Cenário de uso: Verificando documentos após a inserção

Esse cenário descreve as etapas necessárias para configurar uma câmera ou scanner de código de barras para ler código de barras na janela em cada envelope de uma tarefa assim que os envelopes saírem do insersor. Algumas dessas etapas podem ser realizadas ao mesmo tempo.
  1. Prepare a câmera ou o leitor de código de barras.
    1. Compre a câmera ou o leitor de código de barras e instale no insersor.
        Obs.:
      • Siga as instruções fornecidas pelo fabricante quando você instalar a câmera ou scanner de código de barras. Teste a iluminação para saber se a câmera consegue ler corretamente o código de barras. Se a luz refletir a janela de plástico, os códigos de barras não serão lidos. Além disso, meça o local da câmera ou do scanner de código de barras para ver se ele se alinha com o posicionamento do código de barras em todos os tipos de documentos que forem lidos.
    2. Conecte a câmera ou o leitor de código de barras à rede. Anote o endereço IP e o número da porta que a câmera usa.
  2. Entenda e crie seu formato de código de barras.
    1. Determine o tipo de código de barras a ser usado e como formatar os dados nos códigos de barras adicionados aos seus documentos. O formato do código de barras deve conter a propriedade de tarefa Número da tarefa e a propriedade de documento Sequência na tarefa filha. Determine quantos caracteres você quer alocar em cada propriedade e se quer incluir outras informações no código de barras.
        Obs.:
      • Embora o número da tarefa seja definido em oito caracteres inicialmente, você deve incluir pelo menos mais dois caracteres (.n) no formato do código de barras. Os números das tarefas filhas criadas para reimpressão têm pelo menos 10 caracteres. Verifique se a simbologia do código de barras permite pontos, pois eles estão presentes no número da tarefa de todas as tarefas filhas criadas para reimpressões.
    2. Faça login no RICOH ProcessDirector como administrador e crie o objeto do formato de código de barras. Se você instalar somente uma câmera e ler todos os códigos de barras no mesmo local de um envelope, um formato de código de barras será tudo o que você precisa do sistema. Se outros dados precisarem ser incluídos no código de barras por outros motivos, e esses dados não forem facilmente padronizados nos aplicativos, crie mais de um formato de código de barras. No entanto, as propriedades Número da tarefa e Sequência na tarefa filha devem estar nas mesmas posições no código de barras para todos os formatos de códigos de barras usados pelo mesmo leitor.
  3. Se o arquivo impresso estiver em formato PDF, adicione os códigos de barras aos dados de impressão.
    1. Siga as instruções em RICOH ProcessDirector: Instalando Recursos de Processamento de Documento para instalar o plug-in em seu sistema Adobe Acrobat Professional.
    2. Abra o arquivo no Adobe Acrobat Professional e ative o plug-in da Ricoh.
    3. Defina como os limites do documento no arquivo impresso podem ser determinados. Esses limites são os acionadores que o RICOH ProcessDirector usa para identificar onde um documento termina e outro começa.
    4. Depois de definir os limites do documento, defina a área para colocar o código de barras e seu conteúdo. Veja se o posicionamento corresponde ao que a câmera ou scanner de código de barras espera ver. Você pode posicionar o código de barras somente na primeira página de cada documento, já que a câmera (neste exemplo) está fazendo a leitura pelo envelope.
    5. No primeiro Tipo de Conteúdo, selecione Propriedade da Tarefa e um Valor de Conteúdo de Job.ID. Clique em Editar e selecione Preenchimento com Caractere como Modificador. Digite 0 para Caractere para Preencher com, e especifique ao menos três dígitos para permitir o gerenciamento das tarefas de reimpressão.
    6. Retorne à caixa de diálogo Adicionar código de barras e selecione a Propriedade de Documento para o próximo Tipo de Conteúdo com um Valor de Conteúdo de Doc.SequenceInChild. Repita as etapas acima para preencher o valor com zeros para, ao menos, o número de dígitos igual ao número de documentos que você espera ter na tarefa. Por exemplo: Se são esperados 9.999 documentos na tarefa, digite 4 no campo Tamanho mínimo do texto de preenchimento. Se são esperados 100.000 documentos na tarefa, digite 6 no campo Tamanho mínimo do texto de preenchimento.
    7. Salve o arquivo de controle criado pelo plug-in. Envie-o para o servidor RICOH ProcessDirector em um diretório ao qual o usuário do sistema do RICOH ProcessDirector tenha acesso.
  4. Se o arquivo impresso estiver em formato AFP, adicione os códigos de barras aos dados de impressão.
      Importante:
    • Para tarefas AFP, você deve ter grupos de páginas já definidos para adicionar códigos de barras. Se seus arquivos AFP não tiverem grupos de páginas, você poderá usar o modo Indexador AFP no RICOH Visual Workbench para inserir grupos de páginas em seus arquivos AFP.

    Se quiser usar a propriedade Destinatário de verificação para identificar seus documentos, será necessário já ter uma tag de indexação no arquivo AFP que você pode mapear para a propriedade de documento Destinatário de verificação que é adicionada pelo recurso Verificação automatizada. O arquivo de exemplo fornecido já tem essa propriedade definida. Para vincular sua própria marcação de índice à propriedade:

    1. Abra o arquivo AFP no AFP Visual Workbench. Selecione o plug-in DPD.
    2. Clique duas vezes no nome da propriedade de recebimento de Verificação, na parte inferior da janela, e forneça as informações solicitadas na caixa de diálogo Definir opções do link.
    3. Salve o arquivo de controle criado pelo AFP Visual Workbench. Envie o arquivo para o servidor de RICOH ProcessDirector em um diretório ao qual o usuário do sistema RICOH ProcessDirector tenha acesso.
    4. Para criar o código de barras, selecione o modo AFP Aprimorado e exporte um arquivo de controle EnhanceAFP, que é usado pela etapa BuildAFPFromDocuments. Um arquivo de controle de amostra chamado VerifyAFPbarcode.cfg está incluído no diretório /aiw/aiw1/testfiles (Linux) ou C:\aiw\aiw1\testfiles (Windows). Use os comentários do arquivo para especificar o número de caracteres para cada propriedade para corresponder ao formato do seu código de barras. Veja se o local do código de barras corresponde ao ponto em que a câmera ou o scanner do código de barras está focalizado.
  5. Crie um objeto do leitor de código de barras.
    Faça login no RICOH ProcessDirector como administrador e crie o objeto do leitor de código de barras para corresponder à câmera ou ao scanner de código de barras. Use o endereço IP, a porta e o formato de código de barras que você já criou.
  6. O fluxo de trabalho VerifySample fornecido com o RICOH ProcessDirector processa arquivos PDF e AFP pelo fluxo de trabalho do Verificação automatizada. Começando com uma cópia do fluxo de trabalho VerifySample, modifique-o para processar seus próprios arquivos de impressão.
    1. Se o seu arquivo de impressão for PDF, nas etapas IdentifyPDFDocuments e BuildPDFFromDocuments, especifique o arquivo de controle que você criou usando o plug-in do Acrobat.
    2. Se o seu arquivo de impressão for AFP, na etapa IdentifyDocuments, especifique o arquivo de controle que você criou usando o AFP Visual Workbench. Na etapa BuildAFPFromDocuments, especifique o arquivo de controle Aprimorar AFP criado anteriormente.
    3. Na etapa ReadBarcodeData, especifique o leitor de código de barras configurado anteriormente.
    4. Especifique a propriedade de documento que essa etapa ReadBarcodeData deve atualizar quando o leitor de código de barras receber informações sobre os códigos de barras dos documentos.
    5. Decida como gerenciar a conclusão dessa etapa e quanto tempo aguardar para que todos os códigos de barras tenham sido lidos.
  7. Crie um dispositivo de entrada que indique o fluxo de trabalho criado.
  8. Para testar o sistema, envie uma tarefa.
    1. Ative o fluxo de trabalho, conecte o leitor de código de barras e certifique-se de que o dispositivo de entrada esteja conectado e ativado.
    2. Envie o arquivo ao dispositivo de entrada.
  9. Quando a tarefa atingir a etapa ReadBarcodeData, seu estado mudará para Leitura do código de barras. A câmera no insersor lê os códigos de barras pelas janelas dos envelopes que contêm documentos da tarefa.

    O operador pode selecionar a ação Concluir a etapa do código de barras na tabela Tarefas, para ver o percentual de documentos lidos. A caixa de diálogo não é atualizada automaticamente, mas o operador pode fechá-la e reabri-la – durante uma tarefa de longa execução, por exemplo – para verificar o progresso.

  10. Se a etapa ReadBarcodeData estiver configurada para ser concluída automaticamente quando 100 por cento dos documentos tiverem sido lidos ou após um período de inatividade, a tarefa será movida para a próxima etapa no fluxo de trabalho sem intervenção do operador.

    Se a tarefa não for movida para a próxima etapa, o operador deverá selecionar a ação Concluir a etapa do código de barras para a tarefa. Essa caixa de diálogo mostra o percentual de documentos lidos pelo scanner e o número de documentos que não foram lidos. O operador pode optar por completar a etapa mesmo com os documentos em falta para que a tarefa possa ir para a próxima etapa, frequentemente Reconciliar.

  11. Se a etapa Reconciliar estiver configurada para marcar todos os documentos em falta para serem reimpressos automaticamente e enviar a tarefa filha para uma impressora, uma tarefa-filha que contenha as reimpressões será criada automaticamente. A tarefa original será movida para a próxima etapa do fluxo de trabalho se não tiverem sido detectadas leituras em duplicidade. Se algum documento for detectado mais de uma vez, a tarefa irá para o estado Aguardando reconciliação mesmo se a Reconciliação automática estiver ativada.

    Se a Reconciliação automática estiver desativada, o operador deverá selecionar a ação Reconciliar na tarefa quando ela estiver no estado Aguardando reconciliação. Na caixa de diálogo Reconciliar, o operador pode ver uma lista de todos os documentos em que o valor da propriedade de Status do documento atualizado pela etapa é definido como Atenção ou Duplicado. O operador pode optar por reimprimir, receber ou aceitar ( Marcar como OK) um ou mais documentos no estado Atenção ou Duplicado.

    Quando os documentos da tarefa estiverem com status diferente de Atenção ou Duplicado, a etapa Reconciliar será concluída e a tarefa enviada para a próxima etapa.