Extraindo propriedades de documento para uso com outros programas

Ao usar recursos de processamento de documento, documentos dentro de suas tarefas de impressão receberão valores de propriedade, além das propriedades que se aplicam à tarefa como um todo. Propriedades de documento podem incluir: número de páginas em um documento, nome do destinatário e número da conta, entre outras. Também é possível definir suas próprias propriedades de documento mais adequadas às suas necessidades de contabilidade ou para outras finalidades de rastreamento. Valores de propriedade de documento podem ser coletados e extraídos para que se possa utilizá-los fora de seu sistema de fluxo de trabalho de impressão. Além disso, valores de propriedade de documento podem ser retornados ao sistema, de forma que possam ser usados em etapas posteriores no fluxo de trabalho.
Obs.: O recurso Habilitação postal usa este processo para extrair as propriedades do documento para que elas possam ser enviadas ao software postal externo e retornadas para RICOH ProcessDirector. Os exemplos abaixo se referem à Ativação postal, mas essa função pode ser usada para coletar valores de propriedade de documento também para outras finalidades.

Fluxo de processamento de propriedade de documento

Ilustração mostrando o fluxo de informações de etapa a etapa, conforme descrito nos parágrafos abaixo.

Fluxo de processamento de propriedade de documento mostra as etapas que podem ser utilizadas para identificar e extrair as propriedades de documento para uma tarefa, juntamente com os arquivos usados e produzidos por cada etapa. Use essas etapas nesta ordem:

  • IdentifyDocuments ou IdentifyPDFDocuments

    Essas etapas criam o arquivo de propriedades de documento usando um arquivo de controle como guia. Para tarefas AFP, a etapa usa o arquivo de controle Visual Workbench; para tarefas PDF, a etapa usa o arquivo de controle Identificar PDF.

    A etapa coloca o arquivo de propriedades de documento em um diretório spool da tarefa com o nome jobid.original.dpf.

  • WriteDocumentsToDatabase

    Essa etapa lê jobid.original.dpf e registra os valores de propriedade do documento no banco de dados. Ela também cria uma cópia do arquivo, renomeia como jobid.document.dpf e coloca o arquivo no diretório spool da tarefa.

  • BuildExternalDocPropsFile

    Essa etapa lê jobid.document.dpf e cria um novo arquivo de texto chamado de arquivo de propriedades de documento externo. Pode-se especificar quais propriedades incluir no arquivo de propriedades de documento externo e algumas informações de formatação básicas.

    Por exemplo, caso esteja usando o recurso Ativação postal, é possível extrair informações de endereço para cada documento e enviá-las para o software MailPreparer da TECMailing para limpeza de endereço. Como entrada, o MailPreparer aceita um arquivo de texto em formato de valor separado por vírgulas (CSV). Esse arquivo pode incluir um uma linha de cabeçalho que lista os nomes do MailPreparer para cada propriedade. Cada linha após essa incluirá os valores de propriedade de documento correspondentes a essas propriedades. Pode-se configurar a etapa para criar o arquivo de propriedades de documento externo nesse formato.

    Quando a etapa é executada, cria o arquivo de propriedades de documento externo com o nome especificado. Pode-se usar esse arquivo como entrada para outros programas (como MailPreparer) ou é possível usar o arquivo para outras tarefas fora do fluxo de trabalho de impressão.

Para importar valores de propriedade de documento e atualizá-los no banco de dados para que outras etapas no fluxo de trabalho possam utilizá-los, use estas etapas nesta ordem:

  • MapExternalResultsFileToDocProps

    Esta etapa recebe um arquivo chamado arquivo de resultados externos e o interpreta, mapeando os conteúdos para as propriedades do documento RICOH ProcessDirector. O arquivo de resultados externo pode estar em formato delimitado por tabulação ou CSV.

    A etapa pode ser configurada para reter e mapear todas as informações no arquivo de resultados externo ou para reter e mapear valores selecionados. Por exemplo, o arquivo de resultados externo retornado pelo MailPreparer contém mais de 80 valores para cada documento. Seu fluxo de trabalho de impressão pode necessitar somente de 15 deles. Pode-se configurar a etapa para reter e mapear os 15 valores necessários e ignorar o restante.

    O resultado dessa etapa está em um arquivo de resultados modificado. Você pode especificar o nome do arquivo e o diretório em que ele está armazenado. Esse arquivo é usado como entrada para a etapa UpdateDocPropsFromExtResultsFile.

  • UpdateDocPropsFromExtResultsFile

    Essa etapa lê o arquivo de resultados modificado e atualiza o arquivo de propriedades de documento (jobid.document.dpf) no diretório spool da tarefa. Outras etapas no fluxo de trabalho podem agora utilizar os valores de propriedade atualizados.