Planejamento do processo de pedidos da loja do MarcomCentral

Neste procedimento, os elementos XML do MarcomCentral são mapeados para pedidos e bilhetes de tarefas para propriedades da tarefa RICOH ProcessDirector. Você decide como fornecer as informações necessárias para RICOH ProcessDirector para processar os itens de um pedido. Você também decide que critérios devem ser usados para informar o status ao MarcomCentral.
Para planejar como processar pedidos da loja do MarcomCentral:
  1. Analise os pedidos do MarcomCentral e decida que elementos XML mapear para propriedades da tarefa RICOH ProcessDirector.

    Posteriormente nesse procedimento, mapeie os elementos XML para as propriedades de tarefa usando uma ferramenta de terceiros (como Altova MapForce) que crie folhas de estilo XSLT.

    Para referência, essa tabela lista os oito elementos XML do MarcomCentral para pedidos que foram mapeados para cinco propriedades da tarefa RICOH ProcessDirector na amostra de fluxo de trabalho MarcomProcessOrders.

    Elemento XML para pedido Nome do banco de dados da propriedade da tarefa Nome da interface com o usuário da propriedade da tarefa
    OrderNumber Job.Marcom.OrderNumber Número do pedido do MarcomCentral
    ID Job.Marcom.OrderId ID do pedido do MarcomCentral
    Usuário/E-mail Job.CustomerName Nome do cliente
    ShippingAddress/Endereço1 ShippingAddress/Cidade ShippingAddress/Estado ShippingAddress/CEP Job.Info.Attr1 Personalizada 1
    count(OrderDetails/OrderDetail) Job.Info.Attr2 Personalizada 2

    Lembre-se dessas informações sobre as propriedades da tarefa RICOH ProcessDirector ao fazer o mapeamento:

    • Duas propriedades da tarefa para pedidos são fornecidas com o recurso MarcomCentral Connect: Número de pedido do MarcomCentral e ID de pedido do MarcomCentral.

    • Duas propriedades da tarefa para bilhetes de tarefas são fornecidas com o recurso MarcomCentral Connect: ID de bilhete de tarefa do MarcomCentral e Tipo de produto do MarcomCentral.

    • Para obter uma lista de todas as propriedades da tarefa fornecidas com o produto básico, veja a referência relacionada sobre nomes de propriedade de banco de dados para tarefas.

    • O RICOH ProcessDirector fornece 20 propriedades de tarefa personalizadas: 10 das propriedades contêm texto, 5 contêm números inteiros e 5 contêm números, incluindo números fracionários, como 8,5 ou 9,725.

      • Se um fluxo de trabalho processa tarefas do pedido e outro fluxo de trabalho processa tarefas de bilhetes, você pode usar uma propriedade da tarefa personalizada para diferentes propósitos em cada fluxo de trabalho. Por exemplo, você pode usar a propriedade Custom 1 para o endereço de envio de um pedido no fluxo de trabalho para tarefas do pedido. Você pode usar a propriedade Custom 1 para a descrição da SKU no fluxo de trabalho para tarefas do bilhete.

      • Você não pode usar a mesma propriedade da tarefa personalizada para diferentes propósitos no mesmo fluxo de trabalho. Por exemplo, use a propriedade Custom 1 para a descrição da SKU no fluxo de trabalho do bilhete de tarefa. Se você também usar a propriedade Custom 1 para fornecer informações da embalagem no fluxo de trabalho do bilhete de tarefa, as informações da embalagem substituem a descrição da SKU.

    • Se você precisar de mais propriedades de tarefa personalizadas, entre em contato com o representante de suporte da Ricoh.

      Obs.: Se você não estiver usando algumas das propriedades da tarefa fornecidas com o produto básico ou um recurso instalado, poderá usar essas propriedades para o MarcomCentral. Por exemplo, você tem o recurso Suporte AFP, mas não está usando as propriedades da tarefa Job.Info.Department e Job.Info.Programmer. Você pode usar essas propriedades no MarcomCentral.

    Crie uma tabela semelhante à tabela abaixo para gravar os elementos do pedido do MarcomCentral para mapear as propriedades de tarefa RICOH ProcessDirector. Adicione quantas linhas forem necessárias.

    Obs.: A amostra de fluxo de trabalho MarcomProcessOrders usa três das propriedades de tarefa personalizadas para determinar quando todos os bilhetes de tarefas esperados foram recuperados. As outras propriedades de tarefa personalizadas estão disponíveis para uso.
    Nome do banco de dados da propriedade da tarefa Nome da interface com o usuário da propriedade da tarefa Elemento XML para pedido
    Job.Marcom.OrderNumber Número do pedido do MarcomCentral OrderNumber
    Job.Marcom.OrderId ID do pedido do MarcomCentral ID
    Job.Info.Attr1 Personalizada 1  
    Job.Info.Attr2 Personalizada 2 count(OrderDetails/OrderDetail)
    Job.Info.Attr3 Personalizada 3 count(ns0:Envelope/ns0:Body/ns2:GetJobTicketsByOrderNumberResponse/ns1:GetJobTicketResponse/Bilhete de Tarefa)
    Job.Info.Attr4 Personalizada 4 Usada para determinar quando todos os bilhetes de tarefas de um pedido foram recuperados do MarcomCentral.
    Job.Info.Double1 Número personalizado 1  
    Job.Info.Double2 Número personalizado 2  
    Job.Info.Double3 Número personalizado 3  
    Job.Info.Integer1 Número inteiro personalizado 1  
    Job.Info.Integer2 Número inteiro personalizado 2  
    Job.Info.Integer3 Número inteiro personalizado 3  

  2. Analise os bilhetes de tarefas do MarcomCentral e decida que elementos XML para bilhetes de tarefas mapear para propriedades da tarefa RICOH ProcessDirector.

    Para referência, essa tabela lista os nove elementos XML do MarcomCentral para bilhetes de tarefas que foram mapeados para nove propriedades da tarefa RICOH ProcessDirector na amostra de fluxo de trabalho MarcomProcessJobTicket.

    Elemento XML para bilhete de tarefa Nome do banco de dados da propriedade da tarefa Nome da interface com o usuário da propriedade da tarefa
    OrderDetails/OrderDetail/ID Job.Marcom.JobTicketId ID de bilhete de tarefa do MarcomCentral
    OrderDetails/OrderDetail/ProductType Job.Marcom.ProductType Tipo de produto do MarcomCentral
    OrderDetails/OrderDetail/ProductName Job.Name Nome da Tarefa
    OrderDetails/OrderDetail/ProductDescription Job.Description Descrição da Tarefa
    OrderDetails/OrderDetail/Quantidade Job.Copies Cópias de Tarefas Solicitadas
    OrderDetails/OrderDetail/SKUDescription Job.Info.Attr1 Personalizada 1
    OrderDetails/OrderDetail/Envio/Método Job.Info.Attr2 Personalizada 2
    FinalOutputFileURL/URL Job.Info.Attr3 Personalizada 3
    OrderDetails/OrderDetail/SKU/ID Job.Info.Attr4 Personalizada 4

    Crie uma tabela semelhante à tabela abaixo para gravar os elementos do bilhete de tarefa do MarcomCentral para mapear as propriedades da tarefa RICOH ProcessDirector. Adicione quantas linhas forem necessárias.

    Nome do banco de dados da propriedade da tarefa Nome da interface com o usuário da propriedade da tarefa Elemento XML para bilhete de tarefa
    Job.Marcom.JobTicketId ID de bilhete de tarefa do MarcomCentral OrderDetails/OrderDetail/ID
    Job.Marcom.ProductType Tipo de produto do MarcomCentral OrderDetails/OrderDetail/ProductType
    Job.Info.Attr1 Personalizada 1  
    Job.Info.Attr2 Personalizada 2  
    Job.Info.Attr3 A etapa DownloadFile usa essa propriedade da tarefa. Personalizada 3  
    Job.Info.Double1 Número personalizado 1  
    Job.Info.Double2 Número personalizado 2  
    Job.Info.Double3 Número personalizado 3  
    Job.Info.Integer1 Número inteiro personalizado 1  
    Job.Info.Integer2 Número inteiro personalizado 2  
    Job.Info.Integer3 Número inteiro personalizado 3  

  3. Decida como fornecer as informações necessárias para RICOH ProcessDirector para processar os itens de um pedido da loja do MarcomCentral.
    O MarcomCentral não armazena as informações necessárias para processar os itens de um pedido. Por exemplo, o MarcomCentral não armazena as opções de mídia, duplex e acabamento necessárias para imprimir itens nem o material de embalagem necessário para itens não imprimíveis.
    1. Decida se você deseja que os fluxos de trabalho do MarcomCentral processem tanto itens impressos como itens não imprimíveis ou somente itens de impressão.

      Se você deseja que os fluxos de trabalho processem somente itens de impressão, ignore as instruções para itens não imprimíveis. Ao copiar a amostra de fluxo de trabalho MarcomProcessJobTicket e modificá-la para suas necessidades, remova a ramificação que processa itens não imprimíveis.

    2. Decida que informações o RICOH ProcessDirector requer para processar itens de impressão.

      Para referência, essa tabela lista as duas propriedades da tarefa RICOH ProcessDirector que fornecem as informações necessárias para processar itens de impressão na amostra do fluxo de trabalho MarcomProcessJobTicket.

      Nome do banco de dados da propriedade da tarefa Nome da interface com o usuário da propriedade da tarefa
      Job.Media Mídia
      Job.Duplex Duplex

      Crie uma tabela similar à tabela abaixo para gravar as propriedades de tarefa RICOH ProcessDirector que fornecem as informações necessárias para processar itens de impressão no fluxo de trabalho do bilhete de tarefa. Adicione quantas linhas forem necessárias.

      Obs.: Opcionalmente, você pode adicionar uma coluna adicional à tabela para elementos XML a serem usados posteriormente neste procedimento.

    3. Decida que informações o RICOH ProcessDirector requer para processar itens não imprimíveis.

      Para referência, essa tabela lista a propriedade da tarefa RICOH ProcessDirector que fornece as informações necessárias para processar itens não imprimíveis na amostra do fluxo de trabalho MarcomProcessJobTicket.

      Nome do banco de dados da propriedade da tarefa Nome da interface com o usuário da propriedade da tarefa
      Job.Info.Attr5 Personalizada 5

      Crie uma tabela similar à tabela abaixo para gravar as propriedades de tarefa RICOH ProcessDirector que fornecem as informações necessárias para processar itens não imprimível no fluxo de trabalho do bilhete de tarefa. Adicione quantas linhas forem necessárias.

      Obs.: Opcionalmente, você pode adicionar uma coluna adicional à tabela para elementos XML a serem usados posteriormente neste procedimento.

    4. Identifique o elemento XML do MarcomCentral ou os elementos necessários para procurar as informações que RICOH ProcessDirector usa para processar cada item pedido na loja do MarcomCentral.

      Por exemplo:

      • Em uma loja do MarcomCentral, itens de impressão diferentes requerem diferentes opções de mídia e duplex. Os elementos do MarcomCentral para o tipo de produto e ID de produto identificam cada item de impressão. RICOH ProcessDirector mapeia os elementos de tipo de produto e de ID de produto para propriedades da tarefa. Em seguida, RICOH ProcessDirector usa os valores das propriedades da tarefa para determinar as configurações de mídia e duplex necessárias para cada item de impressão.

      • Em outra loja do MarcomCentral, itens não imprimíveis diferentes requerem diferentes opções de embalagem e de papel de presente. O elemento do MarcomCentral para ID de unidade de armazenamento (SKU) identifica cada item não imprimível. O RICOH ProcessDirector mapeia o elemento de ID de SKU para uma propriedade da tarefa. O RICOH ProcessDirector usa o ID de SKU para determinar as opções de embalagem e de papel de presente necessárias para cada item não imprimível.

      • Em uma terceira loja do MarcomCentral, parte do ID de SKU do MarcomCentral identifica cada item não imprimível ou de impressão. O RICOH ProcessDirector mapeia o ID de SKU para uma propriedade de tarefa e usa uma função de subcadeia na folha de estilo XSLT para remover os dígitos que não são necessários. O RICOH ProcessDirector usa parte do ID de SKU para determinar as opções de processamento necessárias para cada item não imprimível ou de impressão.

        Obs.:
      • Verifique se você planeja elementos que mudam com base em como os clientes personalizam os produtos pedidos. Por exemplo, um elemento identifica bonés de beisebol, mas o valor do elemento muda para bonés vermelhos e azuis. Use um segundo elemento para identificar a cor.
    5. Se os elementos não estiverem incluídos na tabela de elementos XML de bilhetes de tarefas, adicione-os à tabela.

      Por exemplo, use o elemento de ID de SKU para identificar itens. Verifique se o elemento de ID de SKU está incluído na tabela de elementos XML para bilhetes de tarefas mapeada para as propriedades da tarefa RICOH ProcessDirector. Na amostra de fluxo de trabalho MarcomProcessJobTicket, o elemento de ID de SKU é mapeado para a propriedade da tarefa Custom 4.

    6. Se uma fonte de dados externa contiver as informações necessárias para processar os itens pedidos na loja, decida como recuperar as informações da fonte de dados.

      Por exemplo, se um serviço Web puder recuperar as informações de processamento, você pode usar uma etapa CallSOAPService ou CallRESTService para chamar o serviço Web. Uma etapa posterior neste procedimento explica como adicionar uma etapa CallSOAPService a um fluxo de trabalho. Outra maneira de recuperar as informações é usar uma etapa RunExternalProgram.

    7. Se você não tiver uma fonte de dados existente, decida como fornecer as informações necessárias para processar os itens pedidos na loja.

      Os procedimentos para configurar RICOH ProcessDirector para recuperar e processar pedidos do MarcomCentral discutem duas maneiras de fornecer informações:

      • Arquivos XML

        Você pode criar um conjunto de arquivos XML, um para cada item pedido na loja do MarcomCentral. Uma etapa ApplyXSLTransform usa o arquivo XML para definir valores para as propriedades da tarefa do item. A amostra de fluxo de trabalho MarcomProcessJobTicket usa esse método.

        Para criar os arquivos XML, mapeie os elementos XML usados por cada item para as propriedades da tarefa RICOH ProcessDirector. A próxima etapa do procedimento é explicar como criar os arquivos XML.

      • Etapas AssignJobValues

        Você pode adicionar ao fluxo de trabalho de bilhete de tarefa uma etapa AssignJobValues para cada item pedido na loja MarcomCentral. Por exemplo, se os IDs de SKU identificam itens, você pode usar uma etapa AssignJobValues para cada ID de SKU. Na etapa, você atribui todas as propriedades da tarefa necessárias para produzir o item.

      Você pode usar outros métodos para fornecer as informações necessárias para processar os itens pedidos na loja do MarcomCentral. Por exemplo, se você tiver o recurso Arquivo, pode armazenar os itens de impressão e propriedades da tarefa necessárias para imprimi-los corretamente em um repositório. Quando RICOH ProcessDirector processa a tarefa para o item de impressão, pode recuperar o arquivo PDF e as propriedades necessárias para imprimi-lo do repositório.

  4. Para usar um conjunto de arquivos XML em um local específico como entrada para uma etapa ApplyXSLTransform, siga essas etapas.
    1. Atribua elementos XML às propriedades da tarefa necessárias para processar cada item não imprimível ou de impressão.
      Você identificou essas propriedades da tarefa nas etapas anteriores. As tabelas fornecidas nessas etapas incluem uma coluna que pode ser usada para atribuir um elemento XML a cada propriedade da tarefa.
    2. Crie um diretório para os arquivos.

      Por exemplo, crie um subdiretório MarcomItemProperties no diretório testfiles:

      • /aiw/aiw1/testfiles/MarcomItemProperties (Linux)
      • C:\aiw\aiw1\testfiles\MarcomItemProperties (Windows)

    3. Crie um arquivo XML para cada item que pode ser pedido na loja do MarcomCentral.

      O arquivo contém os elementos XML que identificam o item e um elemento XML para cada propriedade da tarefa necessária para itens não imprimíveis ou de impressão. Cada propriedade especifica o valor necessário para processar o item.

      Um arquivo separado é necessário para cada item, mesmo que alguns itens precisem das mesmas informações de processamento.

      Neste exemplo, o valor do elemento SKU/ID identifica cada item. O exemplo inclui um elemento que identifica o nome do item (Panfleto_JensenBank) e outros sete elementos com os valores necessários para processar o item.

      <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
      <SKU>
        <ID>10000001</ID>
        <Name>Brochure_JensenBank</Name>
        <Duplex>Yes</Duplex>
        <Media>Letter Plain></Media>
        <Punch>Not set</Punch>
        <Staple>Not set</Staple>
        <Fold>None</Fold>
        <Package></Package>
        <PackMaterial></PackMaterial>
      </SKU>

    4. Ao nomear o arquivo, inclua o valor da propriedade da tarefa (ou propriedades) que identifica o item no nome.

      Por exemplo:

      • O ID de SKU 10000001 identifica um panfleto, e você mapeia o elemento de ID de SKU para a propriedade da tarefa Custom 4 ( Job.Info.Attr4).

      • Nomeie o arquivo Item10000001.xml.

      • Ao modificar o fluxo de trabalho MarcomProcessJobTicket para acessar os arquivos XML, use um símbolo no nome do arquivo de entrada para a etapa ApplyXSLTransform2. Especifique Item${Job.Info.Attr4}.xml como o valor da propriedade Arquivo de entrada. Para obter mais informações, consulte a tarefa relacionada ao acesso a arquivos XML pelo fluxo de trabalho do bilhete de tarefa.

    5. Coloque os arquivos no diretório criado.

      Por exemplo, coloque os arquivos no diretório MarcomItemProperties.

  5. Prepare seus arquivos da folha de estilo XSLT:
    1. Crie um diretório em um local que possa ser acessado pelo servidor RICOH ProcessDirector.
    2. Faça cópias dos arquivos de folha de estilo XSLT jobticketsReceived.xslt e downloadOverrides.xslt e os coloque no novo diretório.

      Os arquivos jobticketsReceived.xslt e downloadOverrides.xslt estão no diretório:

      • /aiw/aiw1/testfiles/Marcom (Linux)
      • C:\aiw\aiw1\testfiles\Marcom (Windows)

      Obs.: Não é necessário mudar esses arquivos.
      • O arquivo jobticketsReceived.xslt converte um elemento XML em uma propriedade da tarefa que RICOH ProcessDirector usa para contar o número de bilhetes de tarefas recebidos.

      • O arquivo downloadOverrides.xslt converte um elemento XML em uma propriedade da tarefa que RICOH ProcessDirector verifica para ver se um arquivo impresso está pronto para download.

    3. Use uma ferramenta XSLT (como Altova MapForce) para criar uma folha de estilo XSLT que converta elementos de pedido MarcomCentral em propriedades de tarefa.

      • Em uma etapa anterior, você mapeou elementos do pedido do MarcomCentral para propriedades da tarefa RICOH ProcessDirector em uma tabela. Consulte essa tabela ao preparar a entrada para a ferramenta.

      • Depois de criar a folha de estilo, salve-a em um arquivo chamado orderToOverrides.xslt.

      Este exemplo mostra o conteúdo da amostra de arquivo orderToOverrides.xslt fornecida com o recurso MarcomCentral Connect:

      <?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?><xsl:stylesheet version="1.0" 
      	xmlns:xsl="http://www.w3.org/1999/XSL/Transform" 
      	xmlns:xs="http://www.w3.org/2001/XMLSchema" exclude-result-prefixes="xs">
        <xsl:output method="text" encoding="UTF-8"/>
        <xsl:template match="/">
          <xsl:variable name="var1_initial" select="."/>
          <xsl:for-each select="Order">
            <xsl:variable name="var2_current" select="."/>
            <xsl:value-of select="concat('Job.Marcom.OrderNumber=', OrderNumber, 
      			'&#10', 'Job.Marcom.OrderId=', ID, '&#10', 'Job.Info.Attr1=', 
      			ShippingAddress/Address1, ' ', ShippingAddress/City, ' ', 
      			ShippingAddress/State, ' ', ShippingAddress/Zip, '&#10', 
      			'Job.CustomerName=', User/Email, '&#10', 'Job.Info.Attr2=', 
      			count(OrderDetails/OrderDetail))"/>
          </xsl:for-each>
        </xsl:template></xsl:stylesheet>

    4. Use a ferramenta XSLT para criar uma folha de estilo XSLT que converte elementos do bilhete do MarcomCentral em propriedades de tarefa.
      • Em uma etapa anterior, você mapeou elementos do bilhete do MarcomCentral para propriedades da tarefa RICOH ProcessDirector em uma tabela. Consulte essa tabela ao preparar a entrada para a ferramenta.

      • Verifique se a folha de estilo mapeia os elementos do bilhete de tarefa que procuram as informações necessárias para processar cada item de um pedido.

      • Verifique se a folha de estilo mapeia o elemento de pedido que associa cada bilhete de tarefa a seu pedido. Na amostra de fluxo de trabalho MarcomProcessJobTicket, esse elemento é OrderDetails/OrderDetail/OrderID, que é mapeado para a propriedade da tarefa ID de pedido do MarcomCentral.

      • Depois de criar a folha de estilo, salve-a em um arquivo chamado jobticketToOverrides.xslt.

    5. Se você criou arquivos XML com as informações necessárias para processar cada item de um pedido, use a ferramenta XML para criar uma folha de estilo XSLT. A folha de estilo converte os elementos XML de cada arquivo XML em propriedades de tarefa.

      • Em uma etapa anterior, você gravou em tabelas as propriedades da tarefa RICOH ProcessDirector necessárias para processar itens não imprimíveis e impressos. Em outra etapa, você atribuiu elementos XML às propriedades da tarefa. Consulte essas tabelas ao preparar a entrada para a ferramenta.

      • Depois de criar a folha de estilo, salve-a em um arquivo chamado itemToOverrides.xslt.

    6. Coloque os novos arquivos de folha de estilo XSLT no diretório criado.
  6. Decida que critérios devem ser usados para informar o status ao MarcomCentral.

    Considere se você deseja informar o status somente de alguns fluxos de trabalho ou itens. Você pode usar qualquer propriedade da tarefa ou combinação de propriedades da tarefa como um acionador da notificação para o MarcomCentral.

    Por exemplo, a amostra de notificação MarcomCloseoutOrder informa o status quando um pedido está pronto para envio e o estado da tarefa do pedido muda para Retido. O estado da tarefa do pedido não muda até que as tarefas de todos os itens no pedido concluam seu processamento.

Após planejar como processar pedidos, você está pronto para chamar serviços Web do MarcomCentral.