Adição de funções aos fluxos de trabalho

Os fluxos de trabalho do RICOH ProcessDirector podem ser configurados para enviar tarefas de impressão para outros aplicativos para processamento adicional e para recebê-las de volta no sistema. Os outros aplicativos podem ser executados no servidor que mantém o servidor primário, em um servidor secundário ou em um servidor de aplicativos.

Se seu aplicativo fornecer processamento que pode ser incorporado em fluxos de trabalho de impressão (como limpar ou impor endereço), será possível criar etapas que enviam a tarefa de impressão a partir do RICOH ProcessDirector para seu aplicativo, aguardar a conclusão do aplicativo e continuar o processamento no RICOH ProcessDirector. A documentação do RICOH ProcessDirector chama essas etapas de etapas externas.

Em um fluxo de trabalho condicional, as etapas externas podem receber entrada de várias etapas e executar diferentes programas com base na entrada. No fluxo de trabalho de amostra do PDFProduction, a etapa externa recebe propriedades diferentes com base na contagem de página da tarefa. Etapas externas podem registrar os resultados em vários locais e enviar a saída para várias etapas. Por exemplo, uma etapa externa pode enviar tarefas para três etapas diferentes com base em um valor computado por um programa externo. Uma etapa externa pode encerrar um desvio de um fluxo de trabalho condicional

Esses modelos de etapa de etapas externas são incluídos com o RICOH ProcessDirector:

  • RunExternalProgram

    Envia a tarefa de impressão para um programa externo utilizando uma interface de linha de comando.

  • RunHotFolderApplication

    Coloca a tarefa de impressão em uma hot folder monitorada por outro aplicativo. Esse aplicativo coleta a tarefa de impressão, processa a tarefa de acordo com suas configurações e a coloca em uma pasta de saída. O RICOH ProcessDirector monitora essa pasta de saída e recupera a tarefa quando está pronta.

A escolha de qual modelo de etapa utilizar depende primariamente de como o aplicativo externo pode aceitar tarefas. Se o aplicativo apresentar uma interface de linha de comando, o fluxo de trabalho poderá incluir RunExternalProgram; se o aplicativo monitorar hot folders para entrada, o fluxo de trabalho poderá incluir RunHotFolderApplication. Se o aplicativo apresentar ambas as interfaces, será possível decidir qual etapa utilizar.

O RICOH ProcessDirector fornece recursos opcionais que se integram a programas externos. Estes recursos incluem modelos de etapas adicionais que você pode usar:

  • Quadient Inspire Connect

    • ComposePDF

      Utiliza o Quadient Inspire Designer para gerar um novo arquivo PDF de um arquivo WFD e um ou mais arquivos de dados brutos. A etapa espera até o novo arquivo ser devolvido.

    • ComposeAFP

      Utiliza o Quadient Inspire Designer para gerar um novo arquivo AFP de um arquivo WFD e um ou mais arquivos de dados brutos. A etapa espera até o novo arquivo ser devolvido. O ComposeAFP só está disponível quando os recursos Quadient Inspire Connect e Suporte AFP estão instalados.

  • MarcomCentral Connect

    • ApplyXSLTransform

      Converte informações no formato MarcomCentral para propriedades da tarefa do RICOH ProcessDirector.

    • CallSOAPService

      Chama o serviço da Web de Bilhetes de tarefa do MarcomCentral e recupera os bilhetes de tarefa para cada pedido.

    • CreateJobsFromXML

      Usa as informações retornadas pelo serviço da Web do MarcomCentral para criar uma tarefa para cada bilhete de tarefa. A etapa envia as tarefas ao fluxo de trabalho MarcomProcessJobTicket.

  • Conexão do PitStop
    • RunPitStopOnJob

      Envia uma tarefa de impressão PDF para o PitStop Server juntamente com a lista de ações ou o perfil PDF. O RICOH ProcessDirector aguarda que o PitStop Server processe e retorne a tarefa para que possa continuar na etapa seguinte no fluxo de trabalho.

  • Capacitação Postal

    • SetPostalJobProps

      Permite definir propriedades de tarefa necessárias para que o software postal determine como processar informações de mala postal contidas no arquivo de propriedades de documento externo.

    • BuildExternalDocPropsFile

      Permite extrair dados de documento do arquivo de propriedades de documento e criar um arquivo com os dados de documento e cabeçalhos necessários para envio a um programa externo. O arquivo criado é chamado de arquivo de propriedades de documento externo.

    • MapExternalResultsFiletoDocProps

      Mapeia propriedades de documento selecionadas a partir do arquivo de resultados externo para propriedades de documento incluídas no arquivo de resultados modificado. O arquivo de resultados externos é produzido por um programa externo.

    • UpdateDocPropsFromExternalResultsFile

      Mescla as propriedades no arquivo de resultados modificado no arquivo de propriedades de documento para a tarefa.

  • Ultimate Impostrip® Connect
    • RunImpostripOnJob

      Envia uma tarefa de impressão de PDF para o hot folder de entrada do Ultimate Impostrip® que é configurada para executar as funções de imposição apropriadas na tarefa. O RICOH ProcessDirector aguarda até que o servidor Ultimate Impostrip® retorne a tarefa atualizada e, em seguida, continua o processamento com a próxima etapa no fluxo de trabalho.

Considere esses pontos ao decidir a etapa a ser utilizada:

  • RunExternalProgram
    • Exige que você insira um comando e especifique todos as opções necessárias. Se você não estiver familiarizado com a inserção de comandos ou não apresentar a sintaxe de comando para executar o aplicativo, essa etapa poderá ser mais difícil de ser configurada.
      Obs.: Todas as saídas registradas em stdout e stderror pelos programas externos aparecem no log de tarefa do RICOH ProcessDirector. Se seu comando executar um comando de programa ou sistema que registra todas as saídas em stdout, recomendamos o uso de um script para chamar o programa externo, de modo que você possa redirecionar a saída para um local diferente.
    • Permite especificar a página de códigos e o idioma a serem enviados para outro aplicativo.
    • Permite especificar os códigos de retorno que podem ser fornecidos pelo programa sem enviar a tarefa de impressão para um estado de erro.
    • Permitirá utilizar um arquivo de controle que contém parâmetros de processamento que podem ser utilizados pelo aplicativo externo se o programa puder aceitar.
  • RunHotFolderApplication
    • Permite enviar um ou mais arquivos para outro aplicativo.
    • Exige que você configure as pastas de envio e recuperação corretamente. A pasta de envio e a pasta de recuperação poderão ser a mesma se o nome do arquivo do arquivo a ser enviado não corresponder ao padrão de recuperação. O Padrão de recuperação é uma cadeia de correspondência de padrão utilizada para identificar uma tarefa retornada.

      Por exemplo, se o aplicativo externo converter arquivos do PostScript para PDF, o padrão de recuperação poderá procurar por um arquivo com a extensão .PDF. A etapa pode copiar printfile.ps para o diretório e não irá confundi-lo com o arquivo convertido, pois está procurando por printfile.PDF.

      Porém, se a pasta hot folder for utilizada para enviar um arquivo PDF para um aplicativo pré-voo, esse aplicativo enviará de volta outro arquivo PDF, muito provavelmente com o mesmo nome. Nesse caso, as pastas de envio e recuperação deverão ser locais diferentes.

    • Não fornece a opção de especificar códigos de retorno válidos.

      Se o aplicativo externo retornar o arquivo esperado, a etapa coletará o arquivo e moverá o processo para a etapa seguinte sem verificar erros. Como resultado, o outro aplicativo deve ser configurado de modo a não copiar um arquivo com erros no diretório de saída. Se a hot folder estiver configurada para tempo de espera, a tarefa poderá entrar em um estado de erro e o problema poderá ser resolvido; se a hot folder estiver configurada para aguardar indefinitivamente, a tarefa continuará a aguardar até a intervenção de um operador.

Em alguns ambientes, as etapas podem ser configuradas para trabalharem juntas. Por exemplo, se desejar utilizar FTP ou SCP para transferir o arquivo de entrada para outro programa, será possível criar uma etapa com base em RunExternalProgram para transferir os arquivos. Depois, será possível adicionar uma etapa com base em RunHotFolderApplication, deixando a propriedade Pasta de envio em branco. A etapa não envia arquivos para uma hot folder de saída, mas ela faz varredura da pasta de recuperação para o arquivo resultante.

Fluxo de processamento: RunExternalProgram

Etapas com base no modelo de etapa RunExternalProgram podem acessar arquivos no diretório spool de uma tarefa. Quando um dispositivo de entrada cria uma tarefa a partir de um arquivo de entrada, ele também cria um diretório spool exclusivo para a tarefa. O diretório spool contém uma cópia do arquivo de entrada e outros que fornecem informações sobre a tarefa. Etapas externas podem chamar programas que atualizam arquivos existentes no diretório spool e gravam novos arquivos no diretório.

Ao criar uma etapa com base no modelo de etapa RunExternalProgram, é possível incluir valores para essas propriedades:

  • Comando externo
  • Modelo de arquivo de controle externo
  • Página de códigos do programa externo
  • Idioma do programa externo
  • Códigos de Retorno Válidos

A seguinte figura mostra como a etapa RunExternalProgramStep processa uma tarefa. A etapa determina métodos e símbolos no comando, cria um arquivo de controle, se necessário, executa o comando, recebe um código de retorno quando outro programa conclui o processamento e atualiza as propriedades da tarefa se o programa enviar um arquivo de sobreposição de volta. Depois, a tarefa é movida para a etapa seguinte.

Processamento do modelo de etapa RunExternalStep

Essa figura mostra como a etapa RunExternalProgramStep processa uma tarefa. A etapa determina métodos e símbolos no comando, cria um arquivo de controle, se necessário, executa o comando, recebe um código de retorno quando outro programa conclui o processamento e atualiza as propriedades da tarefa se os programas enviarem um arquivo de sobreposição de volta. Depois, a tarefa é movida para a etapa seguinte.

Quando uma tarefa entra na etapa RunExternalProgram, a etapa tenta executar o comando fornecido na propriedade Comando externo. Se qualquer parte do comando estiver registrada na anotação de símbolos do RICOH ProcessDirector, a etapa determinará todas as referências antes de emitir o comando:

  • O comando deve conter dois nomes de arquivo: o nome do arquivo de entrada (o arquivo que é coletado pelo outro programa) e o nome do arquivo de saída (o arquivo retornado para o RICOH ProcessDirector pelo outro programa). A etapa deve gerar esses nomes utilizando o método do RICOH ProcessDirectorgetFileName(). Em vez de utilizar nomes de arquivo reais no comando, o método é utilizado como um símbolo para os nomes de arquivo.

    Por exemplo, o nome do arquivo de entrada pode ser representado pelo símbolo: ${getFileName(print,pdf,read)}, e o nome do arquivo de saída pode ser representado pelo símbolo: ${getFileName(print,pdf,write)}. O uso desse método garante que o aplicativo possa encontrar e retornar os arquivos corretamente.

  • O comando pode incluir símbolos para as propriedades do RICOH ProcessDirector; se não incluir, esses valores de propriedade serão inseridos no comando.

    Por exemplo, se o outro aplicativo precisar saber o nome da tarefa, será possível incluir o símbolo: ${Job.Name}. A etapa encontra o valor da propriedade Nome da tarefa e o inclui no comando.

  • O aplicativo pode aceitar valores de propriedade em um parâmetro ou arquivo de controle.

    Se não aceitar, o comando deverá incluir o método getControlFileName() para criar um nome para o arquivo de controle. A etapa utiliza o modelo de arquivo de controle listado na propriedade Modelo de arquivo de controle externo para criar o conteúdo do arquivo de controle e, depois, insere o nome do arquivo no comando.

  • O aplicativo pode aceitar valores em um bilhete de tarefa JDF.

    Se não aceitar, o comando deverá incluir o getFileName() para gerar o nome do bilhete de tarefa JDF. Um exemplo de tal sintaxe é ${getFileName(overrides,jdf,read)}.

Depois da determinação de todos os símbolos, o comando é executado.

O aplicativo externo realiza seu processamento, copia seus arquivos de saída para os locais corretos e retorna o código de retorno. Os arquivos de saída podem incluir:

  • O arquivo de impressão modificado, nomeado com base no valor do símbolo getFileName() que foi incluído no comando
  • Um arquivo utilizado para passar os valores de propriedade de volta para o RICOH ProcessDirector

    O RICOH ProcessDirector que pode aceitar valores de propriedade a partir de programas externos das seguintes maneiras:

    • Em um arquivo chamado jobid.overrides.txt ou .text, que contém uma lista de pares de atributo/valor do RICOH ProcessDirector
    • Em um arquivo vazio com um nome de arquivo que inclui os pares de atributo/valor, que será criado no local do arquivo spool se o arquivo contiver pares de valor de propriedade sobre o parâmetro de saída do comando

A etapa compara o código de retorno aos valores listados na propriedade Códigos de retorno válidos da etapa. Se corresponder a um dos códigos, o processamento será continuado; caso contrário, a tarefa entrará em um estado de erro.

A etapa procura pelo arquivo que carrega os valores de propriedade. Se encontrar um arquivo, o arquivo (ou nome do arquivo) será lido e os valores de propriedade serão atualizados. Depois, a etapa conclui seu processamento. Ela pode passar a tarefa para outra etapa ou encerrar um desvio do fluxo de trabalho.

Fluxo de processamento: RunHotFolderApplication

Ao criar essa etapa, é possível incluir valores para essas propriedades:

  • Contagem de verificação do tamanho de arquivo
  • Arquivo a enviar
  • Intervalo de sondagem
  • Pasta de recuperação
  • Modelo de recuperação
  • Arquivo recuperado
  • Pasta de envio
  • Intervalo de tempo limite

A seguinte figura mostra como a etapa RunHotFolderApplication processa uma tarefa. A etapa determina o método e o símbolo para o nome do arquivo a ser enviado, copia o arquivo no local de envio e aguarda o processamento do arquivo pelo programa externo. A etapa monitora o local de recuperação do arquivo e recupera o arquivo depois de este ter sido totalmente copiado no local. Depois, a tarefa é movida para a etapa seguinte.

A etapa pode processar tarefas que apresentam um arquivo único ou vários arquivos.

Processamento do modelo de etapa RunHotFolderApplication

Essa figura mostra como a etapa RunHotFolderApplication processa uma tarefa. Ela determina o método e o símbolo para o nome do arquivo a ser enviado, copia o arquivo no local de envio e aguarda o processamento do arquivo pelo programa externo. A etapa monitora o local de recuperação do arquivo e recupera o arquivo depois de este ter sido totalmente copiado no local. Depois, a tarefa é movida para a etapa seguinte.

Quando uma tarefa entra na etapa, esta determina o valor da propriedade Arquivo a ser enviado e coloca o arquivo no diretório spool. A etapa copia o arquivo de impressão no local especificado na propriedade Pasta de envio. A etapa aguarda o outro aplicativo coletar a tarefa desse local.

Depois que o arquivo é copiado, a etapa começa a monitorar o diretório listado na propriedade Pasta de recuperação. A etapa procura, na pasta, por um arquivo cujo nome corresponda ao padrão especificado no diretório Padrão de recuperação. Se não houver um arquivo que atenda aos critérios, a etapa aguardará pelo tempo especificado na propriedade Intervalo de varredura e verificará novamente.

A etapa continuará a verificar o arquivo durante um período. Esse período é determinado pelo valor da propriedade Intervalo de tempo de espera. O intervalo de tempo de espera é calculado a partir da hora da cópia do arquivo de impressão na Pasta de envio. Se o arquivo modificado não for exibido na Pasta de recuperação antes do período do tempo de espera, a tarefa entrará em um estado de erro.

Quando a etapa encontrar o arquivo esperado no diretório pela primeira vez, ela anotará o tamanho do arquivo, mas não fará mais nada. A etapa deve se certificar de que todo o arquivo tenha sido transferido a partir do outro aplicativo para continuar o processamento. Depois do fim do intervalo de varredura, a etapa verificará novamente, encontrará o arquivo e comparará o tamanho do arquivo ao tamanho anterior.

  • Se o arquivo for maior que o tamanho anterior, a etapa continuará a aguardar e verificará o tamanho novamente depois do fim do intervalo de varredura.
  • Se o arquivo apresentar tamanho igual ao tamanho anteriormente verificado, a etapa observará que o tamanho do arquivo não mudou; o tamanho é igual nas duas vezes.

    A etapa observa o valor da Contagem de verificação do tamanho do arquivo. Esse valor é o número de vezes que o tamanho do arquivo deve ser o mesmo antes que a etapa considere o arquivo como totalmente copiado. Se a contagem de verificação de tamanho do arquivo for igual ao número de vezes que o tamanho do arquivo é o mesmo, a etapa considerará o arquivo como completo.

Quando o arquivo estiver completo, a etapa renomeará o arquivo com base no valor da propriedade Arquivo recuperado e copiará o arquivo de volta para o diretório spool da tarefa. Depois, a etapa conclui seu processamento. Ela pode passar a tarefa para outra etapa ou encerrar um desvio do fluxo de trabalho.

Obs.: O RICOH ProcessDirector fornece recursos cobrados separadamente que fornecem interfaces com programas externos específicos. Eles incluem Avanti Slingshot Connect, Quadient Inspire Connect, PitStop Connect e Ultimate Impostrip® Connect. O Postal Enablement funciona com mais de um programa externo.
  • O Avanti Slingshot Connect fornece uma interface com o Avanti Slingshot Management Information System.
  • O PitStop Connect fornece uma interface com Enfocus PitStop Server 10 ou superior.
  • O Postal Enablement fornece uma interface com software de limpeza postal como Bell and Howell CCO Mail Manager e TEC Mailing Solutions MailPreparer.
  • O Quadient Inspire Connect fornece uma interface com o Quadient Inspire Designer, versão 8 e superior.
  • O Ultimate Impostrip® Connect fornece uma interface com o Ultimate Impostrip® Automation ou Scalable no Windows.

O RICOH ProcessDirector não fornece esses recursos ao software do programa externo.