Meios Tons Curvas de Transferência de Tons

Meios tons são utilizados para converter imagens (como fotografias, desenhos, logotipos ou gráficos) dos tons contínuos vistos em um monitor em um padrão de pontos que uma impressora pode transferir para o papel. Curvas de transferência de tons são utilizadas para modificar os valores de um determinado componente de cores e ajustar o comportamento e a aparência de algumas das cores. Por exemplo, você pode aplicar uma curva de transferência de tons para enfatizar as partes mais brilhantes de uma imagem.

Meios tons e curvas de transferência de tons podem ser utilizados com tarefas de impressão coloridas ou em tons de cinza.

Existem diversos tipos de meios tons, incluindo pontos em clusters, estocástico e difusão de erros. Para simplificar, esta discussão abrange apenas meios tons de pontos em clusters.

Meios tons de pontos em clusters geralmente são caracterizados por:

  • Lineatura

    Lineatura é uma medida da resolução de um meio tom expressa em lpi (lines per inch). Uma baixa lineatura, como 80 lpi, cria imagens mais grosseiras porque utiliza pontos de meio tom maiores. Uma alta lineatura, como 150 lpi, pode produzir imagens de melhor qualidade utilizando pontos de meio tom menores.

  • Padrão de meio tom

    Pontos de meio tom são impressos em várias formas e padrões. Por exemplo, geralmente os pontos podem ser redondos, elípticos ou quadrados, além de poderem ser organizados em orientações um pouco diferentes. O padrão de meio tom também descreve como o tamanho do ponto é aumentado para cobrir uma porcentagem maior da área total e gerar cores mais escuras. Padrões diferentes podem produzir melhores resultados para algumas tarefas de impressão.

  • Rotação

    Linhas de pontos de meio tom não são executadas em paralelo com o topo ou a lateral do papel porque isso pode fazer surgir padrões não desejados, resultando na qualidade inferior da saída.

    Além disso, os pontos para cada uma das quatro cores em uma impressora CMYK não podem ser todos os impressos no mesmo ângulo porque a sobreposição não ficaria correta e as cores não apareceriam da forma desejada. Em vez disso, as linhas de pontos são impressas na página em ângulos específicos que são misturados corretamente por seus olhos.

    Por exemplo, a camada preta de uma imagem pode ser impressa para que as linhas de pontos atravessem a página em um ângulo de 45 graus até o topo do papel, enquanto a camada ciano é impressa para que suas linhas de pontos estejam em um ângulo de 105 graus em relação ao topo do papel.

Curvas de transferência de tons são utilizadas principalmente para compensar os efeitos do ganho de pontos. O ganho de pontos é a tendência que os pontos impressos têm de ficarem maiores do que o esperado, muitas vezes por causa da forma como a tinta reage com o papel. Se a tinta encharcar o papel e se espalhar, o ponto resultante será muito maior (e possivelmente com cor muito mais clara) do que o esperado pela impressora. As curvas de transferência de tons podem aumentar ou reduzir a quantidade de tinta utilizada em relação ao ganho de pontos.