Espaços de Cor e Perfis ICC

Dispositivos de apresentação, como monitores e impressoras de computadores, criam cores de formas diferentes. Devido a essas diferenças, as cores devem ser descritas diferentemente para cada dispositivo. Os métodos diferentes de descrição de cores são chamados de espaços de cores. Além disso, cada dispositivo deve ter um ou mais perfis ICC (International Color Consortium) associados a eles. Perfis ICC são utilizados quando uma imagem ou outro objeto é convertido no espaço de cores de um dispositivo diferente.

Cada dispositivo tem seu próprio espaço de cores individual e intervalo de cores que pode ser exibido ou impresso. O espaço de cores especifica como informações de cores são representadas em uma imagem quando ela é exibida em um determinado dispositivo. Conforme a imagem é transmitida de um dispositivo para o seguinte, as informações de cores sobre a imagem são convertidas do espaço de cores do dispositivo de origem no espaço de cores do dispositivo de destino. Como espaços de cores não são exatamente correspondentes entre os dispositivos, algumas das informações de cores podem ser perdidas ou modificadas no processo de conversão.

Um espaço de cores é uma representação das cores individuais que podem ser combinadas para criar outras cores. Alguns espaços de cores que são relevantes para a impressão são:

  • RGB

    Em um espaço de cores RGB, vermelho, verde e azul são combinados em quantidades e intensidades diferentes para criar cores diferentes. Cores RGB são, com frequência, especificadas como valores inteiros de um byte, numerados de 0 a 255. Você pode especificar 256 níveis de intensidade para cada uma das três cores. Por exemplo:

    • R=0, G=0, B=0 gera preto
    • R=255, G=255, B=255 gera branco
    • R=251 , G=254 , B=141 gera amarelo claro
    • R=210, G=154, B=241 gera roxo claro
    Dispositivos como monitores, câmeras digitais e scanners geralmente utilizam espaços de cores RGB para descrever cores. Duas implementações padrão de espaço de cores RGB são sRGB, que é utilizado com mais frequência para gráficos da Web, e Adobe RGB (1998), que é recomendado para gráficos que são impressos.

  • CMYK

    Em um espaço de cores CMYK, os pigmentos ciano (azul brilhante), magenta (vermelho brilhante), amarelo e preto são combinados para criar cores diferentes. Valores CMYK costumam ser representados como porcentagem. A porcentagem representa a parte de uma determinada área do papel que é coberta por tinta ou toner. Por exemplo:

    • C=0%, M=0%, Y=0%, K=100% gera preto
    • C=0%, M=0%, Y=0%, K=0% gera uma área em branco na página
    • C=1.6%, M=0%, Y=44.7%, K=.4% gera amarelo claro
    • C=17.6%, M=39.6%, Y=5.5%, K=5.5% gera roxo claro
    Impressoras coloridas utilizam o espaço de cores CMYK; elas são carregadas com tinta ou toner de cada cor. Quando a impressora coloca pontos nos tamanhos corretos próximos uns dos outros ou uns sobre os outros em uma página, seus olhos os interpretam como a cor pretendida.

    Implementações do espaço de cores CMYK variam de impressora para impressora e de papel para papel. Como o espaço de cores original da maioria das imagens é um RGB, é melhor deixar as imagens em um espaço de cores RGB para que eles retenham suas características originais. Dessa forma, seu servidor de impressão ou impressora tem o máximo possível de informações sobre a cor original quando converte as imagens no espaço de cores CMYK mais apropriado para a impressora e a combinação de papéis.

    Se você salvar uma imagem utilizando o espaço de cores CMYK, certifique-se de salvar um perfil ICC para esse espaço de cores ou de utilizar um espaço de cores CMYK não-específico do dispositivo padrão como SWOP ou FOGRA27 Revestido e associar o perfil ICC apropriado com a imagem.

    Obs.:
  • Valores RGB e CMYK podem ser expressos de formas diferentes. Por exemplo, no fluxo de dados PostScript, os valores variam de 0,0 a 1,0, enquanto em alguns programas de artes gráficas eles podem ser expressos em números hexadecimais ou como porcentagem.

Um perfil ICC contém informações para converter uma imagem entre um espaço de cores específico do dispositivo e um espaço de cores independente do dispositivo. Um espaço de cores independente do dispositivo é aquele que não depende ou não tem relação com as características de nenhum dispositivo em particular, mas contém todas as cores em todas as escalas. O ICC identificou um PCS (Profile Connection Space) como o espaço de cores independente do dispositivo de destino para todos os perfis ICC.

Você pode utilizar um perfil ICC de entrada para converter dados de cores criados em um dispositivo (como uma câmera digital) no PCS. Em seguida, é possível utilizar um perfil ICC de saída para converter do PCS no espaço de cores nativo de outro dispositivo (como uma impressora). Converter imagens de um espaço de cores em outro é um processo intensivo e pode afetar o desempenho do seu sistema de impressão, embora seja a melhor maneira de manter as cores consistentes nos dispositivos do seus sistema.