Configuração para se conectar ao banco de dados de Relatórios

O RICOH ProcessDirector armazena os dados coletados pelos coletores de dados e pelas etapas WritePropsToReportsDatabase em um banco de dados PostgreSQL.

A maneira mais fácil de configurar o banco de dados de Relatórios é usar a instância do PostgreSQL instalada com o RICOH ProcessDirector. Se você escolher essa opção, no final do procedimento, o aplicativo criará um novo sistema de banco de dados PostgreSQL e um banco de dados para armazenar os dados coletados.

Se não puder ou não quiser usar o PostgreSQL fornecido com o RICOH ProcessDirector, você pode instalar seu próprio PostgreSQL. Essa instância pode ser instalada no computador principal ou em outro computador na sua rede. Se você escolher essa opção, crie um sistema de banco de dados PostgreSQL, um banco de dados e um ID de usuário de banco de dados antes de iniciar esse procedimento. Certifique-se de que as portas corretas estejam abertas para permitir a comunicação entre os sistemas.

Para alterar o banco de dados após ele ser criado, como movê-lo para um servidor diferente ou conectá-lo a um banco de dados PostgreSQL gerenciado centralmente no seu ambiente de produção, é necessário criar o novo banco de dados fora do RICOH ProcessDirector. Em seguida, você pode atualizar as configurações do banco de dados no RICOH ProcessDirector para se conectar ao novo banco de dados.

Para configurar para se conectar ao banco de dados de Relatórios:
  1. Clique na guia Administração.
  2. No painel esquerdo, clique em Relatórios Configurações do banco de dados.
  3. Defina a propriedade Endereço IP ou nome do host do servidor PostgreSQL para se comunicar com o banco de dados.

    • Se você estiver usando o PostgreSQL fornecido pelo RICOH ProcessDirector, defina o valor como: localhost
    • Se você estiver usando um PostgreSQL fora do RICOH ProcessDirector, defina o valor como o endereço IP ou o nome do host do sistema no qual o banco de dados está instalado.

      Obs.: Mesmo que você instale esse banco de dados no computador principal, não defina o valor como localhost. Use o endereço IP do computador principal.

  4. Analise os valores atuais das outras propriedades e faça as atualizações necessárias.
    Para visualizar informações sobre qualquer uma das propriedades, clique no botão de ponto de interrogação ao lado do nome da propriedade.
  5. Clique em SALVAR.
      Obs.:
    • O RICOH ProcessDirector não coleta dados durante o processamento da tarefa até que você ative a coleta de dados e também ative um ou mais Coletores de dados ou adicione uma etapa WritePropsToReportsDatabase a um fluxo de trabalho.
  6. Quando tiver certeza de que as configurações do banco de dados estão corretas, clique no botão Coleta de dados na parte superior da página Configurações do banco de dados e clique em Salvar para ativar a coleta de dados.

    Se você usar o PostgreSQL do RICOH ProcessDirector, na primeira vez que você ativa a coleta de dados, o banco de dados é criado usando os valores de propriedades especificados por você. Se você usar um PostgreSQL diferente, o aplicativo se conectará ao banco de dados que você criou.

    A desativação da coleta de dados desconecta o RICOH ProcessDirector do banco de dados. A ativação da coleta de dados restabelece a conexão.

    Obs.:
  • A atualização das propriedades nesta página não atualiza o banco de dados. Você deve usar os metacomandos do PostgreSQL ou outra interface para fazer alterações no banco de dados e, em seguida, atualizar estas propriedades para corresponder.

    Por exemplo, as suas diretrizes corporativas exigem que todas as senhas sejam redefinidas a cada 90 dias. Para atualizar a senha que o RICOH ProcessDirector usa para acessar o banco de dados PostgreSQL, você deve:

    1. Atualizar a senha no banco de dados usando metacomandos ou uma interface de usuário separada.
    2. Atualize a senha na página Configurações do banco de dados.