Ativação de Serviços Web

Esse recurso permite que objetos e etapas de RICOH ProcessDirector utilizem Representational State Transfer (REST) e Simple Object Access Protocol (SOAP) para se comunicar com serviços web para aplicativos. As implementações de RICOH ProcessDirector de REST e SOAP suportam Extensible Markup Language (XML). A implementação de REST também suporta JavaScript Object Notation (JSON).

O recurso adiciona:

  • Tipos de Dispositivos de Entrada
  • Tipos de objetos de notificação
  • Modelos de etapa

Tipos de Dispositivos de Entrada

Ativação de Serviços Web fornece dois tipos de dispositivos de entrada. Dispositivos de entrada de serviço web REST e SOAP se comunicam com aplicativos chamando serviços web e recuperando informações que RICOH ProcessDirector usa para criar tarefas.

Tipos de objetos de notificação

Ativação de Serviços Web fornece dois tipos de objetos de notificação. Notificações de serviço web REST e SOAP chamam serviços web para atualizar um aplicativo quando uma tarefa ou um evento de impressora ocorre. Por exemplo, uma notificação pode atualizar um aplicativo quando todos os itens em um pedido de tarefa forem enviados para um cliente. Uma notificação também pode alertar um aplicativo quando ocorre um erro de impressão ou quando o status de um dispositivo de entrada muda.

Modelos de etapa

Ativação de Serviços Web fornece estes modelos de etapa:

  • CallRESTService
  • CallSOAPService

Etapas baseadas nesses modelos de etapa permitem que você se comunique com aplicativos que fornecem interfaces de serviço web. Essas etapas chamam serviços web a partir de qualquer fase nos fluxos de trabalho de RICOH ProcessDirector.

Autenticação

Ativação de Serviços Web Dispositivos de entrada e notificações do podem se comunicar com serviços web para aplicativos que exigem chave de API ou autenticação de sessão. Eles também podem se comunicar com aplicativos que não exigem autenticação. Dispositivos de entrada são autenticados quando fazem varredura para entrada. Notificações são autenticadas quando enviam status para o aplicativo.

Para autenticação de chave de API, coloque um código de autorização em uma propriedade Static credential ou defina um ID do usuário e uma senha HTTP. O objeto transmite o código de autorização ou o ID do usuário e a senha HTTP para o serviço web que troca dados. Em seguida, o serviço web autentica com o aplicativo e retorna uma resposta.

Para autenticação de sessão, coloque as credenciais de autenticação (ID do usuário e senha) e outros valores em um conjunto de propriedades de solicitação de autenticação. Primeiro, o dispositivo de entrada ou a notificação chama um serviço web REST para autenticar com o aplicativo. Depois de uma autenticação bem-sucedida, o serviço web retorna um token. O dispositivo de entrada ou notificação transmite, então, o token na chamada para o serviço web, que troca dados.