 1
SUITE 100 <-- intermediate line 2 (optional line)
DENVER, CO 12345-6789 <-- last line

Se o CEP estiver no formato do serviço postal dos EUA (nnnnn ou nnnnn-nnnn), o Indexador AFP poderá extrair automaticamente o CEP em uma linha e criar uma tag de índice para ele.

Obs.: Em uma área de endereço, você pode criar uma ou mais tags de índice. Por exemplo, é possível criar uma tag de índice para o CEP sem criar tags de índice para qualquer outro texto na área de endereço.
Para criar tags de índice em uma área de endereço:
  1. Em RICOH Visual Workbench, abra um arquivo de amostra AFP que contenha os endereços que você deseja indexar no formato desejado. Em seguida, clique em Modo AFP Indexer.
  2. Navegue até um endereço que contém o número máximo de linhas.
    Se você não pode localizar um endereço com o número máximo de linhas, nas próximas etapas, desenhe uma área maior ou especifique o tamanho exato da área de endereço na guia Posição para incluir o número máximo de linhas.
  3. Para criar a área de endereço, posicione o cursor em um canto da área que contém o endereço completo. Com o botão esquerdo do mouse pressionado, desenhe uma caixa que inclua todas as linhas no endereço.
    A área de endereço deve incluir o primeiro caractere nos blocos de texto AFP desejados para indexar, ela não precisa incluir todo o texto porque os blocos de texto podem conter texto de comprimento variável em grupos de páginas diferentes. Por exemplo, um bloco de texto contém um nome de cliente que pode conter um apelido em um grupo de páginas e um nome completo em outro grupo de páginas.
  4. Clique com o botão direito do mouse em qualquer parte da página e clique em Criar tags de índice para um endereço.
    Você verá a janela Criar tags de índice em uma área de endereço.
  5. Verifique se o texto desejado para o índice é exibido no campo Tags de índice para linhas intermediárias. Se o texto não for exibido, clique em Cancelar e desenhe novamente a área na página, ou clique na guia Posição para ajustar a origem e o tamanho da área de endereço.

    Obs.: Se o texto for exibido corretamente no arquivo AFP, mas incorretamente no campo Tags de índice para linhas intermediárias, tente alterar a página de códigos padrão (Recursos Modificar codificação padrão). Se o texto ainda não for exibido corretamente, isso geralmente indica que a página de códigos não usa o mapeamento Unicode padrão. Neste caso, use o arquivo de mapeamento de fonte SampleCodePointMap.cp para criar um arquivo de mapa de ponto de código antes de continuar.

  6. Opcional: Na guia Posição, altere a origem (canto superior esquerdo) e o tamanho da área de endereço nesses campos. Valores decimais (como 2,5) são permitidos. Especifique os valores em polegadas ou milímetros.
    Posição X
    A distância horizontal do lado esquerdo da área medida do lado esquerdo da página lógica (não a folha de papel física).
    Posição Y
    A distância vertical do topo da área medida do topo da página lógica (não a folha de papel física).
    Largura
    A largura horizontal da área.
    Altura
    A altura vertical da área.
    Obs.: Se o arquivo AFP foi girado usando a opção Girar 90o no menu Exibir, meça as posições X e Y do canto superior esquerdo da página lógica na vista não girada.
  7. Na guia Tags de índice, digite um nome descritivo para a área no campo Nome da área de índice.
    Por exemplo, se a área contém o endereço do cliente, o nome pode ser Área de endereço do cliente.
  8. Especifique o caractere ou os caracteres que deseja usar para separar blocos de texto no campo Caractere entre blocos de texto.
    O caractere padrão que separa os blocos de texto é um espaço em branco. Se você deseja concatenar o texto em múltiplos blocos de texto, exclua o espaço em branco do campo.
    No campo Marcações de índice para linhas intermediárias, você verá o texto com o caractere especificado, se houver, exibido entre os blocos de texto.
  9. Opcional: Para criar uma tag de índice para uma linha específica na área:
    1. Clique em Incluir.
    2. Use a codificação da página de códigos padrão ou selecione uma codificação na lista suspensa se o texto for exibido incorretamente.
    3. Digite um nome descritivo para a tag de índice.
      Por exemplo, se a linha contém o nome do cliente, o nome pode ser Cliente.
    4. Selecione a linha que contém o texto desejado para o índice:
      • Para selecionar a primeira linha ou a linha relativa à primeira linha, clique em Primeira linha. Em seguida, use a lista suspensa deste campo para selecionar uma linha relativa. Por exemplo, selecione Primeira linha mais 1.
      • Para selecionar a última linha ou a linha relativa à última linha, clique em Última linha. Em seguida, use a lista suspensa deste campo para selecionar uma linha relativa. Por exemplo, selecione Última linha menos 1.
    5. Decida se deseja usar o valor do texto inteiro para criar a tag de índice ou apenas parte do texto. Para selecionar parte do texto como a tag de índice, clique em Editar valor de índice. Edite o valor do índice na janela Editar valor e clique em OK.
      Você verá o valor da tag de índice no campo Valor editado.
    6. Limpe o campo Criar tag para um valor vazio se não desejar que o Indexador AFP crie tags de índice com valores nulos.
      Caso contrário, uma tag de índice irá conter o valor nulo se o texto indexado não existir em um determinado grupo de páginas. Por exemplo, se um grupo de páginas tem um endereço que não contém um nome de país, a tag de índice para nome de país será nula para aquele grupo de páginas.
    7. Clique em OK.
      Você verá a tag de índice e o valor da tag de índice no campo Tags de índice para linhas específicas.
  10. Opcional: Para criar outra tag de índice com texto na mesma linha ou em uma linha diferente, clique em Incluir novamente.
    Você pode criar quantas tags de índice desejar para linhas específicas na área.
  11. Opcional: Para criar tags de índice para as linhas exibidas no campo Tags de índice para linhas intermediárias:
    1. Clique em Indexar linhas intermediárias.
    2. Especifique o nome para as tags de índice no campo Nome da tag de índice. Por exemplo, o nome pode ser Rua.
    3. Use a lista suspensa próxima ao campo Nome da tag de índice para selecionar o número para incluir na tag de índice para a primeira linha intermediária.
    4. Use a codificação de página de códigos padrão ou selecione uma codificação na lista suspensa.
    O Indexador AFP cria tags de índice para cada linha intermediária na área; por exemplo: Rua1 e Rua2. O Indexador AFP não criará tags de índice para linhas intermediárias que não existam em um grupo de páginas. Por exemplo, se o endereço em um determinado grupo de páginas não contém a segunda linha intermediária no endereço da rua, o Indexador AFP cria somente a tag de índice Rua1.
  12. Opcional: Para criar uma tag de índice para um CEP no formato do serviço postal dos EUA (nnnnn ou nnnnn-nnnn):
    1. Clique na guia CEP.
      Você verá o CEP no campo CEP.
    2. Digite um nome descritivo para a tag de índice.
      Por exemplo, o nome pode ser CEP.
    3. Use a codificação de página de códigos padrão ou selecione uma codificação na lista suspensa.
    4. Limpe o campo Criar tag para um valor vazio se não desejar que o Indexador AFP crie uma tag de índice com um valor nulo. Caso contrário, se o CEP não existir em um determinado grupo de páginas, a tag de índice desse grupo de páginas contém o valor nulo.
  13. Clique em OK.
    Você verá as tags de índice listadas no painel inferior de cada grupo de páginas.
  14. Verifique se as tags de índice corretas foram criadas:
    1. Clique duas vezes nas tags de índice no painel inferior e verifique se as páginas corretas nos grupos de páginas são exibidas.
    2. Se uma tag de índice estiver incorreta, clique em Ferramentas Modificar definições para modificar ou excluir a tag.
      A marcação de índice está listada em Definição do Grupo de Páginas Índices de Grupo de Páginas Índices de Endereço.