Definindo Fontes Customizadas e Fontes TrueType

Se suas tarefas AFP contiverem fontes que usam páginas de código, fontes codificadas ou conjuntos de caracteres personalizados que não estejam incorporados ou em um diretório que o visualizador AFP possa acessar, ou se elas utilizarem fontes TrueType ou OpenType, será possível adicionar referências a esses recursos aos arquivos de configuração de fontes do visualizador que são instalados com o RICOH ProcessDirector.

Fontes Customizadas

Quando você visualiza um arquivo AFP no RICOH ProcessDirector, o visualizador de arquivos converte o arquivo a ser exibido. No processo, procura as fontes AFP que o arquivo utiliza nestes locais:

  1. Sequencialmente com a tarefa
  2. Nos diretórios especificados pela propriedade da tarefa Caminho de recursos AFP, se o recurso suporte AFP estiver instalado
  3. Em /aiw/aiw1/resources (Linux) ou C:\aiw\aiw1\resources (Windows)
  4. Em /usr/lpp/psf/reslib (Linux) ou C:\Program Files (x86)\Ricoh\PSF\reslib (Windows)
Se não localizar as fontes, ele as mapeia para fontes visualizáveis. Os arquivos de configuração padrão de fonte fornecem mapeamentos para fontes IBM; mas, se a tarefa contiver fontes personalizadas que não estão disponíveis ao visualizador ou listadas nos arquivos de configuração, ocorrerão erros. Se o visualizador de arquivos não localizar a fonte nos arquivos de configuração, ele substituirá a fonte e a página de códigos especificadas nas seções DEFAULT de dois dos arquivos de configuração de fonte (cpdef.fnt e csdef.fnt). Quando esses arquivos são instalados, a fonte listada na seção DEFAULT é Times New Roman, 8 pontos e a página de códigos é EBCDIC 500, embora isso possa ser alterado. O conteúdo do arquivo AFP não é alterado, mas a versão exibida pode não ser igual à versão final impressa. Se a página de códigos ou a fonte não forem definidas nos arquivos de configuração e a página de códigos não for EBCDIC, o visualizador de arquivos exibirá texto ilegível.

Se você não precisar ver as fontes exatas referidas neste documento, não será necessário alterar seus arquivos de configuração de fonte. No entanto, se a maioria ou todas as tarefas fizerem com que esse tipo de erro seja exibido, você pode querer definir pelo menos algumas de suas fontes, conjuntos de caracteres e páginas de códigos customizados para o visualizador, de modo que seja possível reduzir o número de mensagens de erro que aparecem.

Os arquivos de configuração de fonte fornecidos com o RICOH ProcessDirector contêm informações de mapeamento para fontes IBM Core Interchange Latin, fontes Compatibility e Coordinated, e fontes IBM Sonoran e Data1; portanto, só será necessário atualizar os arquivos se suas fontes personalizadas não forem de nenhum desses conjuntos de fontes. Se você tiver gerado arquivos de configuração de fonte para a transformação RICOH AFP para PDF do InfoPrint Manager, AFP Workbench para Windows ou o plug-in AFP Windows Viewer, basta copiar esses arquivos no diretório /opt/infoprint/ippd/afpviewer/font (Linux) ou C:\Program Files\Ricoh\ProcessDirector\afpviewer\font (Windows).

    Obs.:
  • Embora não seja descrito aqui, o componente visualizador do RICOH ProcessDirector utiliza um arquivo ALIAS.FNT. O arquivo ALIAS.FNT que o RICOH ProcessDirector utiliza tem o mesmo formato do ALIAS.FNT utilizado pelo InfoPrint Manager. Como resultado, se você tiver editado o arquivo ALIAS.FNT que é utilizado com o InfoPrint Manager, poderá copiá-lo no diretório /opt/infoprint/ippd/afpviewer/font (Linux) ou C:\Program Files\Ricoh\ProcessDirector\afpviewer\font (Windows) e usá-lo com o RICOH ProcessDirector. Este arquivo é diferente do arquivo ALIAS.FNT utilizado pelo AFP Workbench e pelo plug-in AFP Windows Viewer.

Informações sobre mapeamento de fontes são registradas em diversos arquivos. Você pode precisar editar mais de uma delas.

Fontes TrueType e OpenType

Arquivos AFP também podem conter referências às fontes TrueType e OpenType. Quando o visualizador localiza uma referência a uma fonte TrueType ou OpenType, ele procura o arquivo de configuração da fonte TrueType (ttdef.fnt) para um mapeamento para a fonte Tipo 0 ou Tipo 1. Se um mapeamento for localizado, a fonte Tipo 0 ou Tipo 1 será utilizada.

Se nenhum mapeamento for localizado, o visualizador procura a fonte TrueType ou OpenType nestes locais:

  1. O arquivo AFP para saber se a fonte TrueType está incluída sequencialmente
  2. O caminho configurado pela entrada TT_Font_Path no arquivo de configuração do visualizador
  3. /opt/infoprint/ippd/afpviewer/font/truetype (Linux) ou C:\Program Files\Ricoh\ProcessDirector\afpviewer\font\truetype (Windows)
  4. O diretório do caminho do recurso AFP para a tarefa
Se a fonte TrueType ou OpenType for localizada, ela será utilizada. Se não for localizada, o visualizador substitui a fonte listada na seção PADRÃO do arquivo de definição de fonte TrueType. Quando esse arquivo for instalado, a fonte listada na seção PADRÃO será Times New Roman, embora possa ser alterada

    Obs.:
  • Como fontes TrueType DBCS (conjunto de caracteres de byte duplo) são muito grandes, você deve considerar mapeá-las para uma das fontes DBCS que o visualizador AFP processa de modo eficiente. JpnSys1 (KozGoPro-Medium) ou JpnSys2 (KozMinPro-Regular).