Associar políticas de serviço com fluxos de trabalho

É possível associar uma política de serviço a um ou mais fluxos de trabalho. A política de serviço calcula os pontos de verificação planejados e o prazo do SLA para todas as tarefas que usam o fluxo de trabalho. Cada fluxo de trabalho pode ter uma política de serviço associada. Para medir o desempenho de tarefas usando prazo do SLA, você também deve identificar uma etapa de destino do SLA para o fluxo de trabalho.

Se mais de uma política de serviço se aplicar a um fluxo de trabalho, você pode precisar criar fluxos de trabalho adicionais. Por exemplo, se você tiver criado duas políticas de serviço – uma para tarefas do cliente ABC e outra para tarefas do cliente XYZ – e ambos os clientes usarem o fluxo de trabalho PDF, você poderá criar outro fluxo de trabalho PDF. Os fluxos de trabalho podem ter propriedades idênticas, exceto pela política de serviço associada. Por exemplo, você pode nomear os dois fluxos de trabalho como PDF.ABC e PDF.XYZ.

Se você alterar a política de serviço que está associada a um fluxo de trabalho, RICOH ProcessDirector usará a nova política de serviço para definir os pontos de verificação e o prazo para novas tarefas que chegam no sistema. Ele não usa a nova política de serviço para tarefas existentes, a menos que você use a ação Processar novamente para a reprocessar uma tarefa da primeira etapa.

Se você excluir um período não de serviço, as horas do ponto de verificação e prazo para tarefas que já estão no sistema não são alterados, mesmo que tenham sido definidos usando esse período não de serviço. Para redefinir as horas do ponto de verificação, você deve reprocessar a tarefa desde o início.

Se um fluxo de trabalho ou um usuário autorizado alterar a propriedade Hora de chegada ajustada de uma tarefa, o RICOH ProcessDirector recalculará os pontos de verificação da tarefa. Dependendo da política de serviço, às vezes, os pontos de verificação e o prazo podem ser alterados:

  • Se a política de serviço especificar o método de ajuste Corte e uma hora inicial que seja posterior à hora de chegada ajustada antiga e anterior à nova hora de chegada ajustada, os pontos de verificação mudarão do dia da hora de chegada ajustada antiga para o dia após a nova hora de chegada ajustada.
  • Se a política de serviço especificar o método de ajuste Corte e uma hora inicial que seja posterior às horas de chegada ajustada antiga e nova, os pontos de verificação permanecerão iguais.
  • Se a política de serviço especificar Tempo decorrido como o Método de cálculo do prazo, o prazo do SLA será recalculado a partir da Hora de chegada ajustada.
  • Se a política de serviço especificar Hora específica como o Método de cálculo do prazo, o prazo do SLA não será recalculado.

Para associar uma política de serviço a um fluxo de trabalho:
  1. Clique na guia Fluxo de trabalho
  2. Opcional: Clique com o botão direito no nome do fluxo de trabalho e selecione Desativar.
    Se você não desativar o fluxo de trabalho ao editá-lo, tarefas que usam esse fluxo de trabalho continuarão avançando pelas etapas. Quando você salvar, o fluxo de trabalho será momentaneamente desativado e, em seguida, ativado novamente. As tarefas que estão sendo processadas no fluxo de trabalho podem apresentar um erro.
  3. Clique com o botão direito no nome do fluxo de trabalho e selecione Propriedades.
  4. Na propriedade Política de serviço, selecione a política de serviço.
  5. Na propriedade Etapa de destino do SLA, selecione a etapa que representa o último objetivo do SLA.
    Por exemplo, se o SLA depender da impressão da tarefa por um determinado tempo, selecione a tarefa PrintJobs. Se o SLA depender do envio da saída impressa para outro departamento para inserção, você pode criar uma etapa manual chamada DeliverToInserter e selecionar essa etapa como a etapa de destino do SLA.
  6. Clique em OK.
  7. Salve e habilite o fluxo de trabalho.